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@InProceedings{MoraisOmetNasc:2018:RoVeCo,
               author = "Morais, Laryssa Alvarenga de and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud 
                         and Nascimento, Victor Fernandez",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de 
                         res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
                 year = "2018",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "Este projeto, iniciado em agosto de 2017, tem como objetivo 
                         estimar as dist{\^a}ncias percorridas pelos ve{\'{\i}}culos de 
                         coleta de RSU, os gastos inerentes a est{\'a} 
                         locomo{\c{c}}{\~a}o e a quantidade de g{\'a}s de efeito estufa, 
                         especificamente, CO2 emitida. A {\'a}rea de estudo desta pesquisa 
                         s{\~a}o os 645 munic{\'{\i}}pios que comp{\~o}em o Estado de 
                         S{\~a}o Paulo, e os dados em an{\'a}lise fazem refer{\^e}ncia 
                         aos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. O projeto de 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o Cientifica, iniciado em 2016, que deu 
                         continuidade a este tratou de analisar os dados de 2011. 
                         Inicialmente, foi realizado o levantamento dos dados presentes no 
                         Invent{\'a}rio Estadual de Res{\'{\i}}duos S{\'o}lidos Urbanos 
                         (IERSU), dos anos em estudo, divulgados pela Companhia Ambiental 
                         do Estado de S{\~a}o Paulo (CETESB). As informa{\c{c}}{\~o}es 
                         extra{\'{\i}}das deste instrumento sobre a quantidade de 
                         Res{\'{\i}}duos S{\'o}lidos Urbanos (RSU) gerada por cada 
                         munic{\'{\i}}pio, e as condi{\c{c}}{\~o}es b{\'a}sicas dos 
                         aterros sanit{\'a}rios presentes no Estado, serviram para embasar 
                         e dar continuidade aos pr{\'o}ximos passos do atual trabalho. 
                         Fazendo uso da plataforma ArcGis 10.5, criou-se os pontos 
                         georreferenciados, em formato shapefile, dos aterros e centros 
                         urbanos dos munic{\'{\i}}pios paulistas, a partir disso, foi 
                         poss{\'{\i}}vel elaborar as rotas. Para fins de 
                         compara{\c{c}}{\~a}o das dist{\^a}ncias percorridas, dois tipos 
                         de rotas foram criadas as lineares e as por vias de transporte. 
                         Com base na gera{\c{c}}{\~a}o de RSU de cada munic{\'{\i}}pio 
                         e na capacidade do peso de carga do ve{\'{\i}}culo de transporte 
                         foi poss{\'{\i}}vel calcular o n{\'u}mero de viagens realizadas 
                         por tais ve{\'{\i}}culos. Por interm{\'e}dio destes resultados 
                         pudemos elaborar produtos cartogr{\'a}ficos tem{\'a}ticos e 
                         tabelas. Apenas no ano de 2016 a somat{\'o}ria das 
                         dist{\^a}ncias percorridas pelos ve{\'{\i}}culos de coleta foi 
                         superior a 90 milh{\~o}es de quil{\^o}metros, tal valor leva em 
                         considera{\c{c}}{\~a}o o percurso de ida e volta por estradas, 
                         multiplicado pelo n{\'u}mero de viagens necess{\'a}rio para que 
                         todo o res{\'{\i}}duo gerado nos munic{\'{\i}}pios fossem 
                         dispostos nos aterros. Esta alta dist{\^a}ncias percorrias pelos 
                         caminh{\~o}es de coleta de RSU demonstram uma gest{\~a}o 
                         n{\~a}o t{\~a}o eficiente dos RSU no Brasil, principalmente ao 
                         que se refere a log{\'{\i}}stica destes. Para dar continuidade a 
                         este projeto est{\~a}o programadas para as seguintes atividades: 
                         continuar a roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de 
                         coleta de RSU para os anos que ainda n{\~a}o foram 
                         conclu{\'{\i}}das; calcular a estimativa dos gastos e 
                         emiss{\~o}es de CO2. Escolher um munic{\'{\i}}pio paulista e 
                         otimizar a rota dos ve{\'{\i}}culos de coleta dentro do 
                         per{\'{\i}}metro urbano.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
           targetfile = "Morais_roteirizacao.pdf",
        urlaccessdate = "05 dez. 2020"
}


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