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		<title>Roteirização dos veículos de coleta de resíduos sólidos urbanos utilizando SIG</title>
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		<author>Santos, Letícia dos,</author>
		<author>Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud,</author>
		<author>Nascimento, Victor Fernandez,</author>
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		<city>São José dos Campos</city>
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		<keywords>Resíduos Sólidos Urbanos, Sistema de Informação Geográfica, Roteirização.</keywords>
		<abstract>A geração de resíduos vem crescendo a cada ano, concomitante sua demanda por serviços de infraestrutura e logística aumentam. No Brasil, cerca de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) são coletadas anualmente, gerando custos de operação e manutenção de aproximadamente 15,6 bilhões de reais ao ano. O gerenciamento adequado para os RSU, passam por etapas de coleta, tratamento, transporte e disposição final. Muitos municípios precisam dispor seus RSU em um aterro sanitário mais afastado, isso acarreta custos de transporte mais altos, além do aumento da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), como CO2, que são emitidos pelos caminhões que transportam os RSU até o local de disposição final adequada. Este trabalho utiliza Sistemas de Informações Geográficas (SIG) aplicadas a roteirização do transporte dos RSU para o ano de 2011, no qual foi calculado em uma escala regional para os 645 municípios do estado de São Paulo a distância percorrida entre os municípios paulistas e os locais de disposição final de RSU. Os resultados encontrados demonstram que para o ano de 2011, foram percorridos pelos caminhões de coleta de RSU cerca de 37,7 milhões de km desde os centros dos municípios paulistas até os aterros sanitários o que resultou em aproximadamente 223 toneladas de CO2 emitidos diretamente para a atmosfera, no qual teriam de ser plantadas para que compensasse a emissão 1356 mudas de arvores nativas. Em uma analogia realizada em quantas voltas seriam dadas com os km percorridos pelos transportes de RSU, cerca de 925 voltas ao mundo pelo equador, no ano de 2011. Relacionado ao custo foram estimados ao transporte na disposição de RSU no ano de 2011, cerca de 20.6 milhões de reais. Estes resultados são importantes porque podem auxiliar nas estimativas estadual de geração de GEE e consequentemente alertar a importância das emissões provenientes do transporte dos RSU dentro da área de saneamento.</abstract>
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