Fechar

@MastersThesis{Valdivia:2007:InFlDe,
               author = "Valdivia, Rolf Henry Vargas",
                title = "Influ{\^e}ncia da flexibilidade no desempenho do sistema de 
                         controle de atitude de um sat{\'e}lite 
                         r{\'{\i}}gido/flex{\'{\i}}vel",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2007",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2005-02-15",
             keywords = "estruturas flex{\'{\i}}veis, estima{\c{c}}{\~a}o de estados, 
                         controle multivari{\'a}vel, controle lqg, controle lqg/ltr, 
                         flexible structures, state estimation, multivariable control, LQG 
                         control, LQG/LTR control.",
             abstract = "Este trabalho tem como principal objetivo investigar a 
                         influ{\^e}ncia da flexibilidade no desempenho do sistema de 
                         controle de atitude de um sat{\'e}lite 
                         R{\'{\i}}gido/Flex{\'{\i}}vel. Para isso {\'e} desenvolvido 
                         um modelo de um sat{\'e}lite constitu{\'{\i}}do por uma 
                         estrutura r{\'{\i}}gida central {\`a} qual est{\~a}o ligados 
                         dois ap{\^e}ndices flex{\'{\i}}veis. A lei de controle com o 
                         melhor desempenho {\'e} projetada aplicando-se o m{\'e}todo do 
                         Regulador Linear Quadr{\'a}tico (LQR), do Regulador Linear 
                         Gaussiano (LQG), e do Regulador LQG com Loop Transfer Recovery 
                         (LQG/LTR). No modelamento utiliza-se a abordagem lagrangeana e 
                         aplica-se uma discretiza{\c{c}}{\~a}o atrav{\'e}s do 
                         m{\'e}todo dos modos assumidos. Obtidas as equa{\c{c}}{\~o}es 
                         de movimento, resolve-se o problema do autovalor associado 
                         obtendo-se as frequ{\^e}ncias naturais dos pain{\'e}is. Em 
                         seguida o modelo {\'e} escrito na forma modal de vari{\'a}veis 
                         de estados. Os ap{\^e}ndices flex{\'{\i}}veis s{\~a}o tratados 
                         como vigas unidimensionais na configura{\c{c}}{\~a}o 
                         engastada-livre, considera-se os dois primeiros modos de 
                         vibra{\c{c}}{\~a}o e movimentos de rota{\c{c}}{\~a}o da 
                         estrutura nos eixos y e z. A lei de controle baseada no 
                         m{\'e}todo LQR mostrou-se com um bom desempenho quando todos os 
                         estados s{\~a}o considerados na realimenta{\c{c}}{\~a}o. Mas 
                         como esta realimenta{\c{c}}{\~a}o n{\~a}o {\'e} 
                         poss{\'{\i}}vel na pr{\'a}tica, isto {\'e}, as coordenadas 
                         flex{\'{\i}}veis e suas taxas de varia{\c{c}}{\~a}o temporal 
                         n{\~a}o s{\~a}o mensur{\'a}veis devido ao fato da n{\~a}o 
                         haver sensores nas partes flex{\'{\i}}veis do sat{\'e}lite, 
                         prop{\~o}e-se utilizar um filtro de Kalman para estimar estas 
                         coordenadas a partir de medidas do corpo r{\'{\i}}gido 
                         ({\^a}ngulo e velocidade angular) e realimentar estes estados 
                         (t{\'e}cnica LQG). Para recuperar o bom desempenho obtido com a 
                         lei baseada no LQR e degradado com a introdu{\c{c}}{\~a}o do 
                         filtro emprega-se ent{\~a}o a t{\'e}cnica LQG/LTR. Os resultados 
                         obtidos nas simula{\c{c}}{\~o}es num{\'e}ricas mostram que esta 
                         t{\'e}cnica {\'e} bastante adequada para manter e recuperar as 
                         boas propriedades de desempenho da lei de controle projetadas pelo 
                         LQR. Para melhor entender a influ{\^e}ncia das matrizes de pesos 
                         envolvidas no {\'{\i}}ndice de desempenho dos m{\'e}todos 
                         empregados, foram feitas simula{\c{c}}{\~o}es com diferentes 
                         pondera{\c{c}}{\~o}es nos estados (matriz Q) e na 
                         pondera{\c{c}}{\~a}o da lei de controle (matriz R), procurando 
                         um controlador que cumprisse os requisitos de desempenho 
                         estabelecidos. Finalmente, cabe ressaltar que n{\~a}o {\'e} do 
                         conhecimento do autor at{\'e} o presente momento, a 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o do filtro de Kalman para 
