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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3T9526E
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.06.15.47
Última Atualização2019:08.01.16.06.21 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.06.15.47.53
Última Atualização dos Metadados2019:08.16.01.25.48 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18206-TDI/2891
Chave de CitaçãoResemini:2019:EsCoAe
TítuloEstudo do controle aerodinâmico do vetor empuxo em uma tubeira axissimétrica
Título AlternativoA study of an aerodynamic thrust vectoring control system for an axyssimetric nozzle
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2019
Data2019-04-25
Data de Acesso16 jun. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas163
Número de Arquivos1
Tamanho65440 KiB
2. Contextualização
AutorResemini, Daniel
BancaCosta, Fernando de Souza (presidente/orientador)
Marques, Rodrigo Intini
Gouvêa, Leonardo Henrique
Endereço de e-Maildanielresemini@hotmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2019-05-06 15:49:23 :: danielresemini@hotmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2019-05-17 12:51:42 :: pubtc@inpe.br -> administrator ::
2019-08-01 14:42:57 :: administrator -> pubtc@inpe.br ::
2019-08-08 14:08:00 :: pubtc@inpe.br -> administrator ::
2019-08-15 16:06:22 :: administrator -> simone ::
2019-08-15 16:44:40 :: simone :: -> 2019
2019-08-15 16:44:41 :: simone -> administrator :: 2019
2019-08-16 01:25:48 :: administrator -> :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChavePropulsão de foguete
controle da vetoração de empuxo
Arduino
nitrato de potássio
rocket propulsion
thrust vectoring control
Arduino
potassium nitrate
ResumoSistemas de controle do vetor empuxo são essenciais para a colocação de cargas úteis em órbita, aterrissagem e reutilização de foguetes, para alcançar alvos militares entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de um sistema de controle do vetor de empuxo para um motor-foguete a propelente sólido, utilizando aerofólios adjacentes à saída da tubeira e componentes comerciais. Apresenta-se uma análise dos componentes e a integração do sistema de controle do vetor de empuxo. O programa de controle e a parte eletrônica basearam-se em uma plataforma Arduino e um filtro de Kalman foi utilizado para a redução do ruído dos dados de entrada provenientes da unidade de medição inercial. Dados experimentais do motor foram obtidos, incluindo pressões de câmara, empuxos e taxas de queima, e foram comparados a valores teóricos obtidos de um modelo simplificado da câmara de combustão. Esses e outros dados levantados dos componentes do sistema de controle e dos testes são utilizados no código de controle. Os resultados indicam a factibilidade de implementação de um sistema de controle do vetor de empuxo eficiente e de baixo custo, a partir de componentes amplamente disponíveis no mercado, para foguetes de aceleração moderada. ABSTRACT: Thrust vector control systems are essential for placing payloads into orbit, landing and re-use of rockets, to reach military targets and other appiications. This work presents a study of a control system of the thrust vector of a rocket motor using a solid propeilant, with airfoiis adjacent to the nozzle outlet and off the sheif components. An analysis is presented of the components and the integration of the thrust vector control system. The control program and the eiectronic part were based on an Arduino piatform and a Kaiman filter was adopted to reduce the noise of the input data from the inertial measurement unit. Experimental motor data were obtained, inciuding chamber pressures, thrust leveis and mass fiow rates, and were compared to theoreticai values obtained from a simpiified combustion chamber modei. These data as weli as other data coiiected from the components of the control and testing systems are used in the control code. The resuits indicate the feasibility of a iow cost off the sheif and efficient thrust vectoring control system for rockets with iow to moderate accelerations.
ÁreaETES
Arranjourlib.net > PCP > Estudo do controle...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta source
originais/@4primeirasPaginas.pdf 25/07/2019 09:53 177.8 KiB 
originais/Avaliação final pag 01 e 02 de Daniel Resemini.pdf 01/08/2019 09:23 464.5 KiB 
originais/Dissertação_Final.pdf 03/07/2019 15:32 64.0 MiB
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 06/05/2019 12:47 1.7 KiB 
autorizacao.pdf 01/08/2019 13:05 1.0 MiB
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3T9526E
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Idiomapt
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Grupo de Usuáriosdanielresemini@hotmail.com
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Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.10
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.36 4
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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