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@MastersThesis{Mello:2015:AnDaOb,
               author = "Mello, Ivan Bitar Fiuza de",
                title = "Climatologia e estudo de caso da turbul{\^e}ncia de c{\'e}u 
                         claro a partir de registros de aeronaves: an{\'a}lise de dados 
                         observacionais e de modelagem",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2015",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2015-03-05",
             keywords = "turbul{\^e}ncia, turbul{\^e}ncia de c{\'e}u claro, aeronaves, 
                         meteorologia aeron{\'a}utica, turbulence, clear air turbulence, 
                         aircraft, aeronautic meteorology.",
             abstract = "No espa{\c{c}}o a{\'e}reo brasileiro, in{\'u}meras aeronaves em 
                         opera{\c{c}}{\~a}o, s{\~a}o frequentemente afetadas por 
                         fen{\^o}menos ou condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas 
                         adversas, causando impacto em par{\^a}metros como 
                         seguran{\c{c}}a de voo, economia de combust{\'{\i}}vel, atrasos 
                         nas chegadas e partidas, conforto aos passageiros etc. A 
                         ocorr{\^e}ncia de turbul{\^e}ncias de c{\'e}u claro e seu 
                         consequente encontro pode ser citado como um exemplo de 
                         fen{\^o}meno meteorol{\'o}gico adverso que possui a 
                         caracter{\'{\i}}stica de afetar o desempenho, seguran{\c{c}}a e 
                         efici{\^e}ncia de uma aeronave em opera{\c{c}}{\~a}o. Esta 
                         pesquisa visa realizar inicialmente um estudo climatol{\'o}gico 
                         da turbul{\^e}ncia de c{\'e}u claro a partir de dados de 
                         reportes de aeronaves em voo objetivando elaborar an{\'a}lises 
                         temporais, sazonais e espaciais do fen{\^o}meno nas regi{\~o}es 
                         de informa{\c{c}}{\~a}o de voo de Curitiba e de 
                         Bras{\'{\i}}lia. Prontamente, elabora-se um estudo de caso a 
                         partir de tr{\^e}s reportes de turbul{\^e}ncia de c{\'e}u claro 
                         severa provenientes de reportes de aeronaves utilizando-se 
                         {\'{\i}}ndices de turbul{\^e}ncia com a finalidade de verificar 
                         qual possuem a melhor correla{\c{c}}{\~a}o para o caso. Para tal 
                         s{\~a}o utilizadas imagens de sat{\'e}lite, dados de 
                         radiossondagens, cartas meteorol{\'o}gicas SIGWX, cartas de 
                         vento, cartas de altitude, previs{\~o}es do modelo WRF, 
                         {\'{\i}}ndices de turbul{\^e}ncia e registros de aeronaves. Os 
                         casos de CAT mais frequentes, ocorreram entre os meses de maio e 
                         outubro, no per{\'{\i}}odo outono/inverno e in{\'{\i}}cio da 
                         primavera, de intensidade leve e moderada, no hor{\'a}rio entre 
                         18 e 00 UTC entre 35 e 40 mil p{\'e}s de altitude e em sua maior 
                         quantidade na FIR-CW. Perante os {\'{\i}}ndices de 
                         turbul{\^e}ncia utilizados neste trabalho foi verificado que o 
                         indicador Brown foi o que melhor representou a turbul{\^e}ncia. O 
                         indicador Ellrod II representou de forma significativa o 
                         fen{\^o}meno perante o indicador Ellrod I que n{\~a}o obteve a 
                         mesma relev{\^a}ncia em seus resultados. As 
                         informa{\c{c}}{\~o}es geradas a partir desse estudo poder{\~a}o 
                         ser utilizadas para se melhorar a preven{\c{c}}{\~a}o de 
                         ocorr{\^e}ncia de incidentes aeron{\'a}uticos, difundir e 
                         ampliar o entendimento e compreens{\~a}o dos fen{\^o}menos 
                         meteorol{\'o}gicos aplicados ao campo da avia{\c{c}}{\~a}o e 
                         proporcionar maior seguran{\c{c}}a e conforto para a sociedade e 
                         para os pilotos que se utilizam do transporte a{\'e}reo como meio 
                         de trabalho ou de locomo{\c{c}}{\~a}o. ABSTRACT: In Brazilian 
                         airspace, numerous aircraft in operation are often affected by 
                         adverse weather conditions or phenomena, impacting on parameters 
                         such as flight safety, fuel economy, delays in arrivals and 
                         departures, passenger comfort etc. The occurrence of clear air 
                         turbulence can be cited as an example of adverse meteorological 
                         phenomenon that possesses the characteristic of affecting the 
                         performance, safety and efficiency of aircraft in operation. This 
                         research aims to initially conduct a climatological study of clear 
                         air turbulence from data of reports of aircraft in flight with the 
                         goal of developing temporal, seasonal and spatial analysis of the 
                         phenomenon in the flight information region of Curitiba and 
                         Brasilia. Promptly, a case of study is drawn from three clear of 
                         severe air turbulence reports from aircraft reports using 
                         turbulence indexes in order to verify which have the best 
                         correlation to the case. For this purpose are used satellite 
                         imagery, radiosonde data, weather charts SIGWX, wind charts, 
                         altitude charts, forecasts the WRF model, turbulence rates and 
                         aircraft records. The most frequently cases of CAT occurred 
                         between the months of May and October, during fall/winter and 
                         early spring, intensity of light and moderate, between the period 
                         of 18 and 00 UTC, between 35 and 40 thousand feet of altitude and 
                         its greater quantity in the FIR-CW. Given the turbulence indices 
                         used in this study it was found that the Brown indicator was the 
                         one witch best represented the turbulence. The Ellrod II indicator 
                         represented significantly the phenomenon before the Ellrod I 
                         indicator witch didnt have the same relevance in its results. The 
                         information generated from this study will be used to improve the 
                         prevention of occurrence of aircraft incidents, disseminate and 
                         expand the understanding and comprehension of meteorological 
                         phenomena applied to the field of aviation and provide greater 
                         comfort and safety for society and for pilots in which make use of 
                         air transport as a means of transportation or labor.",
            committee = "Sansigolo, Cl{\'o}vis Angeli (presidente) and Martins, Maria 
                         Paulete Pereira (orientador) and Oyama, Marcos Daisuke and 
                         Corr{\^e}a, Cleber Souza",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Climatology and case study of a clear sky turbulence records from 
                         aircraft: data analysis and modelling observational",
             language = "pt",
                pages = "156",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3J5MKSL",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3J5MKSL",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "30 nov. 2020"
}


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