@TechReport{MoreiraRicc:2006:CoAtPe,
author = "Moreira, Tiago Granato and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
title = "Controle de atitude para pequenos sat{\'e}lites utilizando apenas
torqueadores magn{\'e}ticos",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2006",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "controle de atitude, sat{\'e}lites.",
abstract = "O n{\'u}mero de lan{\c{c}}amentos de sat{\'e}lites vem
crescendo ano a ano e com isso a busca de um controle de atitude
confi{\'a}vel e de baixo custo tornou-se um objetivo a ser
perseguido. As t{\'e}cnicas tradicionais baseiam-se em sistemas
com volantes de in{\'e}rcia que em geral s{\~a}o grandes e
pesados, e convivem com o problema da dessatura{\c{c}}{\~a}o das
rodas quando elas atingem seu limite. O primeiro controle baseado
em torqueadores magn{\'e}ticos tinha o papel de atuar como um
dispositivo de desacelera{\c{c}}{\~a}o de volantes de
in{\'e}rcia. Recentemente, com o desenvolvimento da tecnologia
microeletr{\^o}nica, o sistema de controle de atitude utilizando
apenas torqueadores magn{\'e}ticos tornou-se vi{\'a}vel e
funciona em v{\'a}rios sat{\'e}lites de comunica{\c{c}}{\~a}o
comerciais que orbitam a Terra. O que {\'e} de interesse nesse
trabalho, entretanto, {\'e} obter uma lei de controle eficiente
que estabilize sat{\'e}lites com o objetivo de que cumpram suas
miss{\~o}es. A dificuldade {\'e} que o torque magn{\'e}tico
pode ser gerado apenas no plano perpendicular ao campo
magn{\'e}tico externo, o que significa que o momento angular na
dire{\c{c}}{\~a}o do campo magn{\'e}tico n{\~a}o pode ser
controlado num instante espec{\'{\i}}fico. Entretanto, o sistema
{\'e} perfeitamente control{\'a}vel dentro de um intervalo de
tempo uma vez que a dire{\c{c}}{\~a}o do campo vetorial de
controle se altera com o tempo. Para a obten{\c{c}}{\~a}o dos
resultados desejados, introduz-se o controlador linear
quadr{\'a}tico para o modelo linearizado. Os resultados das
simula{\c{c}}{\~o}es para este m{\'e}todo mostram que ele
funciona bem para manobras envolvendo pequenos {\^a}ngulos de
atitude. Entretanto, este n{\~a}o {\'e} o caso para manobras
envolvendo grandes {\^a}ngulos de atitude. Com o objetivo de
obter estabiliza{\c{c}}{\~a}o em manobras envolvendo grandes
deslocamentos angulares {\'e} proposto um m{\'e}todo linear
quadr{\'a}tico modificado.",
affiliation = "{Universidade Federal de Itajub{\'a} (UNIFEI)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "30",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42UPGBS",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42UPGBS",
targetfile = "Tiago Granato.pdf",
urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}