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@Book{Oliveira:2008:ApTeCo,
               author = "Oliveira, {\'E}lcio Jeronimo de",
                title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o da teoria de controle na din{\^a}mica de 
                         ve{\'{\i}}culos espaciais e detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em 
                         sensores inerciais",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2008",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             abstract = "Neste trabalho foram abordados os t{\'o}picos relacionados ao 
                         projeto de um sistema de controle para um ve{\'{\i}}culo 
                         lan{\c{c}}ador de sat{\'e}lites (VLS). Tamb{\'e}m foi avaliado 
                         o problema de detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em sensores 
                         inerciais. A abordagem foi realizada tendo como base as 
                         equa{\c{c}}{\~o}es din{\^a}micas linearizadas do VLS. Estas 
                         equa{\c{c}}{\~o}es foram utilizadas no projeto do regulador 
                         linear quadr{\'a}tico e do filtro de Kalman para 
                         estima{\c{c}}{\~a}o dos estados e identifica{\c{c}}{\~a}o de 
                         falhas. Para a an{\'a}lise da detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em 
                         sensores inerciais foram utilizadas t{\'e}cnicas baseada em 
                         modelo din{\^a}mico e por redund{\^a}ncia de sensores. ABSTRACT 
                         - The satellite launch vehicle control system development was 
                         approached in this work and, the linearized dynamic equations from 
                         the Brazilian VLS mathematical model were applied as base of this 
                         study. These equations were used in the linear quadratic regulator 
                         and the Kalman Filter development. The Kalman Filter was used to 
                         estimate the system state and the fault detection. Also was 
                         discussed the inertial sensors fault detection problem considering 
                         the non-model based technique (or sensor redundancy technique) 
                         point of view.",
           copyholder = "SID/SCD",
             language = "pt",
                pages = "58",
                  ibi = "8JMKD3MGP8W/34MCK2H",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP8W/34MCK2H",
           targetfile = "paginadeacesso.htm",
        urlaccessdate = "22 jan. 2021"
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