@TechReport{TrigoloSouz:2000:ApTeCo,
author = "Trigolo, Adriana and Souza, Luiz Carlos Gadelha de",
title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o da teoria de controle linear na an{\'a}lise
do sistema de controle de um sat{\'e}lite artificial",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2000",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "controle linear, sat{\'e}lite artificial.",
abstract = "Neste trabalho os conceitos b{\'a}sicos da teoria de controle
linear s{\~a}o aplicados para a an{\'a}lise do sistema de
controle de atitude de um sat{\'e}lite artificial. O sistema de
controle estudado utiliza como atuador uma roda de
rea{\c{c}}{\~a}o, cujo vetor momento angular gerado tem
liberdade de movimento de rota{\c{c}}{\~a}o em torno de dois
eixos perpendiculares entre si, isto {\'e}, a roda tem dois graus
de liberdade. Este tipo de montagem, conhecida como
{"}doublegimb{\~a}ed wheel system{"} permite que sejam gerados
torques de controle em torno dos tr{\^e}s eixos do sat{\'e}lite,
embora, o controle da velocidade angular da roda seja feito
somente em torno de dois eixos. Atrav{\'e}s do dimensionamento da
roda e da correta sele{\c{c}}{\~a}o de sua velocidade angular,
{\'e} poss{\'{\i}}vel cancelar os torques perturbadores, por
meio da troca de momento angular com o sat{\'e}lite, restando
realizar somente ajustes peri{\'o}dicos do momento angular para o
controle dos torques perturbadores seculares. Um outro aspecto
importante desta estrat{\'e}gia de controle est{\'a} associada a
necessidade de utiliza{\c{c}}{\~a}o de somente dois sensores de
atitude, fato que muito simplifica o sistema de controle. A
avalia{\c{c}}{\~a}o do desempenho do sistema {\'e} feita no
modo de opera{\c{c}}{\~a}o nominal, onde os efeitos do torques
perturbadores s{\~a}o mais relevantes. Propriedades como massa,
dimens{\~o}es do sat{\'e}lite e seus requisitos de
opera{\c{c}}{\~a}o s{\~a}o considerados para um sat{\'e}lite
do tipo geoestacion{\'a}rio. O torque perturbador considerado
{\'e} devido a press{\~a}o de radia{\c{c}}{\~a}o solar. As
condi{\c{c}}{\~o}es para a estabilidade do sistema foi
verificada atrav{\'e}s da fun{\c{c}}{\~a}o transferencia do
sistema. 0 desempenho do sistema de controle foi analisado
avaliando a resposta do sistema a torques perturbadores impulsivos
e a condi{\c{c}}{\~o}es iniciais arbitrarias. Tais
simula{\c{c}}{\~o}es mostraram que a estrat{\'e}gia de controle
empregada foi capaz de amortecer as oscila{\c{c}}{\~o}es
iniciais e controlar a atitude do sat{\'e}lite num intervalo de
tempo menor do que cinco minutos.",
affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "41",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/46CAAMH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/46CAAMH",
targetfile = "Trigolo_aplicacao.pdf",
urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}