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Metadados

@MastersThesis{Ferrari:2017:PaEsAr,
               author = "Ferrari, Tatiana Kolodin",
                title = "Acessibilidade ao trabalho, educa{\c{c}}{\~a}o e lazer na 
                         regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo: padr{\~o}es 
                         espaciais por arranjos domiciliares e grupos de renda",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2017",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2017-08-29",
             keywords = "acessibilidade, estrutura domiciliar, renda, an{\'a}lise 
                         espacial, accessibility, households structure, income, spatial 
                         analysis.",
             abstract = "A distribui{\c{c}}{\~a}o dos bens e servi{\c{c}}os e, em 
                         particular, da infraestrutura de transporte, pode gerar 
                         desigualdades de acesso dos indiv{\'{\i}}duos ou grupos ao 
                         usufruto da vida urbana. A acessibilidade, entendida neste 
                         contexto como a facilidade ou dificuldade em encontrar 
                         oportunidades espacialmente distribu{\'{\i}}das, {\'e} parte 
                         importante da disputa pelos territ{\'o}rios intraurbanos. As 
                         medidas de acessibilidade, em geral, consideram a 
                         rela{\c{c}}{\~a}o entre uso da terra e infra-estrutura de 
                         transporte. No entanto, tamb{\'e}m {\'e} necess{\'a}rio que se 
                         considere caracter{\'{\i}}sticas do comportamento dos 
                         indiv{\'{\i}}duos ou grupos para uma melhor compreens{\~a}o das 
                         decis{\~o}es de localiza{\c{c}}{\~a}o. Os arranjos 
                         domiciliares, combina{\c{c}}{\~a}o de pessoas classificadas 
                         segundo diferentes categorias de parentesco em grupos de 
                         residentes em uma mesma unidade domiciliar, em suas 
                         constitui{\c{c}}{\~o}es geram necessidades diferenciadas de 
                         acesso aos bens e servi{\c{c}}os, o que se traduz em padr{\~o}es 
                         espaciais espec{\'{\i}}ficos de ocupa{\c{c}}{\~a}o e 
                         deslocamento no espa{\c{c}}o urbano. Esta disserta{\c{c}}{\~a}o 
                         inicialmente procura observar a exist{\^e}ncia dos padr{\~o}es 
                         espaciais de localiza{\c{c}}{\~a}o de diferentes arranjos 
                         domiciliares e grupos de renda, assim como, a 
                         distribui{\c{c}}{\~a}o espacial dos locais de emprego, 
                         educa{\c{c}}{\~a}o e lazer na Regi{\~a}o Metropolitana de 
                         S{\~a}o Paulo (RMSP). Em seguida, a quest{\~a}o que se coloca 
                         {\'e} de mensurar a acessibilidade de distintas localidades da 
                         RMSP e inferir a sua rela{\c{c}}{\~a}o com os padr{\~o}es 
                         espaciais observados dos arranjos domiciliares e grupos de renda. 
                         A metodologia proposta e operacionalizada apresenta (1) 
                         procedimentos para se obter a espacializa{\c{c}}{\~a}o dos 
                         locais de emprego e das {\'a}reas de lazer para a RMSP e 
                         investiga a disponibilidade de locais de emprego, 
                         educa{\c{c}}{\~a}o e lazer atrav{\'e}s do {\'{\i}}ndice de 
                         quociente locacional (L.Q); (2) estabelece padr{\~o}es de 
                         deslocamentos para os arranjos domiciliares inferidos pela 
                         frequ{\^e}ncia e tempo de viagem atrav{\'e}s do uso de teste de 
                         igualdade de m{\'e}dias e uma adapta{\c{c}}{\~a}o do uso de 
                         fun{\c{c}}{\~o}es de sobreviv{\^e}ncia para este contexto; (3) 
                         prop{\~o}e uma adequa{\c{c}}{\~a}o do {\'{\i}}ndice de 
                         acessibilidade gravitacional e o utiliza para a RMSP atrav{\'e}s 
                         da estima{\c{c}}{\~a}o de fun{\c{c}}{\~o}es de imped{\^a}ncia 
                         calibradas sobre os dados observados; e (4) prop{\~o}e uma 
                         extens{\~a}o do {\'{\i}}ndice de acessibilidade gravitacional, 
                         o {\'{\i}}ndice de acessibilidade relativa (RAI), que permite a 
                         compara{\c{c}}{\~a}o entre os n{\'{\i}}veis de acessibilidade 
                         medidos para diferentes arranjos domiciliares e grupos de renda. 
