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@InProceedings{SilvaRoccMora:2015:ReVeEs,
               author = "Silva, Jefferson Alves Nogueira da and Rocco, Evandro Marconi and 
                         Moraes, Rodolpho Vilhena de",
          affiliation = "{Universidade Federal de S{\~a}o Paulo (UNIFESP)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         de S{\~a}o Paulo (UNIFESP)}",
                title = "Rendezvous de ve{\'{\i}}culos espaciais",
                 year = "2015",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
             abstract = "Este trabalho tem como objetivo o estudo e an{\'a}lise das 
                         varia{\c{c}}{\~o}es de velocidade (\ΔV) das manobras de 
                         rendezvous, que consistem basicamente em transferir um 
                         ve{\'{\i}}culo espacial de sua {\'o}rbita inicial para uma 
                         {\'o}rbita final, para que este esteja em uma determinada 
                         posi{\c{c}}{\~a}o final para se encontrar com um segundo 
                         ve{\'{\i}}culo. Para o estudo desse problema, implementamos no 
                         software Simulink® uma rotina onde {\'e} poss{\'{\i}}vel obter 
                         o \ΔV do ve{\'{\i}}culo em diferentes tempos de 
                         execu{\c{c}}{\~a}o da manobra, utilizando para isso, o problema 
                         de Lambert. Foram tra{\c{c}}ados gr{\'a}ficos da 
                         varia{\c{c}}{\~a}o de velocidade em rela{\c{c}}{\~a}o ao tempo 
                         de manobra, sendo poss{\'{\i}}vel analisar o gasto de 
                         combust{\'{\i}}vel para um determinado intervalo de tempo para 
                         realiza{\c{c}}{\~a}o da manobra. Tamb{\'e}m foi feita a 
                         compara{\c{c}}{\~a}o do gasto final de combust{\'{\i}}vel 
                         entre uma transfer{\^e}ncia direta e transfer{\^e}ncias 
                         utilizando {\'o}rbitas estacion{\'a}rias, para ent{\~a}o 
                         transferir para a {\'o}rbita final. Esse estudo se torna 
                         necess{\'a}rio pelo fato da exist{\^e}ncia da 
                         esta{\c{c}}{\~a}o espacial internacional que, periodicamente, 
                         recebe naves contendo mantimentos e equipamentos para a 
                         tripula{\c{c}}{\~a}o da esta{\c{c}}{\~a}o. Quanto menos 
                         combust{\'{\i}}vel for consumido para se chegar {\`a} 
                         esta{\c{c}}{\~a}o, maior ser{\'a} o payload enviado.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3K27ND2",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3K27ND2",
        urlaccessdate = "25 nov. 2020"
}


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