1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/3T9526E |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.06.15.47 |
Última Atualização | 2019:08.01.16.06.21 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.06.15.47.53 |
Última Atualização dos Metadados | 2019:08.16.01.25.48 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-18206-TDI/2891 |
Chave de Citação | Resemini:2019:EsCoAe |
Título | Estudo do controle aerodinâmico do vetor empuxo em uma tubeira axissimétrica ![](http://mtc-m21c.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/banon/2000/01.23.20.24/doc/externalLink.gif) |
Título Alternativo | A study of an aerodynamic thrust vectoring control system for an axyssimetric nozzle |
Curso | PCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Ano | 2019 |
Data | 2019-04-25 |
Data de Acesso | 16 jun. 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 163 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 65440 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Resemini, Daniel |
Banca | Costa, Fernando de Souza (presidente/orientador) Marques, Rodrigo Intini Gouvêa, Leonardo Henrique |
Endereço de e-Mail | danielresemini@hotmail.com |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2019-05-06 15:49:23 :: danielresemini@hotmail.com -> pubtc@inpe.br :: 2019-05-17 12:51:42 :: pubtc@inpe.br -> administrator :: 2019-08-01 14:42:57 :: administrator -> pubtc@inpe.br :: 2019-08-08 14:08:00 :: pubtc@inpe.br -> administrator :: 2019-08-15 16:06:22 :: administrator -> simone :: 2019-08-15 16:44:40 :: simone :: -> 2019 2019-08-15 16:44:41 :: simone -> administrator :: 2019 2019-08-16 01:25:48 :: administrator -> :: 2019 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | Propulsão de foguete controle da vetoração de empuxo Arduino nitrato de potássio rocket propulsion thrust vectoring control Arduino potassium nitrate |
Resumo | Sistemas de controle do vetor empuxo são essenciais para a colocação de cargas úteis em órbita, aterrissagem e reutilização de foguetes, para alcançar alvos militares entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de um sistema de controle do vetor de empuxo para um motor-foguete a propelente sólido, utilizando aerofólios adjacentes à saída da tubeira e componentes comerciais. Apresenta-se uma análise dos componentes e a integração do sistema de controle do vetor de empuxo. O programa de controle e a parte eletrônica basearam-se em uma plataforma Arduino e um filtro de Kalman foi utilizado para a redução do ruído dos dados de entrada provenientes da unidade de medição inercial. Dados experimentais do motor foram obtidos, incluindo pressões de câmara, empuxos e taxas de queima, e foram comparados a valores teóricos obtidos de um modelo simplificado da câmara de combustão. Esses e outros dados levantados dos componentes do sistema de controle e dos testes são utilizados no código de controle. Os resultados indicam a factibilidade de implementação de um sistema de controle do vetor de empuxo eficiente e de baixo custo, a partir de componentes amplamente disponíveis no mercado, para foguetes de aceleração moderada. ABSTRACT: Thrust vector control systems are essential for placing payloads into orbit, landing and re-use of rockets, to reach military targets and other appiications. This work presents a study of a control system of the thrust vector of a rocket motor using a solid propeilant, with airfoiis adjacent to the nozzle outlet and off the sheif components. An analysis is presented of the components and the integration of the thrust vector control system. The control program and the eiectronic part were based on an Arduino piatform and a Kaiman filter was adopted to reduce the noise of the input data from the inertial measurement unit. Experimental motor data were obtained, inciuding chamber pressures, thrust leveis and mass fiow rates, and were compared to theoreticai values obtained from a simpiified combustion chamber modei. These data as weli as other data coiiected from the components of the control and testing systems are used in the control code. The resuits indicate the feasibility of a iow cost off the sheif and efficient thrust vectoring control system for rockets with iow to moderate accelerations. |
Área | ETES |
Arranjo | urlib.net > PCP > Estudo do controle... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | originais/@4primeirasPaginas.pdf | 25/07/2019 09:53 | 177.8 KiB | originais/Avaliação final pag 01 e 02 de Daniel Resemini.pdf | 01/08/2019 09:23 | 464.5 KiB | originais/Dissertação_Final.pdf | 03/07/2019 15:32 | 64.0 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://mtc-m21c.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3T9526E |
URL dos dados zipados | http://mtc-m21c.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34R/3T9526E |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | danielresemini@hotmail.com gabinete@inpe.br pubtc@inpe.br |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.10 |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F35D8B |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.36 4 |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
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6. Notas | |
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