                         Os resultados indicam que os maiores diferenciais entre os grupos 
                         ocorre em rela{\c{c}}{\~a}o a acessibilidade ao emprego. O 
                         n{\'u}mero de membros presentes no domic{\'{\i}}lio desempenha 
                         um papel importante nos diferenciais de acessibilidade entre os 
                         domic{\'{\i}}lios, uma vez que a acessibilidade relativa 
                         diminui, em todos os casos, com o aumento do n{\'u}mero de 
                         indiv{\'{\i}}duos no domic{\'{\i}}lio. Uma maior 
                         priva{\c{c}}{\~a}o de acesso {\`a}s oportunidades de emprego, 
                         educa{\c{c}}{\~a}o e lazer ocorre para os arranjos domiciliares 
                         monoparentais, enquanto os domic{\'{\i}}lios unipessoais 
                         s{\~a}o os mais privilegiados. A renda do domicilio, como 
                         esperado, proporciona melhores n{\'{\i}}veis de acessibilidade 
                         na RMSP. ABSTRACT: The distribution of goods and services and, in 
                         particular, transport infrastructure, can generate inequalities in 
                         the access of those individuals to the enjoyment of urban life. 
                         Accessibility, understood in this context as the ease or 
                         difficulty in finding spatially distributed opportunities, is an 
                         important part of the dispute over intra-urban territories. 
                         Accessibility measurements consider the relationship between urban 
                         land use and transportation infrastructure. However, it is also 
                         necessary to consider characteristics of the behavior of 
                         individuals or their groups for a better understanding of location 
                         decisions. Household arrangements, a combination of people 
                         classified according to different categories of kinship in groups 
                         that live in the same household, generate different needs for 
                         access to goods and services, which translates into specific 
                         spatial patterns of occupation and displacement in the urban 
                         space. This dissertation initially seeks to observe the existence 
                         of the spatial patterns of location of different household 
                         arrangements and income groups, as well as the spatial 
                         distribution of employment, education and leisure in the S{\~a}o 
                         Paulo Metropolitan Area (SPMA). Next, the goal is to measure the 
                         accessibility of different locations in the RMSP and to infer 
                         their relation with the observed spatial patterns of the household 
                         arrangements and income groups. The proposed methodology is such 
                         that we (1) introduce procedures to obtain spatialization of 
                         employment and leisure areas for the SPMA and investigate the 
                         availability of places of employment, education and leisure 
                         through the locational quotient index (QL); (2) establish the 
                         displacement patterns for the household arrangements inferred by 
                         frequency and travel time through the use of the equality of means 
                         test and an adaptation of the use of survival functions to this 
                         context; (3) propose an adequacy of the gravitational 
                         accessibility index and use it for the SPMA by estimating 
                         impedance functions calibrated on the observed data; and (4) 
                         propose an extension of the gravitational acessibility index, the 
                         relative accessibility index (RAI), that allows the comparison 
                         between the levels of accessibility measured for different 
                         household arrangements and income groups. The results indicate 
                         that the greatest differences between groups occur in relation to 
                         accessibility to employment. The number of members of the 
                         household plays an important role in the accessibility differences 
                         between households. The relative accessibility decreases, in all 
                         cases, with the increase in the number of household individuals. 
                         Further deprivation of access to employment, education and leisure 
                         occur for single-parent households, while single-person households 
                         are the most privileged. Income, as expected, provides better 
                         levels of accessibility in the SPMA.",
            committee = "Kampel, Silvana Amaral (presidente) and Monteiro, Ant{\^o}nio 
                         Miguel Vieira (orientador) and Feitosa, Fl{\'a}via da Fonseca 
                         (orientadora) and Almeida, Claudia Maria de and Biderman, Ciro",
         englishtitle = "Accessibility to employment, education and leisure in the S{\~a}o 
                         Paulo metropolitan area: spatial patterns for household 
                         arrangements and income groups",
             language = "pt",
                pages = "125",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3PDRFTE",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFTE",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "23 nov. 2020"
}


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