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@InProceedings{CostaOmetNasc:2019:RoVeCo,
               author = "Costa, Natan Ruan Machado da and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud 
                         and Nascimento, Victor Fernandes",
          affiliation = "{Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         do Rio Grande do Sul (UFRGS)}",
                title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de 
                         res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2019",
               editor = "Santos, Rafael Duarte Coelho Dos and Mattos, Ariane Frassoni Dos 
                         Santos De and Mello, Carina Barros and Queiroz, Gilberto Ribeiro 
                         De and Vasconcelos, Leandro Guarino De and Vieira, Luis Eduardo 
                         Antunes and Forti, Maria Cristina and Gatto, Rubens Cruz",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "coleta de res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos, SIG.",
             abstract = "A eleva{\c{c}}{\~a}o do n{\'u}mero da popula{\c{c}}{\~a}o 
                         mundial, nas {\'u}ltimas d{\'e}cadas, vem acarretando um aumento 
                         exorbitante na produ{\c{c}}{\~a}o de res{\'{\i}}duos 
                         s{\'o}lidos urbanos (RSU). Em consequ{\^e}ncia, o processo de 
                         gerenciamento dos RSUs (servi{\c{c}}os de coleta, transporte e 
                         destina{\c{c}}{\~a}o), que visa minimizar os impactos gerados no 
                         ambiente, tem gerado grandes custos aos cofres p{\'u}blicos. O 
                         objetivo desse trabalho {\'e} explorar o Network Analyst, uma das 
                         principais ferramentas dentro do Sistema de Informa{\c{c}}{\~a}o 
                         Geogr{\'a}fico (SIG), usado para realizar a 
                         otimiza{\c{c}}{\~a}o de rotas e propor novas alternativas de 
                         percurso para os ve{\'{\i}}culos coletores de RSU do 
                         munic{\'{\i}}pio de Barra do Ribeiro, localizado no estado do 
                         Rio Grande do Sul. Os resultados esperados s{\~a}o tanto reduzir 
                         os impactos causados no ambiente quanto minimizar os custos do 
                         transporte dos RSU. O {\'o}leo diesel, usado nos caminh{\~o}es 
                         de coleta, {\'e} o combust{\'{\i}}vel que mais tem colaborado 
                         para as emiss{\~o}es de gases do efeito estufa no Brasil, 
                         principalmente o di{\'o}xido de carbono. Al{\'e}m de ter um 
                         grande potencial poluente, o diesel tem encarecido bastante nos 
                         {\'u}ltimos anos, elevando os custos das prefeituras. Barra do 
                         Ribeiro, por exemplo, n{\~a}o recebe um or{\c{c}}amento 
                         suficiente para atender a demanda de servi{\c{c}}os de limpeza 
                         urbana. Nesse contexto, a utiliza{\c{c}}{\~a}o dos SIGs na 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o de problemas de transporte de 
                         ve{\'{\i}}culos tem se tornado cada vez mais importante. A 
                         roteiriza{\c{c}}{\~a}o, por exemplo, {\'e} um processo de 
                         defini{\c{c}}{\~a}o de roteiros e itiner{\'a}rios marcados pela 
                         agilidade, efici{\^e}ncia e otimiza{\c{c}}{\~a}o a serem 
                         cumpridos por ve{\'{\i}}culos de uma frota, objetivando visitar 
                         um conjunto de pontos geograficamente dispersos. Neste trabalho, 
                         foi utilizado o software ArcGIS para realizar a 
                         roteiriza{\c{c}}{\~a}o. O estudo baseou-se em determinar rotas 
                         {\'o}timas para o ve{\'{\i}}culo coletor de RSU do 
                         munic{\'{\i}}pio de Barra do Ribeiro, atrav{\'e}s da ferramenta 
                         Vehicle Routing Problem (VRP). O passo inicial foi encontrar e 
                         baixar o shapefile da malha vi{\'a}ria de Barra do Ribeiro (o 
                         download foi feito no banco de dados do site Open Street Maps 
                         dados de 2010 a 2019) e, em seguida, foram corrigidos os erros 
                         topol{\'o}gicos atrav{\'e}s do processo de 
                         vetoriza{\c{c}}{\~a}o para, posteriormente, poder executar a 
                         ferramenta VRP. A partir da cria{\c{c}}{\~a}o do arquivo Network 
                         dataset, foram distribu{\'{\i}}dos pontos de visita ao longo das 
                         ruas e definido o local de partida e chegada dos caminh{\~o}es 
                         para ent{\~a}o calcular a melhor rota para a 
                         realiza{\c{c}}{\~a}o da coleta. A an{\'a}lise foi feita a 
                         partir da compara{\c{c}}{\~a}o de dois cen{\'a}rios com 
                         n{\'u}mero distinto de pontos distribu{\'{\i}}dos (50 pontos e 
                         100 pontos respectivamente). Para o primeiro cen{\'a}rio, o 
                         caminho percorrido foi de 71,9 km durante o tempo de 1h39min, 
                         enquanto que no segundo cen{\'a}rio o trajeto foi de 83,7 km e 
                         teve uma dura{\c{c}}{\~a}o de 1h51min. Em rela{\c{c}}{\~a}o ao 
                         custo em cada uma das situa{\c{c}}{\~o}es supostas, considerando 
                         que o valor do litro do diesel {\'e} R\$3,60, que um 
                         caminh{\~a}o usual coletor de RSU consome 1 litro de 
                         combust{\'{\i}}vel a cada 2,5 km percorridos e que para o 
                         munic{\'{\i}}pio de estudo a coleta {\'e} feita tr{\^e}s dias 
                         por semana, o valor total mensal no cen{\'a}rio 1 foi de R\$ 
                         1.449,98 e no cen{\'a}rio 2 de R\$ 1.687,42. A principal 
                         diferen{\c{c}}a entre os dois cen{\'a}rios foi a cobertura das 
                         ruas: enquanto na primeira an{\'a}lise muitas ruas sequer foram 
                         visitadas na segunda houve a visita em praticamente todas as ruas 
                         do munic{\'{\i}}pio, ou seja, quanto maior o n{\'u}mero de 
                         pontos distribu{\'{\i}}dos maior {\'e} a cobertura das ruas. Em 
                         contrapartida, os custos com o combust{\'{\i}}vel n{\~a}o 
                         aumentam, consideravelmente, com o n{\'u}mero de pontos 
                         distribu{\'{\i}}dos, logo podem-se distribuir quantos pontos se 
                         achar necess{\'a}rio at{\'e} que se obtenha a passagem do 
                         caminh{\~a}o em todas as ruas desejadas. Assim, este estudo se 
                         mostrou eficiente e pronto para ser apresentado {\`a} prefeitura 
                         de Barra do Ribeiro como sugest{\~a}o de melhora e 
                         aperfei{\c{c}}oamento no recolhimento de RSU do 
                         munic{\'{\i}}pio e, consequentemente, poder{\'a} diminuir 
                         tantos os custos econ{\^o}micos quanto os impactos ambientais se 
                         adotado.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "12-13 ago. 2019",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8",
           targetfile = "2019 NATAN COSTA.pdf",
                 type = "CST",
        urlaccessdate = "18 jan. 2021"
}


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