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@InProceedings{MoreiraRicc:2006:CoAtPe,
               author = "Moreira, Tiago Granato and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
          affiliation = "{Universidade Federal de Itajuba - UNIFEI} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Controle de atitude para pequenos sat{\'e}lites utilizando apenas 
                         torqueadores magn{\'e}ticos",
                 year = "2006",
                pages = "30 p.",
         organization = "Sicinpe - 2006.",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O n{\'u}mero de lan{\c{c}}amentos de sat{\'e}lites vem 
                         crescendo ano a ano e com isso a busca de um controle de atitude 
                         confi{\'a}vel e de baixo custo tornou-se um objetivo a ser 
                         perseguido. As t{\'e}cnicas tradicionais baseiam-se em sistemas 
                         com volantes de in{\'e}rcia que em geral s{\~a}o grandes e 
                         pesados, e convivem com o problema da dessatura{\c{c}}{\~a}o das 
                         rodas quando elas atingem seu limite. O primeiro controle baseado 
                         em torqueadores magn{\'e}ticos tinha o papel de atuar como um 
                         dispositivo de desacelera{\c{c}}{\~a}o de volantes de 
                         in{\'e}rcia. Recentemente, com o desenvolvimento da tecnologia 
                         microeletr{\^o}nica, o sistema de controle de atitude utilizando 
                         apenas torqueadores magn{\'e}ticos tornou-se vi{\'a}vel e 
                         funciona em v{\'a}rios sat{\'e}lites de comunica{\c{c}}{\~a}o 
                         comerciais que orbitam a Terra. O que {\'e} de interesse nesse 
                         trabalho, entretanto, {\'e} obter uma lei de controle eficiente 
                         que estabilize sat{\'e}lites com o objetivo de que cumpram suas 
                         miss{\~o}es. A dificuldade {\'e} que o torque magn{\'e}tico 
                         pode ser gerado apenas no plano perpendicular ao campo 
                         magn{\'e}tico externo, o que significa que o momento angular na 
                         dire{\c{c}}{\~a}o do campo magn{\'e}tico n{\~a}o pode ser 
                         controlado num instante espec{\'{\i}}fico. Entretanto, o sistema 
                         {\'e} perfeitamente control{\'a}vel dentro de um intervalo de 
                         tempo uma vez que a dire{\c{c}}{\~a}o do campo vetorial de 
                         controle se altera com o tempo. Para a obten{\c{c}}{\~a}o dos 
                         resultados desejados, introduz-se o controlador linear 
                         quadr{\'a}tico para o modelo linearizado. Os resultados das 
                         simula{\c{c}}{\~o}es para este m{\'e}todo mostram que ele 
                         funciona bem para manobras envolvendo pequenos {\^a}ngulos de 
                         atitude. Entretanto, este n{\~a}o {\'e} o caso para manobras 
                         envolvendo grandes {\^a}ngulos de atitude. Com o objetivo de 
                         obter estabiliza{\c{c}}{\~a}o em manobras envolvendo grandes 
                         deslocamentos angulares {\'e} proposto um m{\'e}todo linear 
                         quadr{\'a}tico modificado.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
           copyholder = "SID/SCD",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "Moreira_controle.pdf",
        urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}


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