1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m16d.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGPDW34R/3U662TL |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/10.01.12.21 |
Última Atualização | 2019:10.01.12.21.23 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/10.01.12.21.23 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.20.09.24 (UTC) administrator |
Chave de Citação | PintoGuer:2019:FrCoAc |
Título | Framework de controle de acesso baseado em gamificação |
Formato | On-line |
Ano | 2019 |
Data de Acesso | 05 jun. 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 75 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Pinto, Weslei Luiz de Paula 2 Guerra, Eduardo Martins |
Grupo | 1 2 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 Faculdade Tecnológica de São José dos Campos (FATEC) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 weslei.paula@fatec.sp.gov.br 2 guerraem@gmail.com |
Editor | Santos, Rafael Duarte Coelho Dos Mattos, Ariane Frassoni Dos Santos De Mello, Carina Barros Queiroz, Gilberto Ribeiro De Vasconcelos, Leandro Guarino De Vieira, Luis Eduardo Antunes Forti, Maria Cristina Gatto, Rubens Cruz |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE) |
Localização do Evento | São José dos Campos |
Data | 12-13 ago. 2019 |
Editora (Publisher) | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade da Editora | São José dos Campos |
Título do Livro | Anais |
Organização | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Histórico (UTC) | 2019-10-01 12:21:55 :: simone -> administrator :: 2019 2020-01-06 12:48:42 :: administrator -> simone :: 2019 2020-05-07 19:08:55 :: simone -> administrator :: 2019 2022-07-08 20:09:24 :: administrator -> simone :: 2019 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | gamificação |
Resumo | A gamificação (do original do inglês: gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público especifico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos ou a familiarizarem-se com as funcionalidades da aplicação. O conceito de gamificação está cada vez mais frequente entre aplicações cientificas que buscam o apoio da sociedade, o que é conhecido como citizen science. Dessa forma, isso não é só aplicado como estratégia de marketing pelo mercado, como também em aplicações que buscam o maior aproveitamento de perspectiva subjetiva em aplicações cientificas. Um grande exemplo de aplicação dessa técnica é para identificação e classificação de imagens. Para simplificar a construção desse tipo de aplicação, existem alguns componentes reutilizáveis que provêem algumas funcionalidade de gamificação. Normalmente, esses componentes são implantados em servidores na internet que podem ser utilizados por diversas aplicações. Exemplos de funcionalidades desses componentes são: registro de pontos, registros de conquistas e criação de rankings. O framework Esfinge Gamification provê uma solução baseada em metadados para a implementação mais flexível e desacoplada desse tipo de solução. Geralmente, jogos que possuem restrições têm os recursos desbloqueados conforme o progresso do personagem ou a consecução de algum objetivo. Aplicações que implementam lógicas de gamificação costumam possuir esta abordagem para condicionar comportamentos em seus usuários a partir de regras de autorização. Restrições de uso aumentam o empenho dos usuários para a obtenção de novas funcionalidades ou recursos. Isto é reconhecido na área da Psicologia Comportamental como reforço negativo. Atualmente o Esfinge Gamification não possui funcionalidades deste tipo, portanto, este trabalho é motivado pela oportunidade da criação de funcionalidades de autorização baseadas em conquistas existentes no framework. Para isto o Esfinge Guardian foi integrado ao Esfinge Gamification, possibilitando a utilização de mecanismos de autorização em aplicações Java a partir da definição de metadados via anotações, para assim, desencadear comportamentos de autorização transparentes na aplicação. |
Área | COMP |
Tipo | COMP |
Arranjo | Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2019 > Framework de controle... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3U662TL |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGPDW34R/3U662TL |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | 2019 WESLEY LUIZ.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator rafael.santos@inpe.br simone |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.19 |
Detentor dos Direitos | originalauthor yes |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ESGTTP 8JMKD3MGPDW34P/478H8JH |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.43.45 2 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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