@MastersThesis{ArantesJúnior:2005:EsCoTé,
author = "Arantes J{\'u}nior, Gilberto",
title = "Estudo comparativo de t{\'e}cnicas de controle de atitude em
tr{\^e}s eixos para sat{\'e}lites artificiais",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2005",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2005-02-23",
keywords = "estabiliza{\c{c}}{\~a}o de ve{\'{\i}}culos espaciais, controle
de atitude, estabiliza{\c{c}}{\~a}o em tr{\^e}s eixos, rodas de
rea{\c{c}}{\~a}o, controle magn{\'e}tico, spacecraft stability,
attitude control, three axis stabilization, reaction wheels,
magnetic control.",
abstract = "Neste trabalho prop{\~o}e-se um estudo sobre t{\'e}cnicas de
controle de atitude para sat{\'e}lites estabilizados em tr{\^e}s
eixos e, atrav{\'e}s da modelagem e simula{\c{c}}{\~a}o
computacional, analisar, comparar e fazer um estudo de
alternativas/viabilidade de sistemas de controle de atitude (ACS)
em tr{\^e}s eixos, com base nos requisitos de miss{\~o}es
espaciais. Para o estudo de alternativas/viabilidade dos sistemas
de controle de atitude foi realizado um estudo comparativo de
diferentes t{\'e}cnicas de controle, utilizadas para
estabiliza{\c{c}}{\~a}o de sat{\'e}lites em tr{\^e}s eixos,
utilizando-se diferentes atuadores, tais como: 1) rodas (de
rea{\c{c}}{\~a}o e volantes de {in{\'e}rcia);} 2) bobinas
magn{\'e}ticas. Os procedimentos de estabiliza{\c{c}}{\~a}o
estudados foram: 1) controle de atitude em tr{\^e}s eixos
utilizando rodas (de rea{\c{c}}{\~a}o e volantes de
in{\'e}rcia) e bobinas {magn{\'e}ticas;} 2) controle de atitude
em tr{\^e}s eixos utilizando apenas bobinas magn{\'e}ticas.
Foram utilizados a teoria do Regulador Linear Quadr{\'a}tico
(LQR) e Regulador Quadr{\'a}tico Gaussiano (LQG) e controladores
n{\~a}o lineares baseados em energia (energy based control) para
o desenvolvimento do projeto de controle no modo de
estabiliza{\c{c}}{\~a}o. A teoria do LQR rastreio (tracking) e o
controlador Proporcional Derivativo (PD) foram usados no modo de
aquisi{\c{c}}{\~a}o de atitude. Para a fase de
redu{\c{c}}{\~a}o da velocidade angular (detumbling) foi
utilizado o controlador de Wisniewski ou Bdot. As diferentes
configura{\c{c}}{\~o}es dos ACS s{\~a}o discutidas, comparadas
e analisadas, visando avaliar o desempenho dos procedimentos de
controle aqui desenvolvidos para os modos de detumble,
estabiliza{\c{c}}{\~a}o e aquisi{\c{c}}{\~a}o da atitude. A
formula{\c{c}}{\~a}o obtida nesse trabalho foi aplicada no
controle de atitude do sat{\'e}lite brasileiro EQUARS (Equatorial
Atmosphere Research Satellite), que motivou este trabalho. Os
resultados obtidos atendem as especifica{\c{c}}{\~o}es e os
requisitos do sat{\'e}lite. ABSTRACT: This work deals with the
study of attitude control techniques for three axes stabilized
satellite, and through modeling and computational simulation,
analyze, compare and develop a feasibility study for attitude
control system based on space missions requirements. The attitude
control system feasibility study is carried out by using dierent
control techniques for satellite three-axis stabilization, and
dierent actuators such as 1) reaction wheels and momentum
{wheels;} 2) torque coils. The procedures used for stabilization
were: 1) Three axis attitude control by using reaction wheels and
momentum wheels combined with torque {coils;} 2) Three axis
attitude control by using torque coils only. Each of these
technique was implemented in computer for the attitude control
simulations. The control law was based on the Linear Regulator
Quadratic (LQR) and Linear Quadratic Gaussian (LQG) for linear
systems and on energy based control for no linear systems. These
techniques were used for the stabilization mode. The LQR tracking
and the proportional derivative (PD) techniques were used for the
acquisition mode. The Wisniewski or Bdot approach has been used
for detumblig phase. The dierent configuration results for the
control modes are analyzed and discussed in terms of the
performance of the control procedures associated with the attitude
control modes (detumble, stabilization and acquisition). The
control formulation has been applied for the brazilian satellite
EQUARS (Equatorial Atmosphere Research Satellite). The results
comply with the satellite specification and requirements.",
committee = "Lopes, Roberto Vieira da Fonseca (presidente) and Fonseca, Ijar
Milagre da (orientador) and Ricci, Mario Cesar and Kuga,
H{\'e}lio Koiti and Zanardi, Maria Cec{\'{\i}}lia Fran{\c{c}}a
de Paula",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "Comparative study of three axes attitude control techniques for
artificial satellites",
language = "pt",
pages = "201",
ibi = "6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/Fpcu9",
url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/Fpcu9",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "15 jun. 2024"
}