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@TechReport{TrigoloSouz:2000:ApTeCo,
               author = "Trigolo, Adriana and Souza, Luiz Carlos Gadelha de",
                title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o da teoria de controle linear na an{\'a}lise 
                         do sistema de controle de um sat{\'e}lite artificial",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2000",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "controle linear, sat{\'e}lite artificial.",
             abstract = "Neste trabalho os conceitos b{\'a}sicos da teoria de controle 
                         linear s{\~a}o aplicados para a an{\'a}lise do sistema de 
                         controle de atitude de um sat{\'e}lite artificial. O sistema de 
                         controle estudado utiliza como atuador uma roda de 
                         rea{\c{c}}{\~a}o, cujo vetor momento angular gerado tem 
                         liberdade de movimento de rota{\c{c}}{\~a}o em torno de dois 
                         eixos perpendiculares entre si, isto {\'e}, a roda tem dois graus 
                         de liberdade. Este tipo de montagem, conhecida como 
                         {"}doublegimb{\~a}ed wheel system{"} permite que sejam gerados 
                         torques de controle em torno dos tr{\^e}s eixos do sat{\'e}lite, 
                         embora, o controle da velocidade angular da roda seja feito 
                         somente em torno de dois eixos. Atrav{\'e}s do dimensionamento da 
                         roda e da correta sele{\c{c}}{\~a}o de sua velocidade angular, 
                         {\'e} poss{\'{\i}}vel cancelar os torques perturbadores, por 
                         meio da troca de momento angular com o sat{\'e}lite, restando 
                         realizar somente ajustes peri{\'o}dicos do momento angular para o 
                         controle dos torques perturbadores seculares. Um outro aspecto 
                         importante desta estrat{\'e}gia de controle est{\'a} associada a 
                         necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o de somente dois sensores de 
                         atitude, fato que muito simplifica o sistema de controle. A 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o do desempenho do sistema {\'e} feita no 
                         modo de opera{\c{c}}{\~a}o nominal, onde os efeitos do torques 
                         perturbadores s{\~a}o mais relevantes. Propriedades como massa, 
                         dimens{\~o}es do sat{\'e}lite e seus requisitos de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o s{\~a}o considerados para um sat{\'e}lite 
                         do tipo geoestacion{\'a}rio. O torque perturbador considerado 
                         {\'e} devido a press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar. As 
                         condi{\c{c}}{\~o}es para a estabilidade do sistema foi 
                         verificada atrav{\'e}s da fun{\c{c}}{\~a}o transferencia do 
                         sistema. 0 desempenho do sistema de controle foi analisado 
                         avaliando a resposta do sistema a torques perturbadores impulsivos 
                         e a condi{\c{c}}{\~o}es iniciais arbitrarias. Tais 
                         simula{\c{c}}{\~o}es mostraram que a estrat{\'e}gia de controle 
                         empregada foi capaz de amortecer as oscila{\c{c}}{\~o}es 
                         iniciais e controlar a atitude do sat{\'e}lite num intervalo de 
                         tempo menor do que cinco minutos.",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "41",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/46CAAMH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/46CAAMH",
           targetfile = "Trigolo_aplicacao.pdf",
        urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}


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