1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/42QHC85 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2020/07.06.21.23 |
Última Atualização | 2020:07.06.21.23.46 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2020/07.06.21.23.46 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:09.14.20.09.03 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Chave de Citação | SousaGuer:2014:FrBaMe |
Título | Framework baseado em metadados para inserção de gamification em aplicações |
Ano | 2014 |
Data de Acesso | 15 jun. 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 339 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Sousa, Hugo Alexandro 2 Guerra, Eduardo Martins |
Grupo | 1 2 LAC-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 ETEP Faculdades 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 2 eduardo.guerra@inpe.br |
Endereço de e-Mail | marcelo.pazos@inpe.br |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE). |
Localização do Evento | São José dos Campos |
Data | 30-31 jul., 2014 |
Editora (Publisher) | INPE |
Cidade da Editora | São José dos Campos |
Título do Livro | Anais |
Histórico (UTC) | 2020-07-06 21:23:46 :: simone -> administrator :: 2022-09-14 20:09:03 :: administrator -> simone :: 2014 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Resumo | O gamification corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos ou a familiarizarem com as funcionalidades da aplicação. O conceito de gamification está cada vez mais frequente entre aplicações científicas que buscam o apoio da sociedade, o que é conhecido como Citizen Science. Dessa forma, isso não é só aplicado como estratégia de marketing pelo mercado, como também em aplicações que buscam o maior aproveitamento de perspectiva subjetiva em aplicações cientificas. Objetivo desse trabalho é o desenvolver um framework baseado em metadados que permita o desacoplamento da lógica de gamification das regras de negócio da aplicação. O trabalho será validado através de um estudo de caso, onde será criada uma aplicação web que irá utilizar o framework. O projeto exigiu primeiramente fosse feito um estudo sobre gamification e de técnicas para criação de frameworks. Atualmente, o projeto se encontra na sua fase de implementação de testes. Foi adotada a linguagem de programação Java e a princípios 4 fases do projeto já foram concluídas: a primeira fase foi responsável pela definição dos requisitos para o desenvolvimento do framework; a segunda fase é responsável pela criação de uma engine com a lógica de gamification utilizando Test Driven Development (TDD); a terceira fase trata da modelagem dos hot spots do framework; a quarta fase é dedicada a implementação do framework de integração utilizando metadados com gamification, juntamente com seus testes de integração. São previstos para a finalização desse trabalho criação de uma aplicação web que irá utilizar o framework. Uma Design Structure Matrix (DMS) será utilizada para avaliar se a arquitetura da solução atendeu os requisitos de desacoplamento entre o framework e a aplicação. |
Área | COMP |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Framework baseado em... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2014 > Framework baseado em... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/42QHC85 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/42QHC85 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Souza_framework.pdf |
Grupo de Usuários | marcelo.pazos@inpe.br simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | iconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ESGTTP 8JMKD3MGPDW34P/478H8PH |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46 4 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor format isbn issn keywords label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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