Resumo | A obsolescência de componentes eletrônicos nas indústrias e instituições militares e aeroespaciais afetam todos os equipamentos ao longo do seu ciclo de vida, se estendendo também a indústrias como a automotiva, de equipamentos médicos, de processos, e a outras atividades industriais e/ou comerciais. Além disso, estas precisam manter/suportar um equipamento, subsistema ou sistema por um longo prazo. Mas, a obsolescência se tornou uma preocupação mais séria na última década com a utilização de componentes de prateleira (COTS) em projetos aeronáuticos militares. As causas são externas (econômicas sociais, legais, etc.) e internas (físicas, materiais, construtivas, etc.), causando preocupações às equipes e ônus aos ativos (projetos, equipamentos, etc.) de uma indústria ou instituição, a saber: 1) As mudanças tecnológico-comerciais no mercado dos componentes eletrônicos usualmente e inevitavelmente causam um evento macroscópico incerto e danoso, a obsolescência dos componentes; 2) As mudanças físico-técnicas nas características dos componentes eletrônicos usualmente causam um evento microscópico incerto e danoso, a redução da robustez dos componentes. Independentemente das causas, a indústria aeroespacial sofre efeitos no aumento dos prazos, custos, etc. para sustentar uma capacidade de gestão da obsolescência e da redução da robustez dos componentes (por conta de processos como Lean Design ou Lean Engineering, uso de COTS, falhas de Logística, etc.), sobretudo dos componentes eletrônicos, devido à necessidade de implementar atualizações ou substituições significativas nos seus equipamentos, subsistemas ou sistemas, para garantir a sua disponibilidade e confiabilidade a longo prazo. Sendo assim, esse trabalho apresenta um novo processo para analisar e tratar as influências da obsolescência e da redução da robustez de componentes eletrônicos sobre a disponibilidade e a confiabilidade de equipamentos aeroespaciais, utilizando: a) FMECA, e sua extensão a projetos FMEP, proposto por Rabello (2017), para a análise e o tratamento das causas e efeitos do evento macroscópico, tal obsolescência, sobre tal disponibilidade; b) métodos tradicionais/consagrados como: FMECA, Predição das Taxas de Falhas, RBD, FTA, PoF, etc. para a análise e o tratamento das causas e efeitos do evento microscópico, a redução de tal robustez, sobre tal confiabilidade. Tal processo, análise e tratamento, os métodos usados, e suas aplicações a três casos de estudo (dois do INPE e um de uma empresa do ramo aeroespacial) sugerem que tal proposta é adequada para a utilização em institutos, centros e parques de P&D, e também em indústrias aeroespaciais, militares, automotivas, de equipamentos médicos, de processos, e outras atividades industriais e/ou comerciais. ABSTRACT: The obsolescence of electronic components in military and aerospace industries affects all equipment throughout its life cycle, also extending to industries such as automotive, medical equipment, process, and other industrial and/or commercial activities. In addition, they need to maintain/support an equipment, subsystem or system for a long time. But obsolescence has become a more serious concern in the past decade with the use of COTS in military aeronautical projects. The causes are external (economic, social, legal, etc.) and internal (physical, material, construction, etc.), causing concerns to the teams and losses to the assets (projects, equipment, etc.) of an industry, namely: 1) Technological-commercial changes in the electronic components market usually and inevitably cause a macroscopic uncertain and damaging event, the obsolescence of the components; 2) The physical-technical changes in the characteristics of the electronic components usually cause a microscopic uncertain and damaging event, the reduction of the robustness of the components. Regardless of the causes, the aerospace industry is affected by increased times, costs, etc., to support obsolescence management capacity and reduced component robustness (due to processes like Lean Design or Lean Engineering, use of COTS, Logistics failures, etc.) especially of electronic components, due to the need to implement significant updates or replacements in their equipment, subsystems or systems, to ensure their availability and reliability. Therefore, this work presents a new process to analyze and treat the influences of obsolescence and the reduction of the robustness of electronic components on the availability and reliability of aerospace equipment, using: a) FMECA and its extension to projects, FMEP, proposed by Rabello (2017), for the analysis and treatment of the macroscopic event, such obsolescence, on such availability; b) established methods such as: FMECA, Failure Rate Prediction, RBD, FTA, PoF and etc. for the analysis and treatment of the microscopic event, such reduction of robustness, on such reliability. Such process, analysis and treatment, the methods used, and their applications to three case studies (two from INPE and one from an aerospace industry) suggest that this proposal is suitable for use in R&D institutes, centers and parks, and also in aerospace, military, automotive, medical equipment, industries and other industrial and/or commercial activities. |