@MastersThesis{Oliveira:2018:FlCOIn,
author = "Oliveira, Raquel Ren{\'o} de",
title = "Fluxos de CO2 na interface oceano-atmosfera no Oceano
Atl{\^a}ntico Sul subtropical",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2018",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2018-07-10",
keywords = "Fluxos de CO2, interface oceano-atmosfera, Oceano Aatl{\^a}ntico
Sul, covari{\^a}ncia de v{\'o}rtices, co2 fluxes,
Ocean-atmosphere interaction, South Atlantic Ocean, eddy
covariance.",
abstract = "Neste trabalho foram estudados os fluxos de CO2 na interface
oceanoatmosfera e as vari{\'a}veis meteorol{\'o}gicas e
oceanogr{\'a}ficas que os afetam a regi{\~a}o subtropical do
Oceano Atl{\^a}ntico, buscando entender os principais
par{\^a}metros que modulam o comportamento dos fluxos de CO2
entre o oceano e a atmosfera. Para isso, foram utilizados dados de
concentra{\c{c}}{\~a}o de CO2 atmosf{\'e}rico e oce{\^a}nico
medidos in situ por analisadores de g{\'a}s infravermelho
instalados em uma torre micrometeorol{\'o}gica de proa e no
laborat{\'o}rio molhado do navio de Pesquisa
Hidro-Oceanogr{\'a}fico Vital de Oliveira (H39). Os dados foram
coletados entre os dias 27 de junho a 15 de julho de 2015, durante
o cruzeiro oceanogr{\'a}fico FORSA (Following Ocean Rings in the
South Atlantic). Os fluxos de CO2 na interface oceano-atmosfera
foram calculados a partir do m{\'e}todo da Covari{\^a}ncia de
V{\'o}rtices (CV) e o de parametriza{\c{c}}{\~o}es bulk
utilizando as velocidades de transfer{\^e}ncia de Wanninkhof
(1992 e 2014) e de Takahashi et al. (2009). Por se tratar de uma
campanha oceanogr{\'a}fica transatl{\^a}ntica, onde as
condi{\c{c}}{\~o}es oceanogr{\'a}ficas e de tempo foram muito
distintas, a {\'a}rea de estudo foi subdividida em 4
sub-regi{\~o}es (R1, R2, R3, R4). Os resultados dos fluxos de CO2
por CV, de forma geral, mostram que a {\'a}rea de estudo ao longo
da trajet{\'o}ria do navio se comportou como um sumidouro de CO2.
Por{\'e}m, as sub-regi{\~o}es responderam de formas diferentes:
(i) R1, na costa da {\'A}frica, atuou como fonte de CO2; (ii) R2
e R3, regi{\~o}es de oceano aberto, se mostraram influenciadas
pelos par{\^a}metros oceanogr{\'a}ficos e meteorol{\'o}gicos
locais e sin{\'o}ticos, apresentando tanto {\'a}reas sumidouras
quanto fontes de CO2; (iii) R4, na costa do Brasil, foi a
{\'u}nica com condi{\c{c}}{\~o}es ambientais ideais para agir
como sumidouro de CO2. Os fluxos de CO2 calculados pelas
parametriza{\c{c}}{\~o}es bulk tamb{\'e}m mostram que a
{\'a}rea de estudo age como um sumidouro de CO2. Comparando os
resultados dos dois m{\'e}todos foi encontrada uma
diferen{\c{c}}a, que indica uma necessidade de entender melhor a
contribui{\c{c}}{\~a}o oce{\^a}nica nos m{\'e}todos. Os
resultados apresentados aqui s{\~a}o, ao nosso conhecimento, a
primeira descri{\c{c}}{\~a}o dos fluxos de CO2 entre o oceano e
a atmosfera realizados atrav{\'e}s de medidas
micrometeorol{\'o}gicas em navio, para o Oceano Atl{\^a}ntico
Sul Subtropical. Sendo assim, uma contribui{\c{c}}{\~a}o
significativa para o entendimento dos processos
biogeoqu{\'{\i}}micos que ocorrem na interface oceano-atmosfera
na escala de tempo sin{\'o}tica. ABSTRACT: In this work, were
studied the CO2 fluxes at the ocean-atmosphere interface and the
meteorological and oceanographic variables that affect them in the
subtropical region of the Atlantic Ocean, seeking to understand
the main parameters that modulate the behavior of CO2 fluxes
between the ocean and the atmosphere. For this purpose, in situ
atmospheric and oceanic CO2 concentration data were measured by
infrared gas analyzers installed in a bows micrometeorological
tower and in the wet laboratory of the Hidro- Oceanographic Vital
de Oliveira (H39) research vessel. The data were collected between
June 27th and July 15th of 2015, during the oceanographic cruise
FORSA (Following Ocean Rings in the South Atlantic). The CO2
fluxes at the ocean-atmosphere interface were calculated from the
Eddy Covariance (EC) method and the bulk parameterization method -
using Wanninkhof (1992 and 2014) and Takahashi et al. (2009)
transfer velocities. Whereas it was a transatlantic oceanographic
campaign, where oceanographic and time conditions were very
different, the study area was subdivided into four subregions (R1,
R2, R3, R4). The results of CO2 fluxes by CV, in general, show
that the study area along the ship's trajectory, behaved as a CO2
sink. However, the sub-regions responded differently: (i) R1, on
the coast of Africa, acted as a source of CO2; (ii) R2 and R3,
open ocean regions, were strongly influenced by local and synoptic
oceanographic and meteorological parameters, presenting both sink
and sources areas of CO2; (iii) R4, on the coast of Brazil, was
the only one with the ideal environmental conditions to act as a
CO2 sink. The CO2 fluxes calculated by bulk parameterizations also
show that the study area acts as a CO2 sink. The difference
founded by comparing the results of the two methods, indicated a
need to better understand the ocean contribution in those methods.
The results presented here are, to our knowledge, the first
description of the CO2 fluxes between the ocean and the atmosphere
from micrometeorological measurements in a ship, in the
Subtropical South Atlantic Ocean. Thus, it is a significant
contribution to the understanding of the biogeochemical processes
that occur at the ocean-atmosphere interface in the synoptic time
scale.",
committee = "Lorenzzetti, Jo{\~a}o Antonio (presidente) and Pezzi, Luciano
Ponzi (orientador) and Souza, Ronald Buss de (orientador) and
Pacheco, Felipe Siqueira and Cunha, Leticia Cotrim da",
englishtitle = "CO2 fluxes at Ocean atmosphere interface on the sobtropical South
Atlantic",
language = "pt",
pages = "114",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/3RCD5HH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3RCD5HH",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "05 jun. 2024"
}