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@MastersThesis{Flora:1995:PrSiCo,
               author = "Flora, Alexandre Lopes",
                title = "Projeto de um sistema de controle de atitude de um sat{\'e}lite 
                         com ap{\^e}ndices flex{\'{\i}}veis pelos m{\'e}todos LQG/LTR e 
                         H-infinito",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "1995",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "1995-05-04",
             keywords = "x.",
             abstract = "Neste trabalho desenvolve-se o modelo de um sat{\'e}lite 
                         constituido por uma plataforma r{\'{\i}}gida {\`a} qual 
                         est{\~a}o ligados ap{\^e}ndices flex{\'{\i}}veis. Definido o 
                         modelo do sat{\'e}lite projeta-se um sistema de controle de 
                         atitude atrav{\'e}s dos m{\'e}todos LQG/LTR e H-infinito. No 
                         modelamento segue-se uma abordagem lagrangeana e aplica-se uma 
                         discretiza{\c{c}}{\~a}o atrav{\'e}s do m{\'e}todo dos modos 
                         assumidos. Uma vez obtida as equa{\c{c}}{\~o}es do movimento, 
                         resolve-se o problema do autovalor associado e o sistema {\'e} 
                         escrito na forma modal de vari{\'a}veis de estados. Os 
                         ap{\^e}ndices flex{\'{\i}}veis s{\~a}o tratados como barras 
                         unidimensionais do tipo engastada-livre podendo ser considerados 
                         at{\'e} cinco modos de vibra{\c{c}}{\~a}o. O modelo {\'e} 
                         analisado a partir dos acoplamentos din{\^a}micos, modos de 
                         vibra{\c{c}}{\~a}o e resposta no tempo a um impulso aplicado em 
                         um de seus eixos principais. Os movimentos anti-sim{\'e}tricos 
                         dos ap{\^e}ndices ocorrem devido a perturba{\c{c}}{\~o}es nas 
                         vari{\'a}veis de rota{\c{c}}{\~a}o. Os movimentos 
                         sim{\'e}tricos dos ap{\^e}ndices ocorrem devido a 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es nas vari{\'a}veis de 
                         transla{\c{c}}{\~a}o. Os m{\'e}todos de controle s{\~a}o 
                         abordados conforme conceitos de ganhos principais de malha aberta 
                         e de malha fechada. O projeto do sistema de controle {\'e} 
                         desenvolvido com a aplica{\c{c}}{\~a}o dos dois m{\'e}todos 
                         (LQG/LTR e H oo) ao modelo do sat{\'e}lite obtido 
                         (considerando-se dois ap{\^e}ndices e um modo de 
                         vibra{\c{c}}{\~a}o). Os m{\'e}todos de controle s{\~a}o 
                         analisados a partir da resposta em frequ{\^e}ncia (curvas dos 
                         ganhos principais das fun{\c{c}}{\~o}es sensibilidade e 
                         sensibilidade complementar) e da resposta no tempo (face {\`a}s 
                         fun{\c{c}}{\~o}es impulso e salto aplicadas em um de seus eixos 
                         principais). Ambos os controladores obtidos apresentaram boas 
                         caracter{\'{\i}}sticas quanto aos requisitos de estabilidade, 
                         sensibilidade e robustez e largura de faixa. Testes com diferentes 
                         condi{\c{c}}{\~o}es iniciais foram aplicados a diferentes 
                         configura{\c{c}}{\~o}es (sat{\'e}lite sem controle, 
                         sat{\'e}lite com controle projetado pelo LQG/LTR e sat{\'e}lite 
                         com controle projetado pelo H-infinito). Ambos os controladores 
                         apresentaram bom desempenho e efic{\'a}cia no controle de atitude 
                         do sat{\'e}lite. O controlador projetado pelo m{\'e}todo 
                         H-infinito embora de maior ordem que o projetado pelo LQG/LTR 
                         dispendeu menores esfor{\c{c}}os para o controle de atitude. 
                         ABSTRACT: This work develops a model for a satellite comprised of 
                         a rigid platform and flexible appendages. Once defined the 
                         computational model for the satellite its attitude control system 
                         is designed through two methods: the Linear Quadratic Gaussian - 
                         Loop Transfer Recovery (LQG/LTR) and the H-infinit. The satellite 
                         model is built following the Lagrangean approach. A discretization 
                         is applied through the assumed-modes method. Once defmed the 
                         equations of motion the eigenvalue problem is solved. So the 
                         system can be written in its modal state space form. The flexible 
                         appendages are treated as clamped-free bars. It can be considered 
                         until five mode shapes. The model is verified by the analyses of 
                         its dynamic coupling, mode shapes and time response to an angular 
                         impulse applied to one of its principal axis. The symmetric 
                         movement of the appendages are due to perturbations ou its 
                         translation variables. The asymmetric movement of the appendages 
                         are due to perturbations ou its rotational variables. The control 
                         methods are treated according to a principal gains approach (open 
                         loop gains and closed loop gains). The control design is performed 
                         applying the two methods to a satellite with two appendages (it is 
                         taken account one mode shape). The control results are analyzed by 
                         the frequency response (principal gains curves of the sensitivity 
                         and complementary sensitivity functions) and time response (due to 
                         an angular impulse applied to one of the satellite principal 
                         axis). Both the controller designed show good characteristics 
                         compared to the specifications of stability, sensitivity, 
                         robustness and bandwidth. Different satellite configuration were 
                         submitted to a set o tests in time domain. Controllers designed by 
                         lqg spent more effort in attitude controlling than controllers 
                         designed by h-infinit. The attitude control is accomplished 
                         despite of the flexible appendage vibration.",
            committee = "Martins Neto, Antonio F{\'e}lix (presidente) and Souza, Dr. Luis 
                         Carlos Gadelha de (orientador) and Oliveira e Souza, Marcelo Lopes 
                         de and Boruszewski, Wolodymir and Louren{\c{c}}{\~a}o, Paulo 
                         Tadeu de Mello",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "x",
             language = "pt",
                pages = "223",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34T/48APMQS",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/48APMQS",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "15 jun. 2024"
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