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@InProceedings{CamargoNeri:2015:EsAeCo,
               author = "Camargo, Lu{\'{\i}}s Henrique de and Neri, Jos{\'e} {\^A}ngelo 
                         da Costa Ferreira",
          affiliation = "FATEC and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Estudo aerodin{\^a}mico comparativo entre diversos 
                         dirig{\'{\i}}veis",
                 year = "2015",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
             abstract = "O presente trabalho, iniciado em 2014, tem como objetivo comparar, 
                         com aux{\'{\i}}lio de simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas, 
                         caracter{\'{\i}}sticas aerodin{\^a}micas entre diversos 
                         envelopes de dirig{\'{\i}}veis, a fim de estabelecer 
                         par{\^a}metros para o desenvolvimento de uma plataforma para 
                         pesquisas, qual seja o Projeto Tucuxi. O Projeto Tucuxi tem como 
                         objetivo o desenvolvimento de uma plataforma dirig{\'{\i}}vel 
                         com grande autonomia que poder{\'a} ser usada em diversas 
                         aplica{\c{c}}{\~o}es, tais como pesquisas atmosf{\'e}ricas e 
                         aeroespaciais, telecomunica{\c{c}}{\~o}es, vigil{\^a}ncia etc. 
                         Para que o dirig{\'{\i}}vel a ser desenvolvido possua uma 
                         autonomia elevada {\'e} necess{\'a}rio que as 
                         caracter{\'{\i}}sticas aerodin{\^a}micas relacionadas ao 
                         arrasto sejam otimizadas em rela{\c{c}}{\~a}o ao volume do 
                         envelope. Assim a energia necess{\'a}ria para deslocar o objeto 
                         ser{\'a} minimizada. Para poder desenvolver um perfil, foi 
                         realizada uma pesquisa bibliogr{\'a}fica seguida de uma 
                         an{\'a}lise de diversos par{\^a}metros, relativos {\`a} forma, 
                         {\`a} pot{\^e}ncia instalada, {\`a} autonomia, ao volume e ao 
                         comprimento. Dentre os dirig{\'{\i}}veis pesquisados foram 
                         selecionados os da marinha norte-americana da classe C e o USS 
                         Akron, que possu{\'{\i}}am os dados detalhados da forma e os 
                         respectivos resultados de medidas. Com aux{\'{\i}}lio de 
                         software CAD (Computer Aided Design) foram modelados os envelopes 
                         dos dirig{\'{\i}}veis escolhidos e efetuadas as 
                         simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas relativas ao comportamento 
                         aerodin{\^a}mico. Os par{\^a}metros de simula{\c{c}}{\~a}o 
                         foram ajustados com base nos resultados e valores referentes aos 
                         ensaios f{\'{\i}}sicos publicados pelos desenvolvedores. Usando 
                         esses mesmos par{\^a}metros foi apurada a forma geom{\'e}trica 
                         do envelope do Tucuxi. As simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas em 
                         din{\^a}mica dos fluidos computacional possibilitar{\'a} a 
                         determina{\c{c}}{\~a}o da pot{\^e}ncia instalada 
                         necess{\'a}ria e consequentemente apontar a autonomia esperada 
                         para o modelo do Tucuxi.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3K27T2E",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3K27T2E",
        urlaccessdate = "29 nov. 2020"
}


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