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@Book{MiloneWuRoJaCeVi:2003:InAsAs,
               author = "Milone, Andr{\'e} de Castro and Wuensche, Carlos Alexandre and 
                         Rodrigues, Cl{\'a}udia Vilega and Jablonski, Francisco Jos{\'e} 
                         and Cecatto, Jos{\'e} Roberto and Villela Neto, Thyrso",
                title = "Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} astronomia e astrof{\'{\i}}sica",
            publisher = "INPE",
                 year = "2003",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Curso de introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} astronomia e 
                         astrof{\'{\i}}sica realizado em 21-26 de julho de 2003.}",
             keywords = "curso, astronomia, fundamental",
             abstract = "Apresenta{\c{c}}{\~a}o: A fascina{\c{c}}{\~a}o pelos 
                         mist{\'e}rios do Universo faz parte da natureza humana desde o 
                         come{\c{c}}o da civiliza{\c{c}}{\~a}o. Ao mesmo tempo em que 
                         admiramos a sua extens{\~a}o e beleza, sentimos o desafio de 
                         conhec{\^e}-lo e o desejo de descobrir a sua conex{\~a}o 
                         conosco. Ao investigarmos o Cosmo estamos tamb{\'e}m indagando 
                         sobre a nossa pr{\'o}pria origem. {\'E} bem poss{\'{\i}}vel 
                         que o homem tenha perscrutado o c{\'e}u antes da terra, mares e 
                         rios, que estavam bem mais pr{\'o}ximos. O ciclo das 
                         esta{\c{c}}{\~o}es, a luz e o calor do Sol durante o dia, o luar 
                         e as estrelas {\`a} noite, a necessidade de se orientar em seus 
                         percursos de um lugar a outro e de estabelecer uma cronologia para 
                         os acontecimentos foram motivos suficientes para o homem tentar 
                         equacionar o Universo. A princ{\'{\i}}pio o Universo conhecido 
                         se restringia ao Sol, {\`a} Lua e alguns planetas. Com o 
                         aperfei{\c{c}}oamento dos instrumentos astron{\^o}micos, e a 
                         pr{\'o}pria evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias, o conhecimento 
                         humano foi se expandindo e o Cosmo se revelando, de forma 
                         surpreendente e impressionante. O sistema solar {\'e} hoje 
                         esmiu{\c{c}}ado pelas sondas espaciais. Os modernos 
                         telesc{\'o}pios parecem nos conferir vis{\~a}o de super-homens. 
                         Do Sol, partimos para as demais estrelas que, aos bilh{\~o}es, 
                         permeiam a nossa gal{\'a}xia, a Via L{\'a}ctea. Mesmo sem 
                         conseguir penetr{\'a}-las, a astronomia vem decifrando o seu 
                         interior, a sua forma{\c{c}}{\~a}o e evolu{\c{c}}{\~a}o, 
                         t{\~a}o ligadas {\`a} nossa pr{\'o}pria exist{\^e}ncia, pois 
                         somos fruto das estrelas. As gigantescas nuvens interestelares 
                         descortinam-se com suas formas curiosas e gases fluorescentes, e 
                         revelam-se como ber{\c{c}}{\'a}rios de estrelas. Indo mais 
                         adiante, notamos que o Universo se organiza em grupos de estrelas, 
                         gal{\'a}xias, e em superaglomerados, intercalados por imensos 
                         vazios. At{\'e} onde os instrumentos podem satisfazer a nossa 
                         curiosidade, avan{\c{c}}amos no espa{\c{c}}o e retrocedemos no 
                         tempo, em dire{\c{c}}{\~a}o aos limites do Universo, que nos 
                         mostram a sua inf{\^a}ncia e adolesc{\^e}ncia. O conhecimento 
                         adquirido alimenta as respostas a algumas das 
                         indaga{\c{c}}{\~o}es b{\'a}sicas do esp{\'{\i}}rito humano: 
                         Como surgiu e se desenvolve este imenso teatro, no qual a 
                         mat{\'e}ria e a energia produzem espet{\'a}culos 
                         fant{\'a}sticos, em cont{\'{\i}}nua transforma{\c{c}}{\~a}o? 
                         Estamos em S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, uma cidade do planeta 
                         Terra, onde os astr{\^o}nomos do INPE, iguais a muitos em outros 
                         lugares, est{\~a}o investigando os segredos do Universo. Fazem 
                         isso pela satisfa{\c{c}}{\~a}o que o conhecimento produz. Mais 
                         profundamente, o fazem para ampliar os horizontes do nosso 
                         pr{\'o}prio mundo. Este caderno re{\'u}ne os t{\'o}picos 
                         abordados no Curso de Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Astronomia e 
                         Astrof{\'{\i}}sica do INPE, iniciado em 1998 e programado para 
                         ocorrer anualmente ao final do primeiro semestre. {\'E} destinado 
                         principalmente {\`a} atualiza{\c{c}}{\~a}o de professores do 
                         ensino fundamental e m{\'e}dio, e a estudantes 
                         universit{\'a}rios vinculados a {\'a}reas relacionadas {\`a} 
                         astronomia. O curso pretende tra{\c{c}}ar as linhas b{\'a}sicas 
                         do que a astronomia j{\'a} conseguiu decifrar, delineando 
                         tamb{\'e}m um quadro da evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias e 
                         das t{\'e}cnicas utilizadas na pesquisa cient{\'{\i}}fica. 
                         Paralelamente, s{\~a}o mostrados os trabalhos que a Divis{\~a}o 
                         de Astrof{\'{\i}}sica do INPE vem desenvolvendo. H{\'a} ainda o 
                         prop{\'o}sito de apresentar uma vis{\~a}o desmitificada da 
                         ci{\^e}ncia e do cientista, expondo as suas tentativas e 
                         incertezas no caminho do conhecimento. Finalizando, a {\'u}ltima 
                         parte do curso enfoca a import{\^a}ncia da ci{\^e}ncia 
                         b{\'a}sica, como principal geradora de novas id{\'e}ias e 
                         tecnologias. Alguns subprodutos esperados s{\~a}o despertar uma 
                         poss{\'{\i}}vel voca{\c{c}}{\~a}o cient{\'{\i}}fica nos 
                         estudantes e motivar os educadores a introduzir novas formas de 
                         comunicar a ci{\^e}ncia a seus alunos. Para que os objetivos 
                         propostos sejam cumpridos satisfatoriamente, este trabalho deve 
                         ser constantemente revisado e, nesse sentido, todas as 
                         cr{\'{\i}}ticas e sugest{\~o}es ser{\~a}o bem-vindas.",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais} and {Divis{\~a}o de 
                         astrof{\'{\i}}sica}",
           copyholder = "SID/SCD",
             language = "pt",
                pages = "298",
                  ibi = "sid.inpe.br/jeferson/2003/08.14.15.10",
                  url = "http://urlib.net/rep/sid.inpe.br/jeferson/2003/08.14.15.10",
           targetfile = "paginadeacesso.html",
        urlaccessdate = "18 jan. 2021"
}


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