Fechar
Metadados

@TechReport{BertoFern:2015:ExDiCo,
               author = "Berto, Gislene Aparecida and Fernandes, Bruno Bacci",
                title = "Experimentos para a divulga{\c{c}}{\~a}o do conhecimento 
                         fotovoltaico",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2015",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "energia renov{\'a}vel, m{\'o}dulos fotovoltaicos, 
                         desenvolvimento sustent{\'a}vel.",
             abstract = "{\'E} de conhecimento geral a necessidade de inser{\c{c}}{\~a}o 
                         de novos temas nos materiais did{\'a}ticos dos ensinos 
                         b{\'a}sicos do pa{\'{\i}}s. A evolu{\c{c}}{\~a}o e 
                         acessibilidade {\`a}s novas tecnologias por um p{\'u}blico cada 
                         vez mais jovem faz com que a amplia{\c{c}}{\~a}o na base de 
                         conhecimento atual se torne imprescind{\'{\i}}vel. A 
                         divulga{\c{c}}{\~a}o de novos recursos tecnol{\'o}gicos pode 
                         ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, 
                         ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente 
                         trabalho objetiva a divulga{\c{c}}{\~a}o da energia fotovoltaica 
                         limpa e renov{\'a}vel que se mostra vantajosa, mas ainda pouco 
                         explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discuss{\~o}es 
                         realizadas no decorrer do projeto, foi elaborado um material 
                         did{\'a}tico que permite o entendimento de pessoas, acima de doze 
                         anos, a respeito da energia fotovoltaica. O material criado 
                         engloba um question{\'a}rio sobre conceitos b{\'a}sicos que 
                         levam a compreens{\~a}o do tema principal. Anteriormente 
                         produzido para ser aplicado em uma oficina para alunos de uma 
                         escola integral, o conte{\'u}do, foi ampliado e reformulado para 
                         aulas de matem{\'a}tica, correlacionando assuntos da grade 
                         curricular com os do presente projeto. Os alunos foram avaliados a 
                         partir dos question{\'a}rios pertencentes ao material 
                         did{\'a}tico criado. No in{\'{\i}}cio da aplica{\c{c}}{\~a}o 
                         do projeto para os alunos da presente etapa, cerca de 40% dos 
                         entrevistados afirmaram n{\~a}o ter conhecimento sobre o 
                         {\'a}tomo e suas propriedades. Ficou evidenciado que a maioria 
                         (55%) conhece dois tipos de energia, sendo a hidrel{\'e}trica e a 
                         solar as mais citadas com 38% e 36%, respectivamente. A 
                         aceita{\c{c}}{\~a}o do tema se mostra favor{\'a}vel visto que 
                         96,3% dos entrevistados gostariam de saber mais a respeito do 
                         efeito fotovoltaico. Deseja-se estender o projeto para diversas 
                         unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos 
                         jovens e propagar a energia fotovoltaic.",
          affiliation = "{ETEP Faculdades} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "28",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/432ME9P",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34R/432ME9P",
           targetfile = "Gislene Berto_Relat{\'o}rio.pdf",
        urlaccessdate = "22 jan. 2021"
}


Fechar