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@InProceedings{AdinolfiSouz:2011:DiPrSo,
               author = "Adinolfi, Alessandro Gon{\c{c}}alves and Souza, Marcelo Lopes de 
                         Oliveira e",
          affiliation = "{} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Uma discuss{\~a}o preliminar sobre o uso de engenharia de 
                         requisitos para reduzir riscos no desenvolvimento de futuros 
                         sistemas de navega{\c{c}}{\~a}o aeron{\'a}utica",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2011",
         organization = "Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais, 2. (WETE).",
            publisher = "INPE",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Setores de Atividade: Transporte a{\'e}reo.}",
             keywords = "CNS-ATM, Sistemas de Navega{\c{c}}{\~a}o Global por 
                         Sat{\'e}lite, Engenharia de Sistemas, Engenharia Baseada em 
                         Requisitos.",
             abstract = "O crescente uso de Sistemas Globais de Navega{\c{c}}{\~a}o por 
                         Sat{\'e}lite-GNSS em Sistemas de Navega{\c{c}}{\~a}o 
                         Aeron{\'a}uticaANS futuros {\'e} uma tend{\^e}ncia atual nas 
                         comunidades aeron{\'a}uticas de opera{\c{c}}{\~a}o e 
                         regula{\c{c}}{\~a}o. Esta tend{\^e}ncia implica a 
                         ado{\c{c}}{\~a}o de elementos e intera{\c{c}}{\~o}es de um 
                         grau de complexidade que {\'e} ainda discutido ao redor do mundo. 
                         Tal realidade apresenta uma situa{\c{c}}{\~a}o de conflito em 
                         que, de um lado h{\'a} uma cont{\'{\i}}nua discuss{\~a}o e uma 
                         evolu{\c{c}}{\~a}o ainda acentuada da base de requisitos; e do 
                         outro, h{\'a} a demanda da ind{\'u}stria em apresentar 
                         solu{\c{c}}{\~o}es de sistemas que atendam {\`a}s operadoras e 
                         usu{\'a}rios. Este conflito exp{\~o}e a ind{\'u}stria a maiores 
                         riscos no ciclo de desenvolvimento e certifica{\c{c}}{\~a}o de 
                         tais sistemas. Frente a isto, acredita-se que uma abordagem 
                         baseada em requisitos seja uma ferramenta efetiva para lidar com 
                         tais sistemas altamente integrados ou complexos, sendo a 
                         elicita{\c{c}}{\~a}o dos requisitos um importante instrumento 
                         para minimiza{\c{c}}{\~a}o dos efeitos de uma base 
                         regulat{\'o}ria em evolu{\c{c}}{\~a}o. Este trabalho apresenta 
                         uma discuss{\~a}o preliminar sobre o uso de engenharia de 
                         requisitos para reduzir riscos no desenvolvimento de futuros 
                         sistemas de navega{\c{c}}{\~a}o aeron{\'a}utica, como parte de 
                         um trabalho maior em andamento. Para tanto, resume alguns 
                         conceitos b{\'a}sicos e alternativas tecnol{\'o}gicas, os 
                         discute a seguir, e oferece algumas conclus{\~o}es 
                         provis{\'o}rias. Estas ser{\~a}o verificadas pelo trabalho maior 
                         em andamento.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "3-4 maio",
                 issn = "2236-2606",
                label = "lattes: 8387223054392194 1 AdinolfiSouz:2011:DIPRSO",
             language = "pt",
         organisation = "INPE",
                  ibi = "J8LNKAN8RW/3ARN96U",
                  url = "http://urlib.net/ibi/J8LNKAN8RW/3ARN96U",
           targetfile = "1322.pdf",
        urlaccessdate = "23 abr. 2024"
}


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