Fechar
Metadados

@InProceedings{SousaFern:2014:ExDiCo,
               author = "Sousa, Bianca Pinheiro de and Fernandes, Bruno Bacci",
          affiliation = "{Universidade do Vale do Paraiba (UNIVAP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Experimentos para a divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento 
                         fotovoltaico",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2014",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica do 
                         INPE (SICINPE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "energia renov{\'a}vel, m{\'o}dulos fotovoltaicos, 
                         desenvolvimento sustent{\'a}vel.",
             abstract = "{\'E} de conhecimento geral a necessidade de inser{\c{c}}{\~a}o 
                         de novos temas nos materiais did{\'a}ticos dos ensinos 
                         b{\'a}sicos do pa{\'{\i}}s. A evolu{\c{c}}{\~a}o 
                         tecnol{\'o}gica e a utiliza{\c{c}}{\~a}o por pessoas cada vez 
                         mais jovens de produtos que s{\~a}o lan{\c{c}}ados exige que a 
                         base de conhecimento apresentada pelos meios de 
                         comunica{\c{c}}{\~a}o e de ensino seja renovada. Uma das 
                         v{\'a}rias formas de inserir estes conhecimentos no cotidiano dos 
                         jovens {\'e} atrav{\'e}s da divulga{\c{c}}{\~a}o de novas 
                         tecnologias, que pode ser realizada tanto por educadores quanto 
                         por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta 
                         necessidade, o presente trabalho objetiva a divulga{\c{c}}{\~a}o 
                         da energia fotovoltaica, visto que atualmente, essa energia que 
                         {\'e} produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais 
                         vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de 
                         pesquisas e discuss{\~o}es realizadas ao longo do desenvolvimento 
                         do presente trabalho, foi elaborado um material did{\'a}tico que 
                         permite o entendimento de pessoas acima de doze anos a respeito da 
                         energia fotovoltaica. Como a divulga{\c{c}}{\~a}o e 
                         discuss{\~a}o deste tema {\'e} de grande import{\^a}ncia para 
                         todos os cidad{\~a}os, o projeto inicial foi ampliado para 
                         ambientes extraescolares. Um primeiro question{\'a}rio j{\'a} 
                         foi aplicado em um grupo com faixa et{\'a}ria entre 12 e 23 anos. 
                         Foi poss{\'{\i}}vel verificar o n{\'{\i}}vel de conhecimento 
                         dos entrevistados, ainda sem a influ{\^e}ncia da 
                         divulga{\c{c}}{\~a}o proposta no presente trabalho. A parcela de 
                         40% dos entrevistados afirma n{\~a}o saber o que {\'e} um 
                         {\'a}tomo, o que {\'e} confirmado quando metade destes 
                         entrevistados afirma que um {\'a}tomo {\'e} maior que um 
                         gr{\~a}o de areia. Observa-se que entre os entrevistados que 
                         afirmam saber o que {\'e} um {\'a}tomo, aproximadamente 67% 
                         n{\~a}o conhecem sua real defini{\c{c}}{\~a}o, pois afirmam que 
                         um {\'a}tomo tem sempre as mesmas caracter{\'{\i}}sticas e 
                         propriedades. Foi elaborada uma apresenta{\c{c}}{\~a}o de slides 
                         para melhor conceituar as energias alternativas, a energia 
                         fotovoltaica e o efeito fotovoltaico. Outro question{\'a}rio 
                         ser{\'a} aplicado aos jovens antes e ap{\'o}s essa 
                         apresenta{\c{c}}{\~a}o para relatar o quanto foi absorvido por 
                         eles durante uma visita prevista ao Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE). Deseja-se estender o projeto para 
                         diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o 
                         conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia 
                         fotovoltaica.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "30-31 jul., 2014",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3GTE442",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442",
           targetfile = "Sousa_experimentos.pdf",
        urlaccessdate = "22 jan. 2021"
}


Fechar