@PhDThesis{Rocha:2017:ImPrCo,
author = "Rocha, Adilson Cle{\'o}menes",
title = "Impacto provocado pelas condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas
sobre a carga de trabalho dos controladores de tr{\'a}fego
a{\'e}reo e sobre as emiss{\~o}es de CO2 nas {\'a}reas
terminais de S{\~a}o Paulo e Rio de Janeiro",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2017",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2017-06-19",
keywords = "emiss{\~o}es atmosf{\'e}ricas. gerenciamento de tr{\'a}fego
a{\'e}reo. carga de trabalho. simula{\c{c}}{\~a}o.
invent{\'a}rio de emiss{\~o}es. atmospheric emissions. air
traffic management. workload. simulation. emissions inventory.",
abstract = "Este trabalho estima o impacto provocado pelas
condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas sobre a carga de
trabalho dos controladores de tr{\'a}fego a{\'e}reo e sobre as
emiss{\~o}es de CO2, dentro das {\'a}reas terminais de S{\~a}o
Paulo e Rio de Janeiro, em dias espec{\'{\i}}ficos de 2014, por
meio do emprego do Total Airspace and Airport Modeller TAAM. Ele
contribui com informa{\c{c}}{\~o}es que servir{\~a}o de base
para o planejamento e a tomada de decis{\~a}o no contexto do meio
ambiente e mudan{\c{c}}as clim{\'a}ticas e do transporte
a{\'e}reo nacional, este em rela{\c{c}}{\~a}o {\`a}
seguran{\c{c}}a e efici{\^e}ncia operacional. Destaca, ainda, a
necessidade de melhorar o gerenciamento do tr{\'a}fego a{\'e}reo
com o objetivo de otimizar os custos das empresas a{\'e}reas.
Foram realizadas oito simula{\c{c}}{\~o}es, com 2.192 voos,
utilizando as configura{\c{c}}{\~o}es-padr{\~a}o do simulador.
Em todas elas, foram inseridas somente as regras de tr{\'a}fego
a{\'e}reo vigentes em 2014, al{\'e}m das a{\c{c}}{\~o}es de
gerenciamento de fluxo empregadas pelo CGNA, em n{\'{\i}}vel
nacional, durante a presen{\c{c}}a das condi{\c{c}}{\~o}es
meteorol{\'o}gicas significativas. Uma serviu de base, e, em
outras sete, foram inclu{\'{\i}}das condi{\c{c}}{\~o}es de mau
tempo em dias, hor{\'a}rios e setores espec{\'{\i}}ficos da
TMA-SP e TMA-RJ. Os resultados demonstram como a carga de trabalho
dos controladores {\'e} impactada pelos movimentos das aeronaves
nos setores da TMA-SP e da TMA-RJ em decorr{\^e}ncia do mau
tempo. Tratando-se de emiss{\~o}es de CO2, percebe-se que a
presen{\c{c}}a de condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas
adversas ao voo provoca um aumento que varia entre 9% e 13%, 8% e
15%, e 9% e 11%, na TMA-SP e na TMA-RJ juntas, somente na TMA-SP,
e somente na TMA-RJ, respectivamente. Em termos de quantidade,
isso representa valores estimados que variam entre mais de 3.900
toneladas e mais de 4.050 toneladas di{\'a}rias de CO2 na
{\'a}rea total de estudo. Algumas peculiaridades do trabalho
dever{\~a}o ser levadas em conta por parte dos interessados para
o melhor uso das informa{\c{c}}{\~o}es presentes nesta tese.
ABSTRACT: This work estimates the impact caused by weather
conditions on air traffic controllers' workload and CO2 emissions,
in the terminal areas of S{\~a}o Paulo and Rio de Janeiro, on
specific days of 2014, through the use of Total Airspace and
Airport Modeller - TAAM. It contributes with information that will
serve as a basis for planning and decision making in the context
of the environment and climate change and national air transport,
in relation to safety and operational efficiency. It also
highlights the need to improve air traffic management to optimize
airline costs. Eight simulations, with 2,192 flights, were
performed using the simulator's default settings. In all of them,
only the air traffic rules that were in effect in 2014 were
inserted, in addition to the flow management actions employed by
CGNA, at the national level, during the presence of significant
meteorological conditions. One of them served as a base, and, in
the other seven, bad weather conditions were included in days,
times and specific sectors of TMA-SP and TMA-RJ. The results
demonstrate how the workload of the controllers is impacted by
aircraft movements in the TMA-SP and TMA-RJ sectors due to bad
weather. In the case of CO2 emissions, it can be seen that the
presence of adverse weather conditions causes an increase ranging
from 9% to 13%, 8% to 15%, and 9% to 11%, in TMA-SP and TMA-RJ
together, only TMA-SP, and only TMA-RJ, respectively. In terms of
quantities, this represents estimated values ranging from more
than 3,900 tonnes to more than 4,050 tonnes of CO2 per day in the
total area of study. Some peculiarities of the work should be
taken into account by the interested parties for the best use of
the information present in this thesis.",
committee = "Sansigolo, Clovis Angeli (presidente) and Martins, Maria Paulete
Pereira (orientadora) and Ferreira, Nelson Jesuz and Ataide,
Cleiton Almeida and Barreto, Alexandre de Barros",
englishtitle = "Impact due to weather conditions on the air traffic controllers
workload and CO2 emissions in S{\~a}o Paulo and Rio de Janeiro
terminal areas",
language = "pt",
pages = "261",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3NNAGG5",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3NNAGG5",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}