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Metadados

@PhDThesis{Silva:2016:AnEfCo,
               author = "Silva, Fernanda Batista",
                title = "An{\'a}lise dos efeitos combinados da ilha de calor e da 
                         polui{\c{c}}{\~a}o do ar urbanas",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2016",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2016-03-11",
             keywords = "ilha de calor urbana, polui{\c{c}}{\~a}o do ar, BRAMS, urban 
                         heat island, air pollution.",
             abstract = "Aglomerados urbanos s{\~a}o tipicamente afetados por v{\'a}rios 
                         impactos ambientais decorrentes da urbaniza{\c{c}}{\~a}o, dentre 
                         os quais se destacam a Ilha de Calor Urbana (ICU) e as altas 
                         emiss{\~o}es de poluentes. O efeito da ilha de calor urbana, por 
                         defini{\c{c}}{\~a}o, representa o aumento da temperatura nos 
                         centros urbanos em rela{\c{c}}{\~a}o aos seus arredores. Os 
                         gases tipicamente emitidos em ambiente urbanos (mon{\'o}xido de 
                         carbono - CO, {\'o}xidos de nitrog{\^e}nio - NO\$_{x}\$, 
                         material particulado - PM10, entre outros) reagem quimicamente e 
                         formam outros poluentes, como o oz{\^o}nio (O\$_{3}\$). Dentre 
                         v{\'a}rios fatores, as forma{\c{c}}{\~o}es de poluentes 
                         secund{\'a}rios dependem da disponibilidade de 
                         radia{\c{c}}{\~a}o solar, temperatura e umidade. Esse estudo 
                         analisa os efeitos combinados da ICU e da polui{\c{c}}{\~a}o do 
                         ar nas condi{\c{c}}{\~o}es atmosf{\'e}ricas locais da 
                         Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo (RMSP). Para tal, 
                         foram utilizados dados observados obtidos a partir de 
                         esta{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas e de monitoramento da 
                         qualidade do ar, al{\'e}m de simula{\c{c}}{\~o}es 
                         num{\'e}ricas com o modelo regional de transporte 
                         qu{\'{\i}}mico BRAMS V5.0 (\emph{Brazilian Developments on the 
                         Regional Atmospheric Modeling System}). Com os dados observados 
                         foram identificados os modos de variabilidade espacial e temporal 
                         associados {\`a} ICU, assim como grupos de poluentes na RMSP. Na 
                         an{\'a}lise observacional da intera{\c{c}}{\~a}o da ICU e dos 
                         poluentes, dois m{\'e}todos foram adotados: no primeiro 
                         encontrou-se uma intera{\c{c}}{\~a}o positiva entre o aumento da 
                         concentra{\c{c}}{\~a}o do O\$_{3}\$ e do PM10 com a 
                         intensifica{\c{c}}{\~a}o da ICU. Para o CO e NO\$_{x}\$, os 
                         resultados demonstraram um aumento da concentra{\c{c}}{\~a}o com 
                         um valor limite de intensidade da ICU (IICU), a partir desse 
                         limite a concentra{\c{c}}{\~a}o dos poluentes se estagnaram ou 
                         diminu{\'{\i}}ram. No segundo m{\'e}todo, estatisticamente 
                         observou-se o aumento da concentra{\c{c}}{\~a}o m{\'e}dia de 
                         O\$_{3}\$ e PM10 com a IICU. Na modelagem num{\'e}rica, 
                         tr{\^e}s op{\c{c}}{\~o}es de parametriza{\c{c}}{\~a}o urbana 
                         foram comparadas, os resultados mostraram que todos os esquemas 
                         urbanos representaram satisfatoriamente a ICU na RMSP, sendo que 
                         os esquemas com configura{\c{c}}{\~a}o bidimensional 
                         (c{\^a}nions e telhados) apresentaram resultados mais coerentes 
                         {\`a}s caracter{\'{\i}}sticas da {\'a}rea urbana. Na 
                         an{\'a}lise dos efeitos da ICU e dos poluentes pelas 
                         simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas foi observada na 
                         evolu{\c{c}}{\~a}o temporal uma rela{\c{c}}{\~a}o de fase 
                         positiva entre a m{\'a}xima concentra{\c{c}}{\~a}o do 
                         O\$_{3}\$ e a m{\'a}xima IICU, al{\'e}m da exist{\^e}ncia de 
                         uma rela{\c{c}}{\~a}o positiva entre intensas ICU e o aumento da 
                         concentra{\c{c}}{\~a}o do CO, NO\$_{x}\$ e O\$_{3}\$. No 
                         padr{\~a}o espacial foram observadas concentra{\c{c}}{\~o}es 
                         elevadas do CO, NOX e O3 em dias com um maior aquecimento na 
                         superf{\'{\i}}cie devido ao atraso na entrada da brisa 
                         mar{\'{\i}}tima. No perfil vertical foi identificado o aumento 
                         da concentra{\c{c}}{\~a}o dos poluentes desde a 
                         superf{\'{\i}}cie a altos n{\'{\i}}veis com a 
                         intensifica{\c{c}}{\~a}o da temperatura e da ICU. Esse aumento 
                         da concentra{\c{c}}{\~a}o ocorre devido ao maior aquecimento na 
