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Metadados

@TechReport{SilvaSilvYama:2018:CaTeEl,
               author = "Silva, Andr{\'e} Barros Cardoso da and Silva, Luciano Barros 
                         Cardoso da and Yamaguti, Wilson",
                title = "Caracteriza{\c{c}}{\~a}o e testes el{\'e}tricos do Transponder 
                         EW-C10000 (Programa ITASAT)",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2018",
                 type = "RPQ",
               number = "INPE-17975-RPE/927",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "transponder, telemetria (TM), telecomando (TC), programa FBM, 
                         ITASAT.",
             abstract = "O ITASAT {\'e} um sat{\'e}lite de pequeno porte destinado a 
                         desenvolver e testar inova{\c{c}}{\~o}es tecnol{\'o}gicas de 
                         sat{\'e}lites e cargas {\'u}teis, bem como realizar experimentos 
                         e capacitar a ind{\'u}stria espacial brasileira neste segmento. A 
                         primeira fase do programa foi criada em 2003, onde foi 
                         estabelecido um elo de coopera{\c{c}}{\~a}o entre o Instituto 
                         Tecnol{\'o}gico de Aeron{\'a}utica (ITA) e o Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE) com o intuito de estudar as 
                         poss{\'{\i}}veis formas da intera{\c{c}}{\~a}o entre a 
                         Universidade, os institutos de pesquisas, a Ind{\'u}stria e o 
                         Governo, visando a implementa{\c{c}}{\~a}o de um programa de 
                         desenvolvimento para o primeiro sat{\'e}lite universit{\'a}rio 
                         brasileiro, promovendo aos estudantes de gradua{\c{c}}{\~a}o e 
                         p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o a oportunidade do contato com 
                         tecnologias espaciais, motivando os estudos necess{\'a}rios a uma 
                         miss{\~a}o espacial: sat{\'e}lites, subsistemas, 
                         integra{\c{c}}{\~a}o e testes, lan{\c{c}}amento, segmento-solo, 
                         opera{\c{c}}{\~a}o, gest{\~a}o e documenta{\c{c}}{\~a}o de 
                         projeto. Este relat{\'o}rio t{\'e}cnico contribui com o programa 
                         ITASAT atrav{\'e}s do oferecimento de um caderno de ensaios que 
                         apresenta todos os procedimentos de testes realizados com os 
                         transponders EW-C100000 fabricados pela Thales Microelectronics, 
                         considerando os modelos de engenharia (ME) e voo: MV-20 e MV-21, 
                         os quais devem ser utilizados na composi{\c{c}}{\~a}o do 
                         sat{\'e}lite ITASAT. Estes equipamentos foram disponibilizados 
                         pelo INPE, assim como toda a infra-estrutura necess{\'a}ria para 
                         a realiza{\c{c}}{\~a}o dos testes el{\'e}tricos atrav{\'e}s da 
                         disponibilidade do Laborat{\'o}rio de Integra{\c{c}}{\~a}o e 
                         Testes (LIT) um laborat{\'o}rio especialmente projetado e 
                         constru{\'{\i}}do para atender {\`a}s necessidades do Programa 
                         Espacial Brasileiro, que oferece condi{\c{c}}{\~o}es bastante 
                         favor{\'a}veis ao desenvolvimento e testes de equipamentos 
                         espaciais, i.e. {\'a}rea limpa de classe 7 (ISO 14644-1 Part 1: 
                         Classification of air cleanliness), com temperatura e umidade 
                         relativa controlada (22șC±3șC/50%±5%). Os transponders MV-20 e 
                         MV-21 apresentam um hist{\'o}rico de testes de 
                         qualifica{\c{c}}{\~a}o de voo realizados pelo fabricante no ano 
                         de 2004, cuja documenta{\c{c}}{\~a}o tamb{\'e}m foi 
                         disponibilizada e utilizada como refer{\^e}ncia para os novos 
                         testes. Deste modo, uma vez que estes equipamentos j{\'a} foram 
                         submetidos e aprovados a testes mec{\^a}nicos e ambientais (p.ex. 
                         testes de vibra{\c{c}}{\~a}o, ciclagem t{\'e}rmica em 
                         c{\^a}mara v{\'a}cuo-t{\'e}rmica, etc.), optou-se pela n{\~a}o 
                         repeti{\c{c}}{\~a}o dos mesmos visando preservar a integridade 
                         f{\'{\i}}sica e funcional dos transponders. Contudo, a 
                         repeti{\c{c}}{\~a}o dos testes el{\'e}tricos se faz vi{\'a}vel 
                         quando se considera o longo per{\'{\i}}odo em que estes 
                         equipamentos foram ultimamente avaliados, e deste modo se objetiva 
                         a compara{\c{c}}{\~a}o dos resultados atuais com os mesmos 
                         obtidos pelo fabricante no ano de 2004, permitindo assim verificar 
                         o n{\'{\i}}vel de aceita{\c{c}}{\~a}o destes equipamentos para 
                         futura integra{\c{c}}{\~a}o no sat{\'e}lite.",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "146",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3QF9UB8",
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           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "28 nov. 2020"
}


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