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@InProceedings{AntunesRicc:2017:EsSoDi,
               author = "Antunes, Leonardo de Faria and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Estudos sobre a din{\^a}mica e controle de espa{\c{c}}onaves 
                         propulsadas por velas solares, aplicado ao problema de desvio de 
                         rota de colis{\~a}o de aster{\'o}ides com a terra",
                 year = "2017",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O objetivo final deste trabalho o qual tem prazo para 
                         finaliza{\c{c}}{\~a}o em agosto de 2017 {\'e} aplicar a teoria 
                         cl{\'a}ssica de controle no projeto de um sistema de controle de 
                         atitude de sat{\'e}lites propulsada por velas solares. 
                         Pretende-se com este trabalho apresentar os procedimentos de 
                         projeto para um sistema de controle necess{\'a}rio para mudar a 
                         orbita de objetos em rota de colis{\~a}o com a Terra. A 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de velas solares para viagens 
                         interplanet{\'a}rias {\'e} uma op{\c{c}}{\~a}o bastante 
                         interessante pelo fato de n{\~a}o precisarem de uma grande 
                         quantidade de propelente para se locomoverem no espa{\c{c}}o. 
                         Isso acontece pelo fato de que as velas solares n{\~a}o utiliza o 
                         propelente de maneira tradicional como fonte de energia, j{\'a} 
                         que seu principal propelente {\'e} radia{\c{c}}{\~a}o solar 
                         fornecida pelo Sol. Essa for{\c{c}}a de radia{\c{c}}{\~a}o ao 
                         ser refletida sobre a superf{\'{\i}}cie da vela gera um momento, 
                         fazendo a nave acelerar e ganhar velocidade com o passar do tempo. 
                         Embora essa for{\c{c}}a seja menor se comparada com um foguete 
                         convencional que utiliza propelentes qu{\'{\i}}micos para ganhar 
                         acelera{\c{c}}{\~a}o, essa for{\c{c}}a {\'e} constante e 
                         {\'e} fornecida pelo pr{\'o}prio Sol, ao contr{\'a}rio do 
                         foguete que depende totalmente do combust{\'{\i}}vel que dura 
                         pouco tempo perdendo velocidade mais r{\'a}pido do que a vela. 
                         Para realizar tal miss{\~a}o de desviar a orbita de objetos em 
                         rota de colis{\~a}o com a Terra, utilizaremos o conceito de 
                         trator de gravidade, que utiliza a for{\c{c}}a gravitacional 
                         mutua entre uma nave espacial propulsada por vela solar pairando 
                         em um asteroide alvo como um cabo de reboque, utilizando uma 
                         orbita n{\~a}o Kepleriana. O sistema proposto consiste numa 
                         orbita Halo primaria bem como numa orbita Halo secund{\'a}ria 
                         baseado nas equa{\c{c}}{\~o}es de movimentos de 
                         ClohessyWiltshire-Hill. Ser{\'a} analisada a estabilidade do 
                         sistema de controle e ser{\~a}o obtidas respostas para torques de 
                         perturba{\c{c}}{\~a}o impulsivos, em degrau e c{\'{\i}}clico. 
                         At{\'e} o presente momento, foi obtida toda a base te{\'o}rica 
                         necess{\'a}ria para o desenvolvimento do projeto atrav{\'e}s de 
                         estudos preliminares. Tamb{\'e}m foram obtidas as 
                         equa{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o lineares de movimento. Os torques 
                         que agem sobre o sat{\'e}lite, que foram considerados no modelo, 
                         s{\~a}o os torques de dist{\'u}rbio devido {\`a} press{\~a}o 
                         de radia{\c{c}}{\~a}o solar, desalinhamento do vetor de impulso, 
                         erros de inser{\c{c}}{\~a}o de orbita Halo e uma assimetria 
                         significativa do asteroide alvo torque devido ao gradiente de 
                         gravidade. O objetivo, a partir de agora, {\'e} obter as 
                         tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es linearizadas para os movimentos de 
                         rolamento, arfagem e guinada, em torno das condi{\c{c}}{\~o}es 
                         nominais e realizar o controle nos tr{\^e}s eixos.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "25-26 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3PDSA2B",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34P/3PDSA2B",
           targetfile = "Antunes_estudos.pdf",
        urlaccessdate = "27 nov. 2020"
}


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