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		<citationkey>JuremaCarvSant:2016:MoExDe</citationkey>
		<author>Jurema, Maria Carolina Barbosa,</author>
		<author>Carvalho, Solon Venâncio de,</author>
		<author>Santos, Leonardo Bacelar Lima,</author>
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		<resumeid>8JMKD3MGP5W/3C9JJ99</resumeid>
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		<group>LAC-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR</group>
		<affiliation>Universidade Estadual Paulista (UNESP)</affiliation>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<affiliation>Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)</affiliation>
		<electronicmailaddress>mariacarolinabj@gmail.com</electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>solon@inpe.br</electronicmailaddress>
		<title>Modelagem exponencial e de poisson para dados reais de mobilidade urbana</title>
		<year>2016</year>
		<institution>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais</institution>
		<city>São José dos Campos</city>
		<keywords>Poisson mobilidade urbana, modelagem exponencial.</keywords>
		<abstract>O presente trabalho teve como objeto de estudo dados reais de mobilidade urbana referentes à cidade de São José dos Campos/SP aplicados a modelos estatísticos computacionais. O projeto deu sequência às investigações do primeiro ano de bolsa PIBIC (2014.2 a 2015.1), que foi premiado com menção honrosa no SICINPE 2015. O modelo estatístico gravitacional foi aplicado aos dados reais (Pesquisa Origem-Destino) de fluxo populacional e distância entre as Zonas de Tráfego da cidade de São José dos Campos, gerando gráficos de fluxo por distância entre zonas. O mesmo tipo de aplicação do modelo gravitacional também foi realizado empregando valores de tempo do trajeto entre os pares de zonas, em substituição aos valores de distância, e os mesmos gráficos foram plotados. Para a aplicação do modelo gravitacional, nesta segunda etapa, decidiu-se que seria mais viável criar um simples código em Linguagem C para inserir os dados de entrada e variáveis presentes na fórmula do modelo, e gerar um arquivo de saída com a situação já modelada. Os resultados considerando o critério de distância espacial foram mais próximos aos dados observados do que os resultados referentes ao critério temporal, e, em ambos os casos (espaço e tempo) as análises iniciais das distribuições estatísticas sugeriram que nem o ajuste exponencial nem o de Poisson representam adequadamente os dados. Durante este segundo período do projeto, foi também estudada a relação entre mobilidade urbana, fluxos populacionais e a rede de drenagem de São José dos Campos, destacando a possível influência negativa (impactos de desastres hidrológicos) dos rios e córregos existentes na cidade sobre o deslocamento da população. Para este outro viés do projeto, utilizou-se dados referentes à delimitação de bacias hidrográficas, bem como das zonas de tráfego e valores de fluxo. Montou-se então, submatrizes de fluxo populacional de acordo com cada bacia hidrográfica. Durante o projeto, foi fundamental exercer a prática da utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), principalmente o TerraView, desenvolvido pelo INPE, e ambientes de desenvolvimento e compilação para os códigos em Linguagem C.</abstract>
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		<notes>Bolsa PIBIC/INPE/CNPq</notes>
		<language>pt</language>
		<type>RPQ</type>
		<dissemination>BNDEPOSITOLEGAL</dissemination>
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