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@InProceedings{ChovertFrei:2019:EsNuIm,
               author = "Chovert, Angel Dominguez and Freitas, Saulo Ribeiro de and do, 
                         Ros{\'a}rio Nilton M. E",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         de S{\~a}o Paulo (UNIFESP)}",
                title = "Estudo num{\'e}rico do impacto de diferentes cen{\'a}rios de 
                         emiss{\~a}o veicular de poluentes em regi{\~o}es urbanas, com 
                         base na malha vi{\'a}ria, utilizando o sistema de modelagem 
                         BRAMS",
                 year = "2019",
         organization = "Encontro de Alunos de P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o em 
                         Meteorologia do CPTEC/INPE, 18. (EPGMET)",
             abstract = "Com o incremento da frota veicular nas regi{\~o}es urbanas ocorre 
                         um consequente aumento das emiss{\~o}es de poluentes associadas a 
                         esta fonte. O objetivo deste trabalho foi estudar o impacto nas 
                         concentra{\c{c}}{\~o}es e na distribui{\c{c}}{\~a}o espacial 
                         dos principais poluentes associados {\`a}s fontes m{\'o}veis em 
                         grandes regi{\~o}es urbanas. Foi utilizado o Sistema de Modelagem 
                         BRAMS (Brazilian Development on the Regional Atmospheric Modelling 
                         System \− SMBRAMS) e principalmente a ferramenta 
                         PREP\−CHEM\−SRC que {\'e} capaz de gerar, 
                         utilizando diferentes fontes de informa{\c{c}}{\~a}o, arquivos, 
                         contendo dados de distintos tipos de emiss{\~o}es projetados 
                         sobre grades, que podem ser utilizados nas simula{\c{c}}{\~o}es 
                         com o modelo BRAMS . Implementou\−se o processo de 
                         distribui{\c{c}}{\~a}o da emiss{\~a}o veicular por vias de 
                         mobilidade para aperfei{\c{c}}oar a representa{\c{c}}{\~a}o 
                         espacial da emiss{\~a}o total nos munic{\'{\i}}pios de Porto 
                         Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e os 39 correspondentes {\`a} 
                         Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo. Sendo que para isso 
                         foram utilizados dados de emiss{\~a}o de diferentes ag{\^e}ncias 
                         ambientais e tamb{\'e}m dados de quantidade de ve{\'{\i}}culos 
                         licenciados que foram processados juntos com 
                         informa{\c{c}}{\~o}es georreferenciadas das vias de mobilidade 
                         para estimar o cen{\'a}rio base de emiss{\~a}o para o ano de 
                         2017, outros cen{\'a}rios foram criados utilizando diferentes 
                         crit{\'e}rios. Para complementar os dados locais de emiss{\~a}o 
                         se utilizaram as bases de dados globais RETRO e EDGAR. Numa 
                         segunda etapa do trabalho se realizaram v{\'a}rios conjuntos de 
                         simula{\c{c}}{\~o}es com o modelo acoplado CCATT\−BRAMS 
                         para a valida{\c{c}}{\~a}o dessa implementa{\c{c}}{\~a}o e a 
                         obten{\c{c}}{\~a}o de cen{\'a}rios de concentra{\c{c}}{\~o}es 
                         de poluentes nas regi{\~o}es em estudo e durante dois 
                         per{\'{\i}}odos de tempo selecionados para o ano base de 2017. A 
                         configura{\c{c}}{\~a}o dos dom{\'{\i}}nios foi de tr{\^e}s 
                         grades aninhadas de 10 km, 5 km e 1 km respectivamente. Para a 
                         obten{\c{c}}{\~a}o das condi{\c{c}}{\~o}es iniciais e de 
                         contorno meteorol{\'o}gicas se empregaram os dados do reanalises 
                         do ERA5 que foram processados com a ferramenta DPREP\−CHEM 
                         para incluir as esp{\'e}cies qu{\'{\i}}micas considerando o 
                         mecanismo qu{\'{\i}}mico RELACS_TUV (Regional Lumped Atmospheric 
                         Chemical Scheme Tropospheric Ultraviolet\−Visible). A 
                         an{\'a}lise dos resultados obtidos com as simula{\c{c}}{\~o}es 
                         permitiu comprovar a efic{\'a}cia do novo m{\'e}todos de 
                         distribui{\c{c}}{\~a}o de emiss{\~o}es veicular de poluentes 
                         utilizando dados locais e considerando a malha vi{\'a}ria. Uma 
                         melhora na representa{\c{c}}{\~a}o espacial foi observada, 
                         principalmente quando se comparam os resultados obtidos com 
                         aqueles das simula{\c{c}}{\~o}es onde s{\'o} se utilizam dados 
                         das bases globais de emiss{\~a}o antropog{\^e}nica com menor 
                         resolu{\c{c}}{\~a}o espaciais e sem correspond{\^e}ncia com a 
                         realidade das cidades brasileiras. J{\'a} o estudo das 
                         simula{\c{c}}{\~o}es utilizando poss{\'{\i}}veis 
                         cen{\'a}rios, sejam estes extremos ou n{\~a}o, permitiu 
                         localizar {\'a}reas de maior risco nas regi{\~o}es em estudo.",
  conference-location = "Cachoeira Paulista, SP",
      conference-year = "04-08 nov.",
             language = "pt",
           targetfile = "Angel_Dom{\'{\i}}nguez_Chovert_et-al.pdf",
                 type = "Micrometeorologia",
        urlaccessdate = "18 abr. 2021"
}


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