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@InProceedings{BarbozaChiquettoRozRozPenSou:2018:ImGrCa,
               author = "Barboza Chiquetto, J{\'u}lio and Rozante, Jos{\'e} Roberto and 
                         Rozante, Vinicius and Pendharkar, Jayant and Souza Alvim, 
                         D{\'e}bora",
          affiliation = "{Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Estadual de Campinas 
                         (UNICAMP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} 
                         and {Universidade Federal do ABC (UFABC)}",
                title = "Impactos da greve dos caminhoneiros de 2018 em poluentes 
                         prim{\'a}rios e secund{\'a}rios em S{\~a}o Paulo",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2018",
         organization = "Congresso Brasileiro de Meteorologia, 20.",
             keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o veicular, microambiente urbano.",
             abstract = "A qualidade do ar afeta diretamente a sa{\'u}de da 
                         popula{\c{c}}{\~a}o, em especial nos grandes centros urbanos. 
                         Durante o per{\'{\i}}odo de 21 a 31 de maio de 2018, ocorreu uma 
                         greve de caminhoneiros no Brasil, que paralisou n{\~a}o apenas a 
                         circula{\c{c}}{\~a}o de ve{\'{\i}}culos pesados, mas 
                         tamb{\'e}m grande diminui{\c{c}}{\~a}o na 
                         circula{\c{c}}{\~a}o de ve{\'{\i}}culos leves. O objetivo 
                         deste trabalho foi de avaliar o comportamento dos poluentes CO, NO 
                         e O3 durante esse per{\'{\i}}odo nas esta{\c{c}}{\~o}es da 
                         CETESB do Terminal Parque d. Pedro II, Pinheiros e Ibirapuera, 
                         para compreender o impacto desta mobiliza{\c{c}}{\~a}o social na 
                         qualidade do ar em diferentes microambientes urbanos. Os 
                         resultados foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando 
                         uma m{\'e}dia dos cinco anos anteriores (2013-2017, sem greve) 
                         com 2018 (com a greve) durante o mesmo per{\'{\i}}odo. Durante o 
                         per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa nos 
                         poluentes prim{\'a}rios avaliados (CO e NO), diretamente 
                         associados {\`a} emiss{\~a}o veicular (ex: 50% de 
                         redu{\c{c}}{\~a}o no CO). Houve aumento de oz{\^o}nio, 
                         possivelmente devido {\`a} mudan{\c{c}}a no regime NOx/COV e 
                         {\`a} condi{\c{c}}{\~o}es atmosf{\'e}ricas favor{\'a}veis. A 
                         redu{\c{c}}{\~a}o dos poluentes prim{\'a}rios foi mais 
                         acentuada nas esta{\c{c}}{\~o}es Parque D. Pedro e Pinheiros do 
                         que na esta{\c{c}}{\~a}o Ibirapuera, enquanto que o aumento de 
                         oz{\^o}nio foi proporcionalmente igual, com o dobro dos valores 
                         observados no per{\'{\i}}odo durante a greve em 
                         compara{\c{c}}{\~a}o ao mesmo per{\'{\i}}odo sem greve dos 
                         anos anteriores. Os resultados deste estudo s{\~a}o importantes 
                         para apontar a contribui{\c{c}}{\~a}o das fontes de poluentes e 
                         estudar o impacto da polui{\c{c}}{\~a}o veicular no ar urbano. 
                         ABSTRACT: Air quality directly affects population health, 
                         particularly in large urban conglomerations. During the period 
                         from 21 to 31 of May, 2018, there was a truck driver strike in 
                         Brazil which paralyzed heavy-duty vehicles operation and greatly 
                         impacted light-duty vehicle circulation as well. The objective of 
                         this work was to evaluate the behaviour of the pollutants CO, NO 
                         and O3 during this period in the State Environmental Agency 
                         (CETESB) stations Terminal Parque d. Pedro II, Pinheiros and 
                         Ibirapuera, in order to understand how this social mobilization 
                         impacted air quality in different urban microenvironments. Results 
                         were analysed in the form of diurnal cycles, comparing the average 
                         of the five previous years (2013-2017, no strike) to 2018 (with 
                         strike) during the same period. During the strike, there was an 
                         intense decrease in the primary pollutants (CO and NO), directly 
                         associated to vehicular emission. There was a strong increase in 
                         ozone, possibly due to changes in the NOx/VOC ratio and to 
                         favourable atmospheric conditions. The decrease in primary 
                         pollutants was sharper in Parque D. Pedro and Pinheiros stations 
                         than Ibirapuera; however, ozone increased proportionally in all 
                         stations, essentially doubling during the strike period in 
                         comparison with the same period in previous years without strike. 
                         Results of this study are important for determining the pollutant 
                         source contributions and study the impacts of vehicular pollution 
                         in the urban air.",
  conference-location = "Macei{\'o}, AL",
      conference-year = "27-30 nov.",
                label = "lattes: 3781543923591839 2 
                         BarbozaChiquettoRozRozPenSou:2018:IMGRCA",
             language = "pt",
           targetfile = "chiquetto_impactos.pdf",
        urlaccessdate = "29 nov. 2020"
}


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