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1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/49S7KNP
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2023/09.22.12.08
Última Atualização2023:09.22.12.17.50 (UTC) self-uploading-INPE-MCTI-GOV-BR
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2023/09.22.12.08.28
Última Atualização dos Metadados2024:01.02.17.16.47 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoOliveiraMontSant:2023:AnReTr
TítuloAnálise de redes de transporte e circulação no contexto de estratégias sustentáveis para o desenvolvimento regional na escala metropolitana
ProjetoAnálise de redes de transporte e circulação no contexto de estratégias sustentáveis para o desenvolvimento regional na escala metropolitana
Ano2023
Data de Acesso17 jun. 2024
TipoRPQ
Número de Páginas10
Número de Arquivos2
Tamanho3014 KiB
2. Contextualização
Autor1 Oliveira, Brenddon Érick Andrade de
2 Monteiro, Antônio Miguel Vieira
3 Santos, Leonardo Bacelar Lima
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JGJN
Grupo1
2 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Federal Fluminence (UFF)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Endereço de e-Mail do Autor1 brenddonerick@id.uff.br
2 miguel.monteiro@inpe.br
3 santoslbl@gmail.com
Endereço de e-Mailbrenddonerick@id.uff.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2023-09-22 13:04:34 :: simone -> administrator :: 2023
2023-12-18 23:44:41 :: administrator -> self-uploading-INPE-MCTI-GOV-BR :: 2023
2023-12-19 01:33:29 :: self-uploading-INPE-MCTI-GOV-BR -> administrator :: 2023
2024-01-02 17:16:47 :: administrator -> simone :: 2023
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveredes complexas
redes de estradas
comunicabilidade
custo computacional
Python
complex networks
road networks
communicability
computational cost
Python
ResumoUm dos objetivos da análise de redes de transporte em uma cidade é encontrar manei- ras de mensurar os impactos de um desastre e estes processos demandam alto custo computacional. Existem diversas medidas que podem ser calculadas em uma rede de estradas, sendo uma delas a sua comunicabilidade. Neste trabalho, utilizamos três métodos diferentes para calcular o índice de comunicabilidade, denominados como método Série, Exponencial e Espectral. Ao lidar com redes de estradas de cidades inteiras, que possuem milhares de nós e arestas, faz necessário realizar uma análise para compreender qual método reduz o tempo no cálculo da comunicabili- dade da rede. Para conduzir este estudo, foi necessário desenvolver habilidades em programação utilizando a linguagem Python , estudar Redes Complexas e entender como elas modelam as redes de estradas. Obtivemos dados que demonstram que o método mais efi ciente em redes geradas aleatoriamente com 34 nós e 78 arestas é o método Série. O tempo para que este método realize a medição da comunica- bilidade da rede é aproximadamente 196 vezes menor que o tempo para o método Espectral e 6 vezes menor para o método Exponencial. Este tempo é obtido quando truncamos o método Série adicionando um novo limite superior chamado k∗, cujo valor calculado para esta rede específi caé 9. Ao fazer isto, estamos conside- rando somente os passeios entre os nós da rede com tamanho de até 9 passos. Por fi m, será discutido as limitações de medir a comunicabilidade em redes de estradas reais. ABSTRACT: One of the objectives of analyzing transportation networks in a city is to fi nd ways to measure the impacts of a disaster, and these processes require high computational costs. Several metrics can be calculated in a road network, communicability is one of them. In this work, we employed three diff erent methods to calculate the com- municability index, referred to as the Series method, the Exponential method, and the Spectral method. When dealing with entire cities road networks, which consist of thousands of nodes and edges, it becomes necessary to perform an anal- ysis to understand which methods reduce the time required for communicability calculation in the network. To conduct this study, it was necessary to develop pro- gramming skills using the Python language, study Complex Networks, and grasp how they model road networks. We demonstrate data that demonstrates that the most effi cient method for randomly generated networks with 34 nodes and 78 edges is the Series method. The time taken by this method to compute the communi- cability of the network is approximately 196 times shorter than the time taken by the Spectral method and 6 times shorter than the Exponential method. This time is achieved when we truncate the Series method by introducing a new upper limit called k∗ , which is calculated to be 9 for this specifi c network. By doing so, we are considering only walks between network nodes with a size of up to 9 steps. Finally, the limitations of measuring communicability in real road networks will be discussed. We fi nish by explaining the limitations of measuring communicability in real roads networks.
ÁreaMET
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4. Condições de acesso e uso
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URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/49S7KNP
Idiomapt
Arquivo AlvoRelatorio_Final_Brenddon_Erick_Andrade_de_Oliveira.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KUATE
8JMKD3MGPDW34P/4A7NFG8
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2023/11.14.02.16 5
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.40.32 4
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel dissemination doi edition format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup recipient reportnumber schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
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