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@Article{KawashimaGianAlmeQuin:2016:MoDiEs,
               author = "Kawashima, Renata Sayuri and Giannotti, Mariana Abrantes and 
                         Almeida, Cl{\'a}udia Maria de and Quintanilha, Jos{\'e} 
                         Alberto",
          affiliation = "{Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Universidade de 
                         S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)}",
                title = "Modelagem din{\^a}mica espacial como ferramenta para 
                         simula{\c{c}}{\~a}o de cen{\'a}rios da paisagem na regi{\~a}o 
                         portu{\'a}ria da baixada santista",
              journal = "Boletim de Ci{\^e}ncias Geod{\'e}sicas",
                 year = "2016",
               volume = "22",
               number = "4",
                pages = "703--718",
                month = "out./dez.",
             keywords = "uso e cobertura da terra, aut{\^o}matos celulares, regi{\~a}o 
                         portu{\'a}ria, Porto de Santos, Baixada Santista, land cover, 
                         cellular automata, port region, Port of Santos, Baixada 
                         Santista.",
             abstract = "Considerando as press{\~o}es do setor de infraestrutura 
                         portu{\'a}ria sobre as configura{\c{c}}{\~o}es na forma de uso 
                         e planejamento do espa{\c{c}}o na regi{\~a}o portu{\'a}ria da 
                         Baixada Santista, tais como o aporte por {\'a}reas de retroporto, 
                         o armazenamento e o transporte de cargas, este estudo buscou 
                         desenvolver modelos din{\^a}micos da paisagem e investigar a 
                         rela{\c{c}}{\~a}o entre as altera{\c{c}}{\~o}es no uso e 
                         cobertura da terra e a infraestrutura de transportes na 
                         regi{\~a}o portu{\'a}ria da Baixada Santista-SP. A partir de 
                         produtos de sensoriamento remoto e da metodologia de modelagem 
                         din{\^a}mica espacial baseada em aut{\^o}matos celulares, foram 
                         gerados o mapa simulado e o cen{\'a}rio de progn{\'o}stico, 
                         considerando os projetos de expans{\~a}o portu{\'a}ria para o 
                         ano de 2024. O crescimento das {\'a}reas constru{\'{\i}}das por 
                         influ{\^e}ncia dos projetos de expans{\~a}o segue o sistema 
                         vi{\'a}rio existente e a proximidade ao canal estuarino. Isso 
                         demonstra a tend{\^e}ncia de localiza{\c{c}}{\~a}o de novas 
                         instala{\c{c}}{\~o}es em fun{\c{c}}{\~a}o das atividades 
                         portu{\'a}rias, ligadas {\`a} circula{\c{c}}{\~a}o de 
                         mercadorias, e da infraestrutura implantada para o transporte de 
                         navega{\c{c}}{\~a}o e terrestre. ABSTRACT: Considering the 
                         pressures of the port infrastructure sector over the land use and 
                         physical planning in the region of Baixada Santista, such as the 
                         demand for backport areas as well as for loads storage and 
                         transport, this study aims to develop a dynamic model of landscape 
                         changes in this region and investigate the relationship between 
                         land cover change and the transport infrastructure in such port 
                         area. With the aid of remote sensing products and cellular 
                         automatabased modeling, a simulated landscape map and a map of 
                         future landscape changes scenario were generated, considering port 
                         expansion projects for the year 2024. The growth in built-up areas 
                         derived from expansion projects takes place along the existing 
                         road system and in the vicinities of the estuarine channel. This 
                         confirms the trend of new facilities allocation as a function of 
                         port activities related to the circulation of goods and the 
                         infrastructure associated with the sea and land transport.",
                  doi = "10.1590/S1982-21702016000400040",
                  url = "http://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702016000400040",
                 issn = "1413-4853",
             language = "pt",
           targetfile = "Kawashima_modelagem.pdf",
        urlaccessdate = "01 dez. 2020"
}


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