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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZGivnJSY/KaJUx
Repositóriosid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/02.14.19.12   (acesso restrito)
Última Atualização2006:12.29.13.36.26 (UTC) sergio
Repositório de Metadadossid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/02.14.19.12.22
Última Atualização dos Metadados2019:04.04.13.41.44 (UTC) sergio
Chave SecundáriaINPE-14089-TDI/1072
Chave de CitaçãoSalvador:2005:DeExFl
TítuloDeterminação experimental do fluxo térmico em um corpo rombudo em regime hipersônico com adição de energia à montante
Título AlternativoExperimental heat flux to a blunt body in hypersonic flow with upstream laser energy deposition
CursoPCP-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2005
Data Secundária20061024
Data2005-12-09
Data de Acesso04 jun. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas140
Número de Arquivos444
Tamanho19775 KiB
2. Contextualização
AutorSalvador, Israel Irone
GrupoPCP-SPG-INPE-MCT-BR
BancaBastos Netto, Demétrio (presidente)
Toro, Paulo Gilberto de Paula (orientador)
Minucci, Marco Antônio Sala (orientador)
Salles, Carlos Eduardo Rolfsen
Dourado, Wladimyr Mattos da Costa
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2006-02-14 19:12:22 :: jefferson -> administrator ::
2006-12-11 14:20:58 :: administrator -> jefferson ::
2007-07-18 19:41:11 :: jefferson -> administrator ::
2009-07-07 20:04:09 :: administrator -> jefferson ::
2012-07-13 14:39:01 :: jefferson -> ivone@sid.inpe.br ::
2012-07-13 14:39:18 :: ivone@sid.inpe.br -> administrator :: 2005
2019-04-04 13:34:38 :: administrator -> sergio :: 2005
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveescoamento hipersônico
deposição de laser pulsado
controle de escoamento
transferência de calor hipersônico
termopares de junção de superfície
hypersonic flow
pulsed laser
flow control
hypersonic heat transfer
surface junction thermocouples
ResumoDevido às altas taxas de transferência de calor que ocorrem em veículos aeroespaciais em voo hipersônico através da atmosfera densa, e a consequente necessidade de sistemas de proteção térmica de massa proibitiva, nos leva ao desenvolvimento de novos métodos de controle de escoamento que permitam o voo em tal regime. Neste contexto surge o conceito de "Directed Energy Air Spike", onde energia, na forma de radiação eletromagnética (laser/microondas), é focalizada à jusante do modelo causando o rompimento do dielétrico do ar e a geração de uma onda de detonação induzida por esse rompimento. Essa onda de choque redireciona o escoamento para fora do eixo do veículo. No presente trabalho, as taxas de transferência de calor para a superfície de um corpo rombudo, com a onda de choque induzida pelo laser à montante, foram medidas e comparadas com os resultados obtidos sem a utilização deste conceito. Medidas foram realizadas com o uso de termopares coaxiais de resposta rápida instalados na superfície do modelo. Adicionalmente transdutores de pressão piezoelétricos foram utilizados para a determinação da distribuição de pressão sobre a superfície do modelo. O Túnel de Choque Hipersônico de 0,3m de diâmetro do Instituto de Estudos Avançados, foi utilizado para simular os regimes de voo hipersônicos necessários. A energia foi fornecida por um laser de dióxido de carbono. ABSTRACT: Due to the high heat transfer rates which takes place in hypersonic flight and the consequent necessity of prohibitively massive thermal protection equipment, new methods of flow control are required to enable flight in such regimes. Here arises the Direct Energy Air Spike concept, where electromagnetic energy (laser/microwaves) is focalized upstream of the model causing the breakdown of the air and the generation of a laser supported detonation wave, which diverts the incoming stream parabolically to the rim of the vehicle. In this work, the heat transfer rates to the surface of a blunt body, downstream the laser induced shock wave, were measured and compared with the results without this concept. These measurements were conducted with the use of fast response surface junction thermocouples and piezoelectric pressure transducers installed on the surface of the model in the 0.3m T2 Hypersonic Shock Tunnel of thevInstituto de Estudos Avançados, which simulates the required hypersonic flight regimes. The laser energy was supplied by a CO2 Transversely Excited Atmospheric Pressure Laser.
ÁreaCOMB
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirolcp.inpe.br/ignes/2004/02.12.18.39
cptec.inpe.br/walmeida/2003/04.25.17.12
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)sergio
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