@TechReport{CastroRicc:2014:EsEsSa,
author = "Castro, Renan Carlos de and Ricci, M{\'a}rio C{\'e}sar",
title = "Estudo da estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin contendo um
amortecedor de nuta{\c{c}}{\~a}o tipo massa-mola na plataforma",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2014",
type = "RDP",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "sat{\'e}lites, amortecedor.",
abstract = "O objetivo final deste trabalho, o qual tem prazo para
finaliza{\c{c}}{\~a}o em julho de 2015, {\'e} apresentar um
estudo sobre a estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin contendo
um amortecedor de nuta{\c{c}}{\~a}o do tipo massa-mola na
plataforma. O sat{\'e}lite dual-spin {\'e} de grande interesse
para engenharia e tecnologia de sat{\'e}lites. Alguns
sat{\'e}lites de sensoriamento remoto e de
comunica{\c{c}}{\~a}o possuem partes rotativas que podem ser
representadas pelo esquema dual-spin. Essa denomina{\c{c}}{\~a}o
{\'e} dada a sat{\'e}lites que combinam as vantagens de uma
plataforma orientada e de um rotor encarregado de manter a rigidez
girosc{\'o}pica. Para efeito de estabiliza{\c{c}}{\~a}o em
torno do eixo de menor momento de in{\'e}rcia um dispositivo
dissipador de energia deve ser inclu{\'{\i}}do na parte
orientada. As equa{\c{c}}{\~o}es do movimento podem ser obtidas
pelo m{\'e}todo direto de Newton ou pelo m{\'e}todo indireto,
atrav{\'e}s da energia cin{\'e}tica total do sistema e
utilizando as equa{\c{c}}{\~o}es de Lagrange para coordenadas
generalizadas e para quase-coordenadas. At{\'e} o presente
momento foi obtida toda a base te{\'o}rica necess{\'a}ria para o
desenvolvimento do projeto, atrav{\'e}s de estudos preliminares.
Tamb{\'e}m foram obtidas as tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es
n{\~a}o lineares de movimento, para torque externo nulo, usando o
m{\'e}todo de Newton. O objetivo agora {\'e} obter as mesmas
equa{\c{c}}{\~o}es usando as equa{\c{c}}{\~o}es de Lagrange
para coordenadas generalizadas e para quase-coordenadas. {\`A}s
tr{\^e}s equa{\c{c}}{\~o}es devem ser anexadas mais duas
associadas com o torque sobre o rotor e com o balan{\c{c}}o de
for{\c{c}}as no amortecedor, resultando um sistema com 5
equa{\c{c}}{\~o}es e 5 inc{\'o}gnitas. A seguir ser{\~a}o
obtidas as equa{\c{c}}{\~o}es linearizadas em torno das
condi{\c{c}}{\~o}es nominais de opera{\c{c}}{\~a}o. O
m{\'e}todo de Routh ser{\'a} utilizado para testar a
estabilidade do sistema linear e as condi{\c{c}}{\~o}es para a
estabilidade ser{\~a}o obtidas. Apesar de fornecer
subs{\'{\i}}dios fundamentais para a compreens{\~a}o da
estabilidade em sat{\'e}lites dual-spin a an{\'a}lise
desenvolvida at{\'e} aqui {\'e} um pouco restritiva quanto a
quest{\~a}o do amortecimento. Para finalizar o trabalho
pretende-se, se o tempo assim o permitir, aplicar a abordagem do
sumidouro de energia para obter as condi{\c{c}}{\~o}es de
estabilidade de um sat{\'e}lite dual-spin com
dissipa{\c{c}}{\~a}o de energia no rotor e na plataforma.",
affiliation = "FATESF and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
pages = "43",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/42QM98L",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42QM98L",
targetfile = "Renan Carlos de Castro.pdf",
urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}