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@TechReport{MoraisOmetNasc:2018:RoVeCo,
               author = "Morais, Laryssa Alvarenga de and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud 
                         and Nascimento, Victor Fernandez",
                title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de 
                         res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2018",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "Res{\'{\i}}duos S{\'o}lidos Urbanos, Sistema de 
                         Informa{\c{c}}{\~a}o Geogr{\'a}fica, 
                         Roteiriza{\c{c}}{\~a}o.",
             abstract = "A gera{\c{c}}{\~a}o de res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos 
                         (RSU) cresce {\`a} propor{\c{c}}{\~a}o que aumenta a 
                         popula{\c{c}}{\~a}o e o consumo, impactando diretamente o meio 
                         ambiente e a sa{\'u}de p{\'u}blica. No Brasil, a 
                         gera{\c{c}}{\~a}o de RSU aumentou 25% de 2012 a 2016. Para os 
                         mesmos anos, no estado de S{\~a}o Paulo, local de estudo da 
                         presente pesquisa, foram gerados 9.673.200 e 14.669.034 
                         toneladas/ano, respectivamente. Totalizando um aumento de 51% na 
                         gera{\c{c}}{\~a}o de RSU. Diante disso, cabe as gest{\~o}es 
                         municipais implementar estrat{\'e}gias de curto, m{\'e}dio e 
                         longo prazo que permitam controlar e gerenciar, principalmente, os 
                         sistemas de servi{\c{c}}os de transporte, coleta e 
                         disposi{\c{c}}{\~a}o final dos res{\'{\i}}duos. A maior parte 
                         dos gastos envolvidos no sistema de gest{\~a}o de RSU s{\~a}o 
                         com as opera{\c{c}}{\~o}es de coleta e transporte. Por{\'e}m, 
                         estas opera{\c{c}}{\~o}es v{\^e}m ganhando enormes 
                         benef{\'{\i}}cios com a utiliza{\c{c}}{\~a}o de Sistemas de 
                         Informa{\c{c}}{\~a}o Geogr{\'a}ficas (SIG). Este trabalho 
                         utiliza SIG aplicado a roteiriza{\c{c}}{\~a}o do transporte de 
                         RSU para os anos de 2012 a 2016, no qual foi calculado em uma 
                         escala regional para os 645 munic{\'{\i}}pios do estado de 
                         S{\~a}o Paulo a dist{\^a}ncia percorrida entre os centros 
                         urbanos dos munic{\'{\i}}pios paulistas e os seus respectivos 
                         locais de disposi{\c{c}}{\~a}o final dos RSU. Os resultados 
                         encontrados demonstram que para os cinco anos em an{\'a}lise 
                         foram percorridos aproximadamente 417 milh{\~o}es de 
                         quil{\^o}metros, que resultou em cerca de 136 mil toneladas de 
                         CO2 emitidas e um gasto de aproximadamente 299 milh{\~o}es de 
                         reais.",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "40",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42HS36L",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34R/42HS36L",
           targetfile = "Laryssa Alvarenga de Morais.pdf",
        urlaccessdate = "18 jan. 2021"
}


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