@InProceedings{SouzaSouz:1986:CoAtSa,
author = "Souza, Luiz Carlos Gadelha de and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira
e",
title = "Controle de atitude de um sat{\'e}lite artificial atrav{\'e}s da
extens{\~a}o da teoria do regulador linear quadr{\'a}tico",
booktitle = "Anais...",
year = "1986",
pages = "952--957",
organization = "Congresso Brasileiro de Autom{\'a}tica, 6.",
keywords = "ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAL, controle de atitude, controle
{\'o}timo, sistema de controle n{\~a}o-linear, teoria do
regulador, sat{\'e}lites articiais.",
abstract = "Neste trabalho apresenta-se uma nova lei de controle de atitude
para sat{\'e}lites artificiais. Esta lei baseia-se numa
extens{\~a}o da teoria do regulador linear quadr{\'a}tico para o
caso em que a din{\^a}mica {\'e} descrita por um sistema de
equa{\c{c}}{\~o}es fracamente n{\~a}o-lineares
(equa{\c{c}}{\~o}es de Euler)em rela{\c{c}}{\~a}o um sistema
de eixos presos ao sat{\'e}lite. Focaliza-se apenas, a fase em
que {\^a}ngulos e as velocidades angulares do sat{\'e}lite
s{\~a}o pequenas, e a lei de controle {\'e} aproximadamente
linear em rela{\c{c}}{\~a}o ao estado. Os resultados obtidos,
s{\~a}o parciais (pois a presente pesquisa esta em andamento),
mas sugerem que: 1)os termos n{\~a}o-lineares das
equa{\c{c}}{\~o}es s{\~a}o relevantes apenas nos instantes
iniciais, tornando-se, em seguida, desprez{\'{\i}}veis; 2)apesar
deles, a lei controle implementada reduz as velocidades angulares
e os {\^a}ngulos com rapidez maior do que a de outra j{\'a}
simulada com sucesso; 3)a lei permite calcular aproximadamente a
energia gasta no processo.",
conference-location = "Belo Horizonte",
conference-year = "25-28 nov. 1986",
label = "5434",
organisation = "SBMAC/UFMG",
targetfile = "INPE-3959.pdf",
urlaccessdate = "10 maio 2024"
}