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Reference TypeReport
Identifier8JMKD3MGP3W34R/42PHPP2
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.30.20.06
Metadatasid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.30.20.06.24
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Citation KeyJuremaCarvSant:2016:MoExDe
Author1 Jurema, Maria Carolina Barbosa
2 Carvalho, Solon Venâncio de
3 Santos, Leonardo Bacelar Lima
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JJ99
Group1
2 LAC-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Author e-Mail Address1 mariacarolinabj@gmail.com
2 solon@inpe.br
TitleModelagem exponencial e de poisson para dados reais de mobilidade urbana
Year2016
InstitutionInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CitySão José dos Campos
KeywordsPoisson mobilidade urbana, modelagem exponencial.
AbstractO presente trabalho teve como objeto de estudo dados reais de mobilidade urbana referentes à cidade de São José dos Campos/SP aplicados a modelos estatísticos computacionais. O projeto deu sequência às investigações do primeiro ano de bolsa PIBIC (2014.2 a 2015.1), que foi premiado com menção honrosa no SICINPE 2015. O modelo estatístico gravitacional foi aplicado aos dados reais (Pesquisa Origem-Destino) de fluxo populacional e distância entre as Zonas de Tráfego da cidade de São José dos Campos, gerando gráficos de fluxo por distância entre zonas. O mesmo tipo de aplicação do modelo gravitacional também foi realizado empregando valores de tempo do trajeto entre os pares de zonas, em substituição aos valores de distância, e os mesmos gráficos foram plotados. Para a aplicação do modelo gravitacional, nesta segunda etapa, decidiu-se que seria mais viável criar um simples código em Linguagem C para inserir os dados de entrada e variáveis presentes na fórmula do modelo, e gerar um arquivo de saída com a situação já modelada. Os resultados considerando o critério de distância espacial foram mais próximos aos dados observados do que os resultados referentes ao critério temporal, e, em ambos os casos (espaço e tempo) as análises iniciais das distribuições estatísticas sugeriram que nem o ajuste exponencial nem o de Poisson representam adequadamente os dados. Durante este segundo período do projeto, foi também estudada a relação entre mobilidade urbana, fluxos populacionais e a rede de drenagem de São José dos Campos, destacando a possível influência negativa (impactos de desastres hidrológicos) dos rios e córregos existentes na cidade sobre o deslocamento da população. Para este outro viés do projeto, utilizou-se dados referentes à delimitação de bacias hidrográficas, bem como das zonas de tráfego e valores de fluxo. Montou-se então, submatrizes de fluxo populacional de acordo com cada bacia hidrográfica. Durante o projeto, foi fundamental exercer a prática da utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), principalmente o TerraView, desenvolvido pelo INPE, e ambientes de desenvolvimento e compilação para os códigos em Linguagem C.
Number of Pages12
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Languagept
TypeRPQ
DisseminationBNDEPOSITOLEGAL
AreaCOMP
Size513 KiB
Number of Files1
Target FileJurema_modelagem.pdf
Last Update2020:06.30.20.06.24 urlib.net/www/2017/11.22.19.04 simone
Metadata Last Update2020:06.30.20.06.25 urlib.net/www/2017/11.22.19.04 simone {D 2016}
Document Stagecompleted
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Mirrorurlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
e-Mail (login)simone
User Groupsimone
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Access Date2020, July 15

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