Close
Metadata

Identity statement area
Reference TypeConference Paper (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16d.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8
Repositorysid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.30.14.16
Last Update2019:09.30.14.16.16 simone
Metadatasid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.30.14.16.16
Metadata Last Update2020:05.13.19.58.17 simone
Citation KeyCostaOmetNasc:2019:RoVeCo
TitleRoteirização dos veículos de coleta de resíduos sólidos urbanos utilizando SIG
FormatOn-line
Year2019
Access Date2021, Mar. 09
Number of Files1
Size113 KiB
Context area
Author1 Costa, Natan Ruan Machado da
2 Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
3 Nascimento, Victor Fernandes
Group1
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Affiliation1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Author e-Mail Address1 natan.ruan@ufrgs.br
2 jean.ometto@inpe.br
3 victor.nascimento@inpe.br
EditorSantos, Rafael Duarte Coelho Dos
Mattos, Ariane Frassoni Dos Santos De
Mello, Carina Barros
Queiroz, Gilberto Ribeiro De
Vasconcelos, Leandro Guarino De
Vieira, Luis Eduardo Antunes
Forti, Maria Cristina
Gatto, Rubens Cruz
Conference NameSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Conference LocationSão José dos Campos
Date12-13 ago. 2019
PublisherInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Publisher CitySão José dos Campos
Book TitleAnais
Secondary TypePRE CN
OrganizationInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
History2019-09-30 15:00:12 :: simone -> administrator :: 2019
2020-01-06 12:48:42 :: administrator -> simone :: 2019
Content and structure area
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordscoleta de resíduos sólidos, SIG.
AbstractA elevação do número da população mundial, nas últimas décadas, vem acarretando um aumento exorbitante na produção de resíduos sólidos urbanos (RSU). Em consequência, o processo de gerenciamento dos RSUs (serviços de coleta, transporte e destinação), que visa minimizar os impactos gerados no ambiente, tem gerado grandes custos aos cofres públicos. O objetivo desse trabalho é explorar o Network Analyst, uma das principais ferramentas dentro do Sistema de Informação Geográfico (SIG), usado para realizar a otimização de rotas e propor novas alternativas de percurso para os veículos coletores de RSU do município de Barra do Ribeiro, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados esperados são tanto reduzir os impactos causados no ambiente quanto minimizar os custos do transporte dos RSU. O óleo diesel, usado nos caminhões de coleta, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões de gases do efeito estufa no Brasil, principalmente o dióxido de carbono. Além de ter um grande potencial poluente, o diesel tem encarecido bastante nos últimos anos, elevando os custos das prefeituras. Barra do Ribeiro, por exemplo, não recebe um orçamento suficiente para atender a demanda de serviços de limpeza urbana. Nesse contexto, a utilização dos SIGs na resolução de problemas de transporte de veículos tem se tornado cada vez mais importante. A roteirização, por exemplo, é um processo de definição de roteiros e itinerários marcados pela agilidade, eficiência e otimização a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos. Neste trabalho, foi utilizado o software ArcGIS para realizar a roteirização. O estudo baseou-se em determinar rotas ótimas para o veículo coletor de RSU do município de Barra do Ribeiro, através da ferramenta Vehicle Routing Problem (VRP). O passo inicial foi encontrar e baixar o shapefile da malha viária de Barra do Ribeiro (o download foi feito no banco de dados do site Open Street Maps dados de 2010 a 2019) e, em seguida, foram corrigidos os erros topológicos através do processo de vetorização para, posteriormente, poder executar a ferramenta VRP. A partir da criação do arquivo Network dataset, foram distribuídos pontos de visita ao longo das ruas e definido o local de partida e chegada dos caminhões para então calcular a melhor rota para a realização da coleta. A análise foi feita a partir da comparação de dois cenários com número distinto de pontos distribuídos (50 pontos e 100 pontos respectivamente). Para o primeiro cenário, o caminho percorrido foi de 71,9 km durante o tempo de 1h39min, enquanto que no segundo cenário o trajeto foi de 83,7 km e teve uma duração de 1h51min. Em relação ao custo em cada uma das situações supostas, considerando que o valor do litro do diesel é R$3,60, que um caminhão usual coletor de RSU consome 1 litro de combustível a cada 2,5 km percorridos e que para o município de estudo a coleta é feita três dias por semana, o valor total mensal no cenário 1 foi de R$ 1.449,98 e no cenário 2 de R$ 1.687,42. A principal diferença entre os dois cenários foi a cobertura das ruas: enquanto na primeira análise muitas ruas sequer foram visitadas na segunda houve a visita em praticamente todas as ruas do município, ou seja, quanto maior o número de pontos distribuídos maior é a cobertura das ruas. Em contrapartida, os custos com o combustível não aumentam, consideravelmente, com o número de pontos distribuídos, logo podem-se distribuir quantos pontos se achar necessário até que se obtenha a passagem do caminhão em todas as ruas desejadas. Assim, este estudo se mostrou eficiente e pronto para ser apresentado à prefeitura de Barra do Ribeiro como sugestão de melhora e aperfeiçoamento no recolhimento de RSU do município e, consequentemente, poderá diminuir tantos os custos econômicos quanto os impactos ambientais se adotado.
AreaCST
TypeCST
ArrangementBDMCI > Fonds > Produção > COCST > Roteirização dos veículos...
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Contentthere are no files
Conditions of access and use area
data URLhttp://urlib.net/rep/8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8
zipped data URLhttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8
Languagept
Target File2019 NATAN COSTA.pdf
User Groupsimone
Reader Groupadministrator
rafael.santos@inpe.br
simone
Visibilityshown
Copyright Licenseurlib.net/www/2012/11.12.15.19
Rightsholderoriginalauthor yes
Update Permissionnot transferred
Allied materials area
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3F3T29H
Host Collectionsid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02
Notes area
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Empty Fieldsaccessionnumber archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype volume
Description control area
e-Mail (login)simone
update 

Close