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@MastersThesis{ManelliNeto:2011:EsReEs,
               author = "Manelli Neto, Humberto",
                title = "Estudo de requisitos e especifica{\c{c}}{\~o}es para a 
                         toler{\^a}ncia a falha simples do sistema de controle de atitude 
                         da plataforma multimiss{\~a}o",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2011",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2011-04-01",
             keywords = "falhas, toler{\^a}ncia a falhas, sistema de controle, 
                         confiabilidade, disponibilidade, dependabilidade, falure, fault 
                         tolerance, dependability, availability, reliability, control 
                         system.",
             abstract = "Em muitas aplica{\c{c}}{\~o}es de engenharia, a Confiabilidade 
                         {\'e} uma das mais importantes caracter{\'{\i}}sticas. Os 
                         aspectos em torno da Confiabilidade desempenham um papel essencial 
                         em projetos de aeronaves, espa{\c{c}}onaves, autom{\'o}veis, 
                         sistemas m{\'e}dicos e banc{\'a}rios, etc., evitando perdas de 
                         vidas e propriedade. Os sistemas altamente confi{\'a}veis 
                         s{\~a}o projetados para operarem continuamente mesmo sob 
                         amea{\c{c}}a de riscos externos e falhas internas. N{\~a}o 
                         obstante, Confiabilidade n{\~a}o {\'e} a {\'u}nica 
                         caracter{\'{\i}}stica almejada por sistemas modernos: 
                         Disponibilidade, Integridade, Prote{\c{c}}{\~a}o e 
                         Seguran{\c{c}}a s{\~a}o sempre partes da mesma 
                         especifica{\c{c}}{\~a}o, com o mesmo n{\'{\i}}vel de 
                         import{\^a}ncia da Confiabilidade. Este trabalho estuda os 
                         requisitos e especifica{\c{c}}{\~o}es para a toler{\^a}ncia a 
                         falha simples do sistema de controle de atitude da Plataforma 
                         MultiMiss{\~a}o. Para cumprir os seus objetivos, o trabalho 
                         come{\c{c}}ou por uma revis{\~a}o te{\'o}rica de 
                         defini{\c{c}}{\~o}es e conceitos. A seguir, foi feita uma 
                         revis{\~a}o hist{\'o}rica de solu{\c{c}}{\~o}es adotadas no 
                         passado. Em seguida, os requisitos de um projeto espacial foram 
                         selecionados. Come{\c{c}}ando de um senso mais amplo das 
                         defini{\c{c}}{\~o}es, o trabalho aplicou os conceitos discutidos 
                         em dois estudos de caso. Para solucionar os requisitos levantados, 
                         duas solu{\c{c}}{\~o}es de arquitetura foram propostas: 
                         duplo-simplex e a triplo-simplex. As duas solu{\c{c}}{\~o}es 
                         constitu{\'{\i}}ram-se nos estudos de caso do trabalho. As 
                         solu{\c{c}}{\~o}es foram analisadas usando-se {\'A}rvores de 
                         Falhas, simuladas atrav{\'e}s de 
                         MATLAB/Simulink\$\textregistered\$ e ent{\~a}o comparadas. 
                         Como conclus{\~a}o, diferente do que se esperava no 
                         come{\c{c}}o, a compara{\c{c}}{\~a}o n{\~a}o levou ao completo 
                         descarte de uma das solu{\c{c}}{\~o}es, mas sim no entendimento 
                         de que ambas s{\~a}o v{\'a}lidas mas para cen{\'a}rios de 
                         projeto diferentes. ABSTRACT: On several engineering applications, 
                         high reliability is one of the most wanted features. The aspects 
                         of Reliability play a key role in designing aircraft, spacecraft, 
                         automotive, medical, banking, etc., systems; because it may avoid 
                         loss of life, property, or costly recalls. The highly reliable 
                         systems are designed to work continuously, even upon external 
                         threats and internal failures. Nevertheless, Reliability is not 
                         the only requirement for a modern system. Other features as 
                         Availability, Integrity, Security and Safety are always part of 
                         the same technical requirements, in the same level of importance. 
                         This work aimed at studying the requirements and specifications 
                         for single fault-tolerance of the attitude control system of the 
                         Multi-Mission Platform. To accomplish its intent, the work started 
                         by a theoretical review of definitions and concepts. Then, a 
                         historical review of adopted solutions was conducted. After that, 
                         the requirements of a spacecraft project were selected and/or 
                         written. To solve the listed requirements two architecture 
                         arrangements were proposed: the triple-simplex and the 
                         double-simplex architectures. These two architectures became the 
                         two case studies of the work. The case studies were analyzed using 
                         Fault Trees, simulated using MATLAB/Simulink\$\textcopyright\$, 
                         and then compared. In the end, as conclusion, the comparison 
                         between two architectures has shown that none of them could be 
                         discarded, in the sense that it could not be useful for any 
                         application. Au contraire, the comparison has highlighted the 
                         advantages and disadvantages of both architecture; and it has 
                         indicated the applications they are more suitable for.",
            committee = "Ricci, Mario Cesar (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de 
                         Oliveira e (orientador) and Carrara, Valdemir and Moreira, 
                         Fernando Jos{\'e} de Oliveira",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "A study of requirements and specifications for single 
                         fault-tolerance of the multi-mission platform attitude control 
                         system",
             language = "pt",
                pages = "207",
                  ibi = "8JMKD3MGP7W/3996485",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP7W/3996485",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "16 jan. 2021"
}


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