                         estima{\c{c}}{\~a}o de estados flex{\'{\i}}veis n{\~a}o 
                         mensur{\'a}veis {\`a} partir das medidas de corpo 
                         r{\'{\i}}gido ({\^a}ngulo e velocidade angular) como a 
                         empregada neste trabalho, sendo, portanto esta 
                         investiga{\c{c}}{\~a}o uma das principais 
                         contribui{\c{c}}{\~o}es deste trabalho. ABSTRACT: The main 
                         objective of this work is to investigate the influence of the 
                         flexibility in the performance of the attitude control system of a 
                         Rigid/Flexible satellite. For that is developed a satellite model 
                         constituted by a central rigid structure to which are connected 
                         two flexible appendices. The control law with the best performance 
                         is projected applying the Linear Quadratic Regulator (LQR) method, 
                         the Linear Quadratic Gaussian (LQG) method, and LQG with Loop 
                         Transfer Recovery (LQG/LTR). The satellite model is built 
                         following the Lagrangean approach. A discretization is applied 
                         using the assumed-modes method. Once defined the equations of 
                         motion the associated eigenvalue problem is solved obtaining the 
                         natural frequencies of the panels. Then the system is written in 
                         its modal state space form. The flexible appendages are treated as 
                         unidimensional beams in a clamped-free configuration, it is 
                         considered the first two modes of vibration and rotational 
                         movements of the structure about the axes y and z. The control law 
                         based on LQR method shows a good performance when all of the 
                         states are considered in the feedback. But this feedback is not 
                         possible in the practice, that is, the flexible coordinates and 
                         its rates of variation are not measured due to the fact of not 
                         having sensors in the flexible parts of the satellite, therefore, 
                         it is proposed to estimate these coordinates from measures of the 
                         rigid parts (angle and angular velocity) and feedback these states 
                         (LQG method). To recovery the good performance obtained with the 
                         law based in the LQR and degraded with the introduction of the 
                         filter, it is employed the technique known as LQG/LTR. The results 
                         obtained in numerical simulations have shown that this technique 
                         is adequate enough for maintain and recuperate the good properties 
                         of performance of the control law projected by the LQR. For a 
                         better understanding of the influence of the weights matrix 
                         involved in the performance index of the employed approaches, were 
                         done simulations with dierent weights in the states (matrix Q) and 
                         in the control law (matrix R), in order to find a controller that 
                         fulfilled the requirements of performance established. Finally, it 
                         stands out that is not of the authors knowledge until the present 
                         moment, the use of the Kalman filter methodology to estimate 
                         nonmeasured flexible states beginning with the measures of rigid 
                         body (angle and angular velocities) as employed in this work, 
                         being, therefore, that investigation one of the main contributions 
                         of this work.",
            committee = "Kuga, H{\'e}lio Koiti (presidente) and Souza, Luis Carlos Gadelha 
                         de (orientador) and Fonseca, Ijar Milagre da and Fenill, 
                         Andr{\'e}",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Influence of the flexibility in the performance of a attitude 
                         control system of a rigid/flexible satellite",
             language = "pt",
                pages = "105",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3r59YD7/FJkfB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YD7/FJkfB",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}


Fechar