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@InCollection{AlvimBRHCRGFFF:2020:GrCaDi,
               author = "Alvim, D{\'e}bora Souza and Barboza Chiquetto, J{\'u}lio and 
                         Rozante, Jos{\'e} Roberto and Herdies, Dirceu Lu{\'{\i}}s and 
                         Conti, Ludmilla Manera and Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Gobbo, 
                         Jo{\~a}o Paulo Assis and Faria, Marlon and Frassoni, Ariane and 
                         Figueroa, Silvio Nilo",
                title = "Greve dos caminhoneiros e a diminui{\c{c}}{\~a}o dos poluentes 
                         mon{\'o}xido de carbono e {\'o}xidos de nitrog{\^e}nio e o 
                         aumento do oz{\^o}nio na regi{\~a}o metropolitana de s{\~a}o 
                         paulo",
            booktitle = "Geoci{\^e}ncias: Estabelecimento e Evolu{\c{c}}{\~a}o da 
                         Civiliza{\c{c}}{\~a}o Humana 2",
            publisher = "Atena",
                 year = "2020",
               editor = "Costa, L. F. R.",
                pages = "35--53",
              address = "Ponta Grossa",
             keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o urbana do ar, polui{\c{c}}{\~a}o veicular, 
                         Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo, greve dos 
                         caminhoneiros.",
             abstract = "A polui{\c{c}}{\~a}o do ar tornou-se um dos fatores que mais 
                         afetam a qualidade de vida da popula{\c{c}}{\~a}o, ocasionando 
                         preju{\'{\i}}zos {\`a} sa{\'u}de humana e ao meio ambiente. 
                         Emiss{\~o}es de gases por ve{\'{\i}}culos automotores 
                         comprometem significativamente a qualidade do ar na Regi{\~a}o 
                         Metropolitana de S{\~a}o Paulo (RMSP) por liberarem grande 
                         quantidade de mon{\'o}xido de carbono (CO), material particulado 
                         (MP) {\'o}xidos de nitrog{\^e}nio (NOx ) e compostos 
                         org{\^a}nicos vol{\'a}teis (COV), poluentes que formar{\~a}o 
                         oz{\^o}nio (O3 ). Estudos anteriores apontam que a 
                         exposi{\c{c}}{\~a}o m{\'e}dia da popula{\c{c}}{\~a}o {\`a} 
                         polui{\c{c}}{\~a}o atmosf{\'e}rica em S{\~a}o Paulo equivale 
                         ao mesmo n{\'{\i}}vel de intoxica{\c{c}}{\~a}o que fumar 
                         at{\'e} cinco cigarros por dia. O presente estudo demonstra a 
                         rela{\c{c}}{\~a}o direta existente entre a 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o do tr{\'a}fego de ve{\'{\i}}culos 
                         pesados e consequentemente ve{\'{\i}}culos leves durante a greve 
                         dos caminhoneiros no per{\'{\i}}odo de 21 a 31 de maio de 2018 e 
                         a concentra{\c{c}}{\~a}o de poluentes atmosf{\'e}ricos na RMSP. 
                         Os resultados das concentra{\c{c}}{\~o}es de CO, O3 , NO e NO2 
                         foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma 
                         m{\'e}dia dos tr{\^e}s anos anteriores (2015-2017, sem greve) 
                         com 2018 (com a greve) durante o mesmo per{\'{\i}}odo. 
                         Tamb{\'e}m foram avaliados dados meteorol{\'o}gicos, com o 
                         objetivo de verificar o papel das condi{\c{c}}{\~o}es 
                         meteorol{\'o}gicas na concentra{\c{c}}{\~a}o dos poluentes 
                         dentro do contexto da greve. Para representar diferentes 
                         condi{\c{c}}{\~o}es de exposi{\c{c}}{\~a}o {\`a}s diferentes 
                         fontes veiculares, foram escolhidas cinco esta{\c{c}}{\~o}es de 
                         monitoramento da qualidade do ar da CETESB: Cerqueira C{\'e}sar, 
                         Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, Grajau-Parelheiros, Marginal 
                         Tiete-Ponte dos Rem{\'e}dios e S{\~a}o Caetano do Sul. Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o Cerqueira C{\'e}sar, houve 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de 25% de CO, 48% de NO e 25% de NO2 . Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, houve 18% 
                         na diminui{\c{c}}{\~a}o de NO e aumento de 47% de O3 . Na 
                         esta{\c{c}}{\~a}o Grajau-Parelheiros, houve 42% de 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de CO, enquanto que o NO e o NO2 
                         diminu{\'{\i}}ram 48% e 42%, respectivamente, e aumento de 66% 
                         de O3. Na esta{\c{c}}{\~a}o Marginal Tiete Ponte dos 
                         Rem{\'e}dios, o CO diminuiu 23% e o NO e NO2 diminu{\'{\i}}ram 
                         39% e 23%, respectivamente. Na esta{\c{c}}{\~a}o S{\~a}o 
                         Caetano do Sul, houve 36% na diminui{\c{c}}{\~a}o de CO, 
                         enquanto que o NO e o NO2 diminu{\'{\i}}ram 58% e 36%, 
                         respectivamente, e o O3 aumentou em 82%. Os par{\^a}metros 
                         meteorol{\'o}gicos, considerando considerando os 
                         per{\'{\i}}odos com e sem greve, demonstraram velocidade do 
                         vento m{\'e}dia 69% maior na RMSP em 2018. A 
                         precipita{\c{c}}{\~a}o praticamente n{\~a}o alterou no 
                         per{\'{\i}}odo que n{\~a}o ocorreu a greve com o 
                         per{\'{\i}}odo da greve, enquanto que, no per{\'{\i}}odo de 
                         greve, a UR esteve 8% mais baixa, a temperatura 10% mais baixa e 
                         radia{\c{c}}{\~a}o global 42% mais alta. Durante o 
                         per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa nos 
                         poluentes prim{\'a}rios avaliados (CO e NO), diretamente 
                         associados {\`a} emiss{\~a}o veicular. Houve aumento de 
                         oz{\^o}nio, provavelmente associado ao aumento da 
                         radia{\c{c}}{\~a}o solar em 2018 e tamb{\'e}m {\`a} 
                         diminui{\c{c}}{\~a}o de NO (poluente que consome o O3 , 
                         diminuindo a sua concentra{\c{c}}{\~a}o). Assim, observou-se que 
                         o aumento de oz{\^o}nio no per{\'{\i}}odo da greve ocorreu 
                         provavelmente devido {\`a} combina{\c{c}}{\~a}o de fatores 
                         antropog{\^e}nicos e naturais: a diminui{\c{c}}{\~a}o da 
                         emiss{\~a}o de NO devido {\`a} greve, combinada com 42% da 
                         radia{\c{c}}{\~a}o global mais alta no per{\'{\i}}odo da greve 
                         em 2018 em rela{\c{c}}{\~a}o ao m{\'e}dia do per{\'{\i}}odo 
                         sem greve (2015 a 2017).",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)} and {Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)} and 
                         {Universidade Federal de Rond{\^o}nia (UFRO)} and {Universidade 
                         de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)}",
                 isbn = "9786557065556",
                label = "lattes: 3781543923591839 3 AlvimBarbRoza:2020:GRCADI",
             language = "pt",
           targetfile = "alvim_greve.pdf",
                  url = "https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3641",
        urlaccessdate = "18 abr. 2021"
}


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