Fechar
Metadados

@InProceedings{CardosoFern:2017:ExEnDi,
               author = "Cardoso, Milton Alexandre and Fernandes, Bruno Bacci",
          affiliation = "{Universidade Braz Cubas (UBC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Experimentos para ensino e divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento 
                         fotovoltaico",
                 year = "2017",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O corrente trabalho de inicia{\c{c}}{\~a}o cient{\'{\i}}fica 
                         tem como objetivo impetrar o conhecimento da energia solar 
                         fotovoltaica na sociedade, para tanto dissemina 
                         informa{\c{c}}{\~o}es contextualizadas sobre mecanismos 
                         sustent{\'a}veis, demanda energ{\'e}tica e recursos 
                         renov{\'a}veis, bem como discorre sobre a produ{\c{c}}{\~a}o de 
                         c{\'e}lulas fotovoltaicas e a evolu{\c{c}}{\~a}o do mercado 
                         mundial. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2010, todavia 
                         no {\'u}ltimo semestre de 2016 o mesmo dedicou-se a 
                         dissemina{\c{c}}{\~a}o do conhecimento fotovoltaico 
                         especificamente na Escola Estadual Edewaldo Freitas Gaia Sant'Ana 
                         em S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP. Tr{\^e}s turmas 
                         matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, aproximadamente 
                         noventa alunos, acessaram material produzido de acordo com os 
                         Par{\^a}metros Curriculares Nacionais (PCN) recomendados pelo 
                         Minist{\'e}rio da Educa{\c{c}}{\~a}o e Cultura (MEC) e 
                         concomitantemente foram alvo de pesquisa sobre o ensino de 
                         ci{\^e}ncias e o conhecimento sobre recursos renov{\'a}veis, o 
                         que faz parte do plano de ensino proposto pelo projeto. Fez parte 
                         desse conte{\'u}do a compreens{\~a}o da estrutura at{\^o}mica, 
                         que por se tratar de p{\'u}blico infantil, amostra entre nove e 
                         doze anos, representou-se o primeiro acesso desses 
                         indiv{\'{\i}}duos a esse conceito, bem como 
                         defini{\c{c}}{\~o}es presentes na primeira lei da 
                         termodin{\^a}mica conserva{\c{c}}{\~a}o da energia \−, 
                         conceitua{\c{c}}{\~a}o energ{\'e}tica e observa{\c{c}}{\~o}es 
                         da tabela peri{\'o}dica dos elementos. Realizada de forma 
                         l{\'u}dica e com intuito de sanar a curiosidade desse 
                         p{\'u}blico p{\^o}de-se embasar em cinco m{\'o}dulos o 
                         conhecimento inerente ao uso e implanta{\c{c}}{\~a}o da energia 
                         solar fotovoltaica e o resultados das pesquisas desenvolvidas 
                         expuseram que a energia solar fotovoltaica n{\~a}o {\'e} 
                         completamente disseminada e usada massivamente no Brasil por 
                         desconhecimento da sociedade, onde a mesma {\'e} corriqueiramente 
                         confundida com a energia solar t{\'e}rmica, sendo que esse dado 
                         foi de opini{\~a}o e concord{\^a}ncia de 49% da amostra sob 
                         pesquisa.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "25-26 jul.",
             language = "pt",
           targetfile = "Cardoso_experimentos.pdf",
        urlaccessdate = "25 nov. 2020"
}


Fechar