                         superf{\'{\i}}cie das {\'a}reas urbanas, que acarreta na 
                         configura{\c{c}}{\~a}o da brisa urbana, de maneira que os 
                         movimentos ascendentes transportam os poluentes at{\'e} altos 
                         n{\'{\i}}veis. Contudo, a presen{\c{c}}a de correntes 
                         descendentes faz com que os poluentes retornem para a {\'a}rea 
                         urbana, agravando a qualidade do ar. ABSTRACT: Urban areas are 
                         typically affected by several environmental impacts of 
                         urbanization, among which highlight the Urban Heat Island (UHI) 
                         and high emissions of pollutants. The effect of the urban heat 
                         island, by definition, is the temperature rising in urban areas in 
                         relation to its surroundings. Trace gases typically emitted in 
                         urban environments (carbon monoxide - CO, nitrogen oxides 
                         NO\$_{x}\$, etc.) react chemically and form other pollutants, 
                         such as ozone (O\$_{3}\$). Among other factors, the production 
                         of secondary pollutants depends on the availability of solar 
                         radiation, temperature and humidity. This study analyzes the 
                         combined effects of UHI and air pollution in local weather 
                         conditions in the Metropolitan Area of S{\~a}o Paulo (MASP) using 
                         an observational data set, obtained from weather and of air 
                         quality monitoring stations. Complementary, numerical simulations 
                         were carried out with the regional chemical transport model BRAMS 
                         V5.0 (Brazilian Developments on the Regional Atmospheric Modeling 
                         System). The observational study aimed to identify the spatial and 
                         temporal variability modes associated with UHI, as well as groups 
                         of pollutants in the MASP. The observational dataset analysis of 
                         the interaction of the UHI and pollutants included two methods: 
                         the first identified a positive interaction between the 
                         concentration of O\$_{3}\$ and PM10 with the intensification of 
                         the UHI. For CO and NO\$_{x}\$, the results showed an increase 
                         in concentration with a threshold value of the urban heat island 
                         intensity (UHII), beyond that limit the concentration of 
                         pollutants stagnated or declined. In the second method, there was 
                         increase in the average concentration of O\$_{3}\$ and PM10 with 
                         UHII, with significance statistic. In the numerical modeling 
                         studies, three options of urban parameterization were analyzed; 
                         with all of them satisfactorily representing the UHI in the MASP. 
                         Nevertheless, the schemes with two-dimensional configuration 
                         (canyons and roofs) represented more consistently the 
                         characteristics of the urban area. The numerical simulations 
                         showed in the temporal evolution a positive phase relationship 
                         between the maximum concentration of O\$_{3}\$ and the maximum 
                         UHII, besides the existence of a positive relationship between 
                         strong ICU and the increase in CO, NO\$_{x}\$ and O\$_{3}\$ 
                         concentrations. In the spatial pattern, high concentrations of CO, 
                         NO\$_{x}\$ e O3 were found on days with a higher heating surface 
                         due to the delay in the entry sea breeze. In the vertical profile, 
                         was identified in the concentration of pollutants from the surface 
                         to high levels by intensifying the temperature and the UHI. This 
                         increase in the concentration of pollutants is due to the higher 
                         heating surface in urban areas, which results in the configuration 
                         of urban breeze, so that the upward movement carries the 
                         pollutants up to the higher levels. However, the presence of 
                         downdrafts causes the return of urban pollutants, worsening the 
                         air quality.",
            committee = "Ferreira, Nelson Jezus (presidente) and Freitas, Karla Maria Longo 
                         de (orientadora) and Freitas, Saulo Ribeiro de and Lucena, Andrews 
                         Jos{\'e} de and Fran{\c{c}}a, Daniela de Azeredo",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Analysis of the combined effects of heat island and air pollution 
                         urban",
             language = "pt",
                pages = "298",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3L9GEKB",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3L9GEKB",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "30 nov. 2020"
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