Fechar
Metadados

@InProceedings{BertoFern:2016:ExEnDi,
               author = "Berto, Gislene Aparecida and Fernandes, Bruno Bacci",
          affiliation = "ETEP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Experimentos para o ensino e a divulga{\c{c}}{\~a}o do 
                         conhecimento fotovoltaico",
                 year = "2016",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O presente trabalho tem criado materiais did{\'a}ticos para 
                         diversas situa{\c{c}}{\~o}es educacionais, de forma que pode ser 
                         adaptado em conte{\'u}dos program{\'a}ticos do ensino 
                         fundamental. Foi realizada a inclus{\~a}o dos conhecimentos 
                         relacionados {\`a} energia fotovoltaica no ensino de jovens em 
                         situa{\c{c}}{\~a}o de vulnerabilidade, mas tamb{\'e}m no modelo 
                         da escola integral e na tradicional (na disciplina de 
                         matem{\'a}tica). O projeto tem obtido novos adeptos e 
                         simpatizantes com o in{\'{\i}}cio das atividades de ensino do 
                         orientador, que v{\^e}m repassando tais informa{\c{c}}{\~o}es a 
                         um maior n{\'u}mero de pessoas. As explana{\c{c}}{\~o}es 
                         presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por 
                         exemplo, os meios de obten{\c{c}}{\~a}o de energia limpa e 
                         renov{\'a}vel, o efeito solar e os conhecimentos necess{\'a}rios 
                         para a implanta{\c{c}}{\~a}o de sistemas fotovoltaicos. Na 
                         inser{\c{c}}{\~a}o do projeto na disciplina de matem{\'a}tica, 
                         o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi 
                         confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de 
                         forma positiva quando questionados se estariam dispostos a 
                         estudarem o tema proposto, mesmo este n{\~a}o sendo parte 
                         obrigat{\'o}ria do curr{\'{\i}}culo. O interesse pelo ambiente 
                         da pesquisa tamb{\'e}m foi confirmado, 64% afirmaram que 
                         gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas {\'a}reas e 100% 
                         gostariam de conhecer os laborat{\'o}rios do INPE. Houve uma 
                         resposta positiva a respeito de consumo energ{\'e}tico, pois 
                         64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79% 
                         conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a 
                         import{\^a}ncia que os alunos deram ao tema, agindo como agentes 
                         multiplicadores. O projeto tamb{\'e}m foi aplicado na 
                         Universidade Braz Cubas, atrav{\'e}s de palestras para alguns de 
                         seus alunos de gradua{\c{c}}{\~a}o, os quais demonstraram 
                         interesse de aplic{\'a}-lo nos projetos desenvolvidos com a 
                         comunidade, podendo estend{\^e}-lo para as escolas de ensino 
                         fundamental e m{\'e}dio de Mogi das cruzes.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "25-26 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5",
           targetfile = "Berto_experimentos.pdf",
        urlaccessdate = "28 nov. 2020"
}


Fechar