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@MastersThesis{Lemos:2016:MoAvRi,
               author = "Lemos, Julio Cesar",
                title = "Um modelo de avalia{\c{c}}{\~a}o de risco para projetos 
                         aeroespaciais",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2016",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2016-03-07",
             keywords = "complexidade, gest{\~a}o de risco, incerteza sist{\^e}mica, 
                         tomada de decis{\~a}o, n{\'{\i}}vel de maturidade da 
                         integra{\c{c}}{\~a}o, inova{\c{c}}{\~a}o tecnol{\'o}gica, 
                         complexity, risk management, systemic uncertainty, 
                         decision-making, integration maturity level, technologic 
                         innovation.",
             abstract = "Sistemas de categoriza{\c{c}}{\~a}o de projetos surgem como 
                         processos organizacionais que estabelecem a ponte entre 
                         gerenciamento de portf{\'o}lios, estabelecendo crit{\'e}rios de 
                         sele{\c{c}}{\~a}o de projetos, e gerenciamento de projetos, 
                         identificando seus maiores riscos. A complexidade crescente dos 
                         projetos aeroespaciais e a demanda por tecnologias inovadoras 
                         introduzem um alto n{\'{\i}}vel de incerteza nos projetos. O 
                         objetivo desta pesquisa {\'e} propor um sistema de 
                         categoriza{\c{c}}{\~a}o de projetos aeroespaciais visando {\`a} 
                         defini{\c{c}}{\~a}o de crit{\'e}rios de sele{\c{c}}{\~a}o de 
                         projetos e ao gerenciamento de seus riscos. O modelo de 
                         refer{\^e}ncia, a partir do qual ser{\~a}o propostos 
                         refinamentos, avalia o projeto em quatro dimens{\~o}es: Novidade, 
                         Tecnologia, Complexidade e Ritmo (NTCR). Estes refinamentos visam 
                         captar as nuances da complexidade que s{\~a}o relevantes como 
                         fontes de riscos em projetos da ind{\'u}stria aeroespacial. A 
                         dimens{\~a}o complexidade do modelo NTCR faz uma 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o de n{\'{\i}}vel hier{\'a}rquico ou de 
                         escopo do projeto. No entanto, projetos de um mesmo n{\'{\i}}vel 
                         hier{\'a}rquico podem possuir n{\'{\i}}veis diversos de 
                         complexidade. O modelo refinado, proposto neste trabalho, 
                         substitui a dimens{\~a}o complexidade do modelo NTCR por uma 
                         dimens{\~a}o baseada em n{\'{\i}}veis de maturidade de 
                         integra{\c{c}}{\~a}o (IRL) do sistema considerado no projeto. A 
                         escala da dimens{\~a}o tecnologia passa a representar a 
                         maturidade tecnol{\'o}gica (TRL). O produto das dimens{\~o}es 
                         IRL e TRL define uma dimens{\~a}o associada {\`a} maturidade 
                         sist{\^e}mica (SRL). Esta disserta{\c{c}}{\~a}o sustenta que o 
                         SRL introduz uma dimens{\~a}o representativa do n{\'{\i}}vel de 
                         incerteza sist{\^e}mica do projeto que est{\'a} sendo avaliado. 
                         Desta forma, al{\'e}m das incertezas tecnol{\'o}gicas e 
                         comerciais, previstas originalmente no modelo NTCR, {\'e} 
                         poss{\'{\i}}vel se avaliar o n{\'{\i}}vel de incerteza 
                         sist{\^e}mica do projeto. O SRL introduz um car{\'a}ter 
                         din{\^a}mico {\`a} avalia{\c{c}}{\~a}o de projetos 
                         aeroespaciais, permitindo que se considere o ciclo de vida de 
                         produto a partir do modelo chain-linked. As m{\'e}tricas do SRL 
                         s{\~a}o aplicadas {\`a}s fases do modelo chain-linked como 
                         aux{\'{\i}}lio {\`a} tomada de decis{\~a}o na passagem de 
                         fases deste ciclo de vida. Foram realizados dois estudos de caso: 
                         o sat{\'e}lite CBERS-2B e o foguete VSB-30. Os resultados do 
                         CBERS-2B mostraram os pontos cr{\'{\i}}ticos de desenvolvimento 
                         que, de fato, foram considerados neste projeto. Os resultados do 
                         VSB-30 indicaram a versatilidade do modelo para a 
                         identifica{\c{c}}{\~a}o de oportunidades de aprendizagem 
                         organizacional, derivadas do uso do produto em seu ambiente 
                         operacional. Este trabalho proporcionou uma discuss{\~a}o sobre a 
                         natureza da complexidade e suas implica{\c{c}}{\~o}es no 
                         gerenciamento de riscos. O modelo refinado se mostrou eficaz na 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o das incertezas de projetos aeroespaciais. 
                         ABSTRACT: Project categorization systems emerge as organizational 
                         processes that establish the link between portfolio management, 
                         establishing project selection criteria and project management, 
                         identifying their greatest risks. The growing complexity of 
                         aerospace projects and the demand for innovative technologies 
                         introduce a high level of uncertainty in projects. The objective 
                         of this research is to propose a system of categorization for 
                         aerospace projects to the definition of project selection criteria 
                         and management of its risks. The reference model, from which 
                         refinements are proposed, evaluate the project in four dimensions: 
                         novelty, technology, complexity and pace (NTCP). These refinements 
                         aim to capture the nuances of complexity that are relevant as risk 
                         sources in aerospace projects. The complexity dimension of NTCP 
                         model is a hierarchical or project scope assessment. However, 
                         projects of the same hierarchical level can have different levels 
                         of complexity. The refined model proposed in this work, replaces 
                         the complexity dimension of NTCP model by a dimension based on 
                         integration maturity levels (IRL) of the system considered in the 
                         project. The scale of the technology dimension now represents the 
                         technological maturity (TRL). The product of the IRL and TRL 
                         dimensions defines a dimension associated with systemic maturity 
                         (SRL). This dissertation argues that the SRL introduces a 
                         representative dimension of systemic uncertainty of the project 
                         being evaluated. Thus, in addition to the technological and 
                         commercial uncertainties, originally provided for in NTCR model, 
                         it is possible to evaluate the systemic uncertainty of the 
                         project. The SRL introduces a dynamic character to the evaluation 
                         of aerospace projects, allowing them to consider the product life 
                         cycle from the chain-linked model. The SRL metrics are applied to 
                         the phases of the chain-linked model as an aid to decision-making 
                         in the phase transition of this life cycle. Two case studies were 
                         conducted: the CBERS-2B satellite, and the VSB-30 rocket. The 
                         results of the CBERS-2B showed the critical points of development 
                         that, in fact, were considered in this project. The results of the 
                         VSB-30 showed the versatility of the model to identify 
                         opportunities for organizational learning, derived from the use of 
                         the product in its operating environment. This work provided a 
                         discussion of the nature of complexity and its implications for 
                         risk management. The refined model has proven effective in the 
                         evaluation of aerospace project uncertainties.",
            committee = "Francisco, Maria de F{\'a}tima Mattiello (presidente) and Chagas 
                         Junior, Milton de Freitas (orientador) and Villela Neto, Thyrso 
                         and Bogossian, Ot{\'a}vio Luiz and Urbina, Ligia Maria Soto",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "A risk assessment model for aerospace projects",
             language = "pt",
                pages = "106",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "29 nov. 2020"
}


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