Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3RKC9KP
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2018/08.10.16.11
Última Atualização2020:05.25.15.11.58 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2018/08.10.16.11.43
Última Atualização dos Metadados2022:09.14.20.11.34 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoOliveiraGuer:2018:AvBaDa
TítuloAvaliação de bases de dados de Massive Open Online Courses (MOOCS)
Ano2018
Data de Acesso23 jun. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho62 KiB
2. Contextualização
Autor1 Oliveira, Vanessa Cordeiro Gonçalves de
2 Guerra, Eduardo Martins
Grupo1
2 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 FATEC
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 vanessa.cordeiro148@gmail.com
2 guerraem@gmail.com
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos, SP
Data30-31 jul.
Histórico (UTC)2018-08-10 16:11:43 :: simone -> administrator ::
2018-08-12 02:49:59 :: administrator -> simone :: 2018
2018-08-29 17:10:46 :: simone -> administrator :: 2018
2019-01-14 17:06:33 :: administrator -> simone :: 2018
2020-05-25 15:11:58 :: simone -> administrator :: 2018
2022-09-14 20:11:34 :: administrator -> simone :: 2018
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
ResumoOs Massive Online Open Courses (sigla MOOCs) vem ganhando cada vez mais popularidade. São cursos online e abertos, criados com o objetivo de receber participações em larga escala. Para a criação de cursos nesse formato em língua portuguesa, a plataforma Coursera firmou parceria com instituições brasileiras de ensino e passou a oferece-los. Como resultado, alunos e profissionais de diversos países de língua portuguesa tiveram a oportunidade de participar de cursos elaborados por essas universidades. Este trabalho, iniciado em agosto de 2017, tem como objetivo realizar uma análise nos dados gerados pelos MOOCs dessas instituições, podendo assim investigar o comportamento dos alunos dentro do curso, o ponto em que os que não completam costumam desistir com maior frequência e como é o desempenho deles para cada tarefa, a fim de se levantar os perfis de comportamento dos estudantes que participam desses tipos cursos. Os cursos que tiveram seus dados analisados são: TDD Desenvolvimento de Software Guiado por Testes, Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software, Orientação a Objetos com Java, Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, Desenvolvimento Ágil com Java Avançado, Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 e Parte 2. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre dados que seriam disponibilizados pela Coursera para a elaboração de objetivos. Após está etapa, partiu-se para a importação e a criação de uma base de dados para cada um dos cursos. Com as bases de dados já estabelecidas, iniciou-se a realização de consultas e análise de dados com a intenção de extrair as seguintes informações: quantidade de alunos que concluíram cada atividade e os que começaram mas não concluíram as mesmas; quantidade de alunos que abandonaram o curso em cada tarefa; quantidade de vezes que um aluno fez uma atividade; percentual de alunos que iniciaram e não concluíram cada atividade; percentual de alunos que fizeram uma determinada atividade mais de uma vez; e média de vezes que um aluno fez uma atividade. Tendo os dados dessas novas informações disponíveis em tabelas, foram elaborados gráficos para que essas informações pudessem ficar mais visíveis e compreensíveis. Já com os gráficos, avaliações foram feitas, as primeiras conclusões surgiram, e assim, novos objetivos foram traçados, sendo eles a revisão dos gráficos até então disponíveis e a criação de histogramas para observar o tempo comum em que os alunos geralmente demoram para concluir os cursos. Agora, para dar continuidade a este projeto, serão realizadas novas avaliações dos gráficos revisados, e diante das conclusões ali tiradas, caso as informações sejam solidas e concretas, será iniciada a escrita do artigo a respeito do trabalho.
ÁreaCOMP
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Avaliação de bases...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2018 > Avaliação de bases...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 10/08/2018 13:11 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3RKC9KP
URL dos dados zipadoshttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34R/3RKC9KP
Idiomapt
Arquivo AlvoOliveira_avaliacao.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ESGTTP
8JMKD3MGPDW34P/478H8K5
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44 10
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar