@InProceedings{SilvaEscaRodrMora:2010:AnIn1ª,
author = "Silva, Luiz Tadeu da and Escada, Paulo Augusto Sobral and
Rodriguez, Daniel Andr{\'e}s and Moraes, Bruno Evangelista",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "An{\'a}lise dos indicadores da 1ª pesquisa sobre o perfil dos
usu{\'a}rios do Centro de Previs{\~a}o de Tempo e Estudos
Clim{\'a}ticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)",
year = "2010",
organization = "Congresso Brasileiro de Meteorologia, 16.",
publisher = "SBMET",
keywords = "indicadores, meteorologia.",
abstract = "O uso de indicadores como ferramenta de gest{\~a}o tem sido
recomendado por pol{\'{\i}}ticas de ci{\^e}ncia e tecnologia
{\`a}s institui{\c{c}}{\~o}es de pesquisa do Pa{\'{\i}}s, mas
ainda s{\~a}o poucos colocados em pr{\'a}tica. Este artigo
apresenta a an{\'a}lise da 1ª pesquisa sobre o perfil dos
usu{\'a}rios do Centro de Previs{\~a}o de Tempo e Estudos
Clim{\'a}ticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE), realizada entre os dias 24 de novembro de 2009 e
28 de fevereiro de 2010. A pesquisa teve como objetivo geral
consolidar o uso de indicadores de gest{\~a}o, com o
prop{\'o}sito imediato de verificar a qualidade dos produtos e
servi{\c{c}}os do CPTEC colocados {\`a} disposi{\c{c}}{\~a}o
na internet (http://www.cptec.inpe.br/) a usu{\'a}rios - pessoas
f{\'{\i}}sicas e jur{\'{\i}}dicas - do Brasil e do exterior.
Buscou-se identificar necessidades de melhoria,
corre{\c{c}}{\~a}o e ajustes de seus servi{\c{c}}os e produtos.
Um question{\'a}rio eletr{\^o}nico, em portugu{\^e}s,
ingl{\^e}s e espanhol, foi enviado a um universo de 11.139
usu{\'a}rios cadastrados no CPTEC, considerando, no entanto,
2.791 respostas {\'u}teis para efeito de an{\'a}lise. O
question{\'a}rio foi estruturado de forma a obter respostas que
permitissem consolidar os seguintes indicadores:
caracteriza{\c{c}}{\~a}o dos usu{\'a}rios participantes;
gest{\~a}o (estimativas de gera{\c{c}}{\~a}o de economia e de
contrata{\c{c}}{\~a}o de recursos humanos); servi{\c{c}}os e
produtos (como foram aplicados); e qualidade
(satisfa{\c{c}}{\~a}o e grau de facilidade de acesso aos
produtos e servi{\c{c}}os). O erro amostral calculado para a
pesquisa foi de 1,6% para mais ou para menos, com um
n{\'{\i}}vel de confiabilidade de 95,5% sobre os resultados
obtidos.",
conference-location = "Belem, PA",
conference-year = "13-17 set 2010",
copyholder = "SID/SCD",
language = "pt",
organisation = "SBMET",
targetfile = "Silva_Analise dos indicadores.pdf",
urlaccessdate = "16 jun. 2024"
}