Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZGivnK2Y/SHvfx
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m17@80/2008/01.09.18.27   (acesso restrito)
Última Atualização2018:12.11.17.02.05 (UTC) seeger05
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m17@80/2008/01.09.18.27.02
Última Atualização dos Metadados2018:12.11.17.02.06 (UTC) seeger05
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Rótuloself-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
Chave de CitaçãoPozzer:1997:SiAuCo
TítuloSistema automatizado de coleta de dados do contador GEIGER-MüLLER
FormatoCD-ROM
Ano1997
Data de Acesso11 jun. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho10 KiB
2. Contextualização
AutorPozzer, Cesar Tadeu
GrupoRSU-INPE-MCT-BR
AfiliaçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Nome do EventoCongresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 13 (CRICTE).
Localização do EventoPorto Alegre, RSDentro da Cooperação Internacional Brasil-Japão em Ciências Espaciais Básicas INPE/UFSM - Universidades/Institutos japoneses, um modelo portátil de contador Geiger Müller (CGM), GGC-02SX - G4345, foi transferido para o Brasil em 1997, para substituir o modelo antigo, de operação manual, com o intuito de medir a intensidade de raios cósmicos na superfície terrestre. Após o estudo da forma dos dados de saída do CGM, iniciou-se o desenvolvimento da interface de comunicação, sendo utilizada a porta serial (RS232) do PC, uma vez que o CGM possui interface compatível. Foram utilizados dois fios para esta interface: para comunicação CGM-PC e um para o terra (GND). Acoplou-se uma fonte de alimentação de 9 V, adaptando os conectores do CGM ao disponível no mercado. O programa de aquisição foi desenvolvido em linguagem C, juntamente com rotinas de baixo nível do sistema operacional para fazer a leitura e configuração da porta de comunicação serial do PC. O processo de leitura de dados segue o formato de dados enviados pelo contador, que consiste em cinco transmissões sucessivas a cada intervalo de 10 minutos, o que traz uma maior confiabilidade e segurança. Na presença dos dados, desenvolveram-se rotinas de armazenamento em arquivo, para posterior análise, que incluem verificação de integridade e visualização gráfica dos dados. O programa mostra continuamente informações do processo de coleta, que incluem o dado lido, tempo restante da próxima leitura, além de outras informações. Também apresenta mecanismo de configuração, permitindo coordenar o processo de coleta de dados. A geração dos arquivos de dados é feita a cada 24 horas. Após a fase de testes, que durou um mês, colocou-se o sistema em funcionamento no Observatório Espacial do Sul - OES/CRSPE/INPE, em São Martinho da Serra. Testes posteriores foram realizados, utilizando outro computador para simular o CGM, no processo de envio de dados. Afim de corrigir variações bruscas na rede de energia elétrica, foi adaptado um sistema de regulação de tensão, baseado em um Circuito Integrado 7809. Conclui-se que o programa é uma boa interface de comunicação com o CGM, além de fornecer os recursos e informações necessárias para uma melhor análise dos dados coletados. Este software é universal e pode ser utilizado por instrumentos científicos diversos, mas com lógica compatível.
DataOut.
Histórico (UTC)2008-01-09 18:29:29 :: seeger05 -> administrator ::
2018-06-05 03:57:44 :: administrator -> seeger05 :: 1997
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveGEIGER-MÜLLER
raios cósmicos
Observatório Espacial do Sul
ResumoDentro da Cooperação Internacional Brasil-Japão em Ciências Espaciais Básicas INPE/UFSM - Universidades/Institutos japoneses, um modelo portátil de contador Geiger Müller (CGM), GGC-02SX - G4345, foi transferido para o Brasil em 1997, para substituir o modelo antigo, de operação manual, com o intuito de medir a intensidade de raios cósmicos na superfície terrestre. Após o estudo da forma dos dados de saída do CGM, iniciou-se o desenvolvimento da interface de comunicação, sendo utilizada a porta serial (RS232) do PC, uma vez que o CGM possui interface compatível. Foram utilizados dois fios para esta interface: para comunicação CGM-PC e um para o terra (GND). Acoplou-se uma fonte de alimentação de 9 V, adaptando os conectores do CGM ao disponível no mercado. O programa de aquisição foi desenvolvido em linguagem C, juntamente com rotinas de baixo nível do sistema operacional para fazer a leitura e configuração da porta de comunicação serial do PC. O processo de leitura de dados segue o formato de dados enviados pelo contador, que consiste em cinco transmissões sucessivas a cada intervalo de 10 minutos, o que traz uma maior confiabilidade e segurança. Na presença dos dados, desenvolveram-se rotinas de armazenamento em arquivo, para posterior análise, que incluem verificação de integridade e visualização gráfica dos dados. O programa mostra continuamente informações do processo de coleta, que incluem o dado lido, tempo restante da próxima leitura, além de outras informações. Também apresenta mecanismo de configuração, permitindo coordenar o processo de coleta de dados. A geração dos arquivos de dados é feita a cada 24 horas. Após a fase de testes, que durou um mês, colocou-se o sistema em funcionamento no Observatório Espacial do Sul - OES/CRSPE/INPE, em São Martinho da Serra. Testes posteriores foram realizados, utilizando outro computador para simular o CGM, no processo de envio de dados. Afim de corrigir variações bruscas na rede de energia elétrica, foi adaptado um sistema de regulação de tensão, baseado em um Circuito Integrado 7809. Conclui-se que o programa é uma boa interface de comunicação com o CGM, além de fornecer os recursos e informações necessárias para uma melhor análise dos dados coletados. Este software é universal e pode ser utilizado por instrumentos científicos diversos, mas com lógica compatível.
ÁreaCEA
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > CRCRS > Sistema automatizado de...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Grupo de Usuáriosadministrator
seeger05
administrator
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
VinculaçãoTrabalho Vinculado à Tese/Dissertação
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EUFCFP
Acervo Hospedeirocptec.inpe.br/walmeida/2003/04.25.17.12
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor electronicmailaddress isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject targetfile tertiarytype type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)seeger05
atualizar 


Fechar