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@InProceedings{PeresRicc:2015:PrSiCo,
               author = "Peres, Raphael Willian and Ricci, Mario Cesar",
          affiliation = "FATESF and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Projeto de um sistema de controle de atitude que utiliza um 
                         volante de in{\'e}rcia suspenso por dois eixos cardan",
                 year = "2015",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
             abstract = "O objetivo deste trabalho {\'e} aplicar a teoria cl{\'a}ssica de 
                         controle no projeto de um sistema de controle de atitude de 
                         sat{\'e}lites. Pretende-se apresentar os procedimentos de projeto 
                         para um sistema de controle de atitude contendo um volante de 
                         in{\'e}rcia suspenso por dois eixos cardan (gimbals), para um 
                         sat{\'e}lite estabilizado em tr{\^e}s eixos numa {\'o}rbita 
                         geoestacion{\'a}ria. A utiliza{\c{c}}{\~a}o de um volante de 
                         in{\'e}rcia com dois eixos cardan {\'e} uma op{\c{c}}{\~a}o 
                         bastante interessante porque com apenas um dispositivo {\'e} 
                         poss{\'{\i}}vel controlar o torque em torno dos tr{\^e}s eixos 
                         do ve{\'{\i}}culo, atrav{\'e}s do controle de velocidade da 
                         roda e do fen{\^o}meno do girotorqueamento com dois graus de 
                         liberdade. Se o tamanho da roda e a velocidade s{\~a}o 
                         determinados adequadamente {\'e} poss{\'{\i}}vel cancelar 
                         torques c{\'{\i}}clicos sem empregar jatos de g{\'a}s, 
                         usando-os apenas periodicamente para cancelar torques de 
                         perturba{\c{c}}{\~a}o seculares (que crescem linearmente com o 
                         tempo). Nesse sistema, baseado em um volante de in{\'e}rcia, 
                         {\'e} necess{\'a}rio apenas um sensor de arfagem/rolamento 
                         (sensor de Terra) para a manuten{\c{c}}{\~a}o precisa da 
                         atitude, diferentemente de sistemas de controle baseados em 
                         expuls{\~a}o de massa os quais t{\^e}m necessidade de 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o cont{\'{\i}}nua de propulsores, al{\'e}m 
                         dos sensores de rolamento, arfagem e guinada. Considera-se que o 
                         sat{\'e}lite est{\'a} na trajet{\'o}ria nominal em {\'o}rbita 
                         e, portanto, que a fase de aquisi{\c{c}}{\~a}o da atitude 
                         j{\'a} tenha transcorrido. Ser{\~a}o determinadas propriedades 
                         espec{\'{\i}}ficas, leis e par{\^a}metros de controle com o 
                         intuito de anular o torque de perturba{\c{c}}{\~a}o de 
                         press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar e o torque devido ao 
                         desalinhamento dos propulsores do sistema de corre{\c{c}}{\~a}o 
                         de {\'o}rbita. Ser{\'a} analisada a estabilidade do sistema de 
                         controle e ser{\~a}o obtidas respostas para torques de 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es do tipo degrau, c{\'{\i}}clico e 
                         impulsivo. As equa{\c{c}}{\~o}es do movimento s{\~a}o 
                         desenvolvidas partindo do pressuposto que o sat{\'e}lite {\'e} 
                         um corpo r{\'{\i}}gido com uma roda de in{\'e}rcia capaz de 
                         gerar momento angular internamente, o qual somado com o momento 
                         angular do ve{\'{\i}}culo fornece o momento angular total. Os 
                         torques que agem sobre o sat{\'e}lite considerados no modelo 
                         s{\~a}o os torques de dist{\'u}rbio devido {\`a} press{\~a}o 
                         de radia{\c{c}}{\~a}o solar, torque de desalinhamento dos 
                         propulsores de corre{\c{c}}{\~a}o de {\'o}rbita e o torque 
                         devido ao gradiente de gravidade.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3K2893S",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3K2893S",
        urlaccessdate = "23 nov. 2020"
}


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