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@InProceedings{SilvaFonsZana:2013:ApCoLQ,
               author = "Silva, William Reis and Fonseca, Ijar Milagre da and Zanardi, 
                         Maria Cec{\'{\i}}lia Franca de Paula Santos",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and unesp",
                title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o do Controlador LQR em Manobras de Rendezvous 
                         para Sat{\'e}lite Artificial em {\'O}rbita LEO",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2013",
         organization = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Automa{\c{c}}{\~a}o Inteligente, 11. 
                         (SBAI) e Confer{\^e}ncia Brasileira de Din{\^a}mica, Controle e 
                         Aplica{\c{c}}{\~o}es, 11 (DINCON).",
             keywords = "Din{\^a}mica Orbital, Rendezvous, Controlador LQR, 
                         Equa{\c{c}}{\~a}o de Hill-Clohessy-Wiltshire.",
             abstract = "This work aims to realize a study of rendezvous maneuvers between 
                         satellite atmospheric reentry (SARA), regarded as a chaser 
                         vehicle, and a target vehicle in orbit LEO permanent. A 
                         theoretical study of the dynamic equations for the relative 
                         motion, proposed by Hill-Clohessy-Wiltshire, and a study of 
                         control system for such rendezvous maneuver is performed, 
                         considering the dynamics of the actuators negligible. The control 
                         technique of multivariable Linear Quadratic Regulator (LQR) is 
                         used as a method to design the control system making use of the 
                         computational tool MATLAB. In simulations of rendezvous maneuvers, 
                         it was used as a strategy, approaches between the chaser and 
                         target vehicles by V-bar and its was analyzed the temporal 
                         evolution of the position, velocity and the force required to the 
                         control with the intention to evaluate the response speed of such 
                         control system. With the graphical visualization of 3D maneuvers, 
                         it is observed that the LQR control technique applied to the 
                         problem was adequate and with satisfactory results. Stresses 
                         those, to design, understand and manipulate controllers for 
                         orbital maneuvers of rendezvous accurate can make the difference 
                         between success or failure of a project that certainly involves 
                         high budget. RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar um 
                         estudo de manobras de rendezvous entre o Sat{\'e}lite de 
                         Reentrada Atmosf{\'e}- rica (SARA), considerado como um 
                         ve{\'{\i}}culo perseguidor, e um ve{\'{\i}}culo alvo em 
                         {\'o}rbita permanente LEO. Um estudo te{\'o}rico da modelagem 
                         das equa{\c{c}}{\~o}es din{\^a}micas de movimento relativo, 
                         propostas por Hill-Clohessy-Wiltshire, e um estudo do sistema de 
                         controle para tais manobras de rendezvous {\'e} realizado, 
                         considerando a din{\^a}mica dos atuadores desprez{\'{\i}}veis. 
                         A t{\'e}cnica de controle de multivari{\'a}veis Regulador Linear 
                         Quadr{\'a}tico (LQR) {\'e} utilizada como m{\'e}todo para 
                         projetar o sistema de controle fazendo uso da ferramenta 
                         computacional MATLAB. Nas simula{\c{c}}{\~o}es das manobras de 
                         rendezvous, utilizou-se como estrat{\'e}gia, 
                         aproxima{\c{c}}{\~o}es entre os ve{\'{\i}}culos perseguidor e 
                         alvo por V-bar e s{\~a}o analisadas a evolu{\c{c}}{\~a}o 
                         temporal da posi{\c{c}}{\~a}o, velocidade e da for{\c{c}}a 
                         necess{\'a}ria para o controle com a inten{\c{c}}{\~a}o de 
                         avaliar a velocidade de resposta de tal sistema de controle. Com a 
                         visualiza{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica das manobras em 3D, 
                         observa-se que a t{\'e}cnica de controle LQR aplicada {\`a} 
                         planta do problema mostrou-se adequada e com resultados 
                         satisfat{\'o}rios. Salienta-se que projetar, entender e manipular 
                         controladores cada vez mais precisos para manobras orbitais de 
                         rendezvous pode fazer a diferen{\c{c}}a entre o sucesso ou 
                         fracasso de um projeto que certamente envolve alto 
                         or{\c{c}}amento.",
  conference-location = "Fortaleza",
      conference-year = "2013",
                label = "lattes: 7752228013890691 1 SilvaFonsZana:2013:ApCoLQ",
             language = "pt",
           targetfile = "silva_aplicacao.pdf",
        urlaccessdate = "23 jan. 2021"
}


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