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@InProceedings{SilvaNeri:2015:EsAePl,
               author = "Silva, Douglas Souza da and Neri, Jos{\'e} {\^A}ngelo da Costa 
                         Ferreira",
          affiliation = "FATEC and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Estudo aerodin{\^a}mico de uma plataforma dirigivel - Tucuxi",
                 year = "2015",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
             abstract = "O presente trabalho tem como objetivo o estudo aerodin{\^a}mico 
                         de uma plataforma dirig{\'{\i}}vel aplicada ao projeto TUCUXI. 
                         Sabe-se que um objeto se movendo com velocidade V relativa {\`a} 
                         atmosfera est{\'a} submetida {\`a} for{\c{c}}as 
                         aerodin{\^a}micas que podem ser decompostas em duas componentes, 
                         o arrasto D que ocorre na dire{\c{c}}{\~a}o oposta a V, e uma 
                         for{\c{c}}a L, chamada de sustenta{\c{c}}{\~a}o, no plano 
                         perpendicular {\`a} V. O coeficiente de arrasto para o formato a 
                         ser utilizado {\'e}, , em que R {\'e} a for{\c{c}}a de arrasto, 
                         \ρ {\'e} a densidade do ar, VOL. {\'e} o volume do objeto, 
                         V {\'e} a velocidade do fluido no qual o objeto est{\'a} 
                         submerso. {\'e} o coeficiente de arrasto (o qual {\'e} 
                         adimensional). Os processos de simula{\c{c}}{\~a}o s{\~a}o 
                         realizados no ambiente virtual, o qual utiliza softwares de fluido 
                         din{\^a}mica. Esses processos por serem relativamente complexos 
                         s{\~a}o suscet{\'{\i}}veis a erros inerentes aos m{\'e}todos. 
                         Para que se possa garantir os resultados s{\~a}o realizadas 
                         simula{\c{c}}{\~o}es de formas geom{\'e}tricas j{\'a} testadas 
                         experimentalmente e definidos os par{\^a}metros 
                         aerodin{\^a}micos, comparando-os a fim de obter a menor 
                         diferen{\c{c}}a poss{\'{\i}}vel entre eles, sendo 
                         poss{\'{\i}}vel a valida{\c{c}}{\~a}o do m{\'e}todo de 
                         simula{\c{c}}{\~a}o num{\'e}rica. A aproxima{\c{c}}{\~a}o dos 
                         resultados se d{\'a} no constante trabalho de refinamento e 
                         gera{\c{c}}{\~a}o de malhas de elementos finitos permitindo uma 
                         maior precis{\~a}o e an{\'a}lise dos resultados 
                         necess{\'a}rios. Ap{\'o}s a valida{\c{c}}{\~a}o dos 
                         m{\'e}todos uma nova forma aerodin{\^a}mica ent{\~a}o {\'e} 
                         desenvolvida e simulada para fins de obten{\c{c}}{\~a}o da 
                         melhor rela{\c{c}}{\~a}o energ{\'e}tica do 
                         dirig{\'{\i}}vel.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3K23MDP",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3K23MDP",
        urlaccessdate = "28 nov. 2020"
}


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