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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/C9y5v
Repositóriosid.inpe.br/jeferson/2004/05.14.10.44
Última Atualização2015:07.20.12.06.11 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/jeferson/2004/05.14.10.44.12
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.40.42 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-12257-TDI/982
Chave de CitaçãoCampos:2004:EsMéCá
TítuloEstudos de um método para cálculo de ganhos da malha de controle de atitude de um lançador de satélites
Título AlternativoAnalytical method for computing the controller gains of a satellite launcher
CursoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2004
Data2004-04-05
Data de Acesso22 jun. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas160
Número de Arquivos1
Tamanho1337 KiB
2. Contextualização
AutorCampos, Daniel Carmona de
GrupoSPG-INPE-MCT-BR
BancaCarrara, Valdemir (presidente)
Leite Filho, Waldemar de Castro (orientador)
Ricci, Mário César
Oliveira e Souza, Marcelo Lopes de
Kienitz, Karl Heinz
Endereço de e-Mailcamposecampos@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2005-04-26 13:10:06 :: jefferson -> jeferson ::
2005-04-26 13:38:20 :: jeferson -> jefferson ::
2005-07-05 12:07:30 :: jefferson -> administrator ::
2009-09-03 16:18:37 :: administrator -> viveca@sid.inpe.br ::
2012-07-18 16:33:23 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator ::
2012-10-21 21:44:08 :: administrator -> viveca@sid.inpe.br :: 2004
2015-07-14 12:24:55 :: viveca@sid.inpe.br -> marcelo.pazos@sid.inpe.br :: 2004
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2022-03-15 19:40:42 :: administrator -> :: 2004
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavecontrole de atitude
controle automático de vôo
veículos lançadores
lançamento de espaçonaves
sistemas de controle SISO
regulador quadrático linear
sistemas não-lineares
attitude control
automatic flight control
launch vehicles
spacecraft launching
SISO (control systems)
linear quadratic regulator
nonlinear systems
ResumoNeste trabalho, os ganhos do controlador do VLS são calculados aplicando-se a técnica de pólos congelados em intervalos de 1 segundo de vôo, permitindo que uma análise linear invariante seja adotada para cada intervalo de tempo ao longo de todas fases de vôo. Como a arquitetura de controle adotada é fixa (PID), os valores dos ganhos devem ser escalonados ao longo do tempo (gain scheduling) para que o foguete cumpra os diversos requisitos de estabilidade e performance determinados para a missão. Utilizando-se uma metodologia LQ (Linear Quadrática), para um instante de tempo escolhido, obtêm-se um modelo de referência que é estendido para todos instantes de vôo. Porém, através dos 3 ganhos do controlador (eixo de arfagem) não é possível em cada instante de vôo se fixar todos os parâmetros do modelo, fazendo como que este varie em relação ao modelo de referência e degradando o controle de atitude em relação ao instante onde o funcional foi minimizado. Além disso, a escolha das matrizes de ponderação é extremamente empírica, tendo pouco significado físico e relação com a resposta no tempo. Neste trabalho, utiliza-se um método analítico para determinação dos ganhos da malha de controle de atitude. Esta técnica visa definir os requisitos de resposta no tempo, a saber, tempo de subida, tempo de assentamento e máximo erro à entrada rampa. Desta maneira fixam-se as características da resposta no tempo, permitindo com que os pólos e zeros variem dentro de uma certa faixa (respeitando assim a ?natureza? variável do sistema). Este método mostra-se promissor quando comparado com o método já implementado, pois permite uma relação mais direta entre os parâmetros de ajuste e a resposta no tempo, além de maiores margens de fase e ganho. ABSTRACT: In this work, the VLS (Satellite Launcher Vehicle) control gains are calculated applying a frozen poles technique for each 1-second interval, allowing that a linear time invariant analysis to be executed inside each time interval during all flight phases. The system control architecture is proportional-integral with derivative feedback, making the 3 gains (pitch axis) to be scheduled with time so that the launcher can achieve the performance and stability requirements for the mission. A LQ (Linear Quadratic) methodology is applied for a chosen time instant, achieving a reference model that is adopted for all instants. However, making use of the 3 controller gains, it is not possible in each time to freeze all parameters of the model. This way, the controlled model varies during the flight and degenerates the attitude control in comparison with the reference model. Also, the specification of the weighting matrixes is an extremely empirical procedure, has poor physical meaning and relation with the time response. In this work, an analytic method is used for the determination of the gains, establishing the time response parameters: rising time, settling time and maximum ramp error. This way, the poles and zeros are free to move (respecting the variable "nature" of this system), regarding only the time requirements. This method appears to be better than the LQ method already in use, since it allows a corresponding between the adjustable parameters and the time response and has larger phase and gain margins.
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 2